Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 5 de outubro de 2014

Finalmente, a democracia chegou ao Escotismo. E acredite se quiser!


Conversa ao pé do fogo.
Finalmente, a democracia chegou ao Escotismo.
E acredite se quiser!

                    Não acreditava no que ouvia. É verdade? Perguntei a um Chefe no telefone. É sim Chefe Osvaldo. Estamos vivendo uma nova fase. A Direção Nacional não é mais a mesma. Estão mudando tudo. Agora tudo as claras e voto no voto. Deve ser porque a eleição no país foi perfeita. Eu soube que ela vai fazer uma consulta com todos os associados para termos um só uniforme, coisa que ela não fez antes. A uma tendência para permanecer o caqui com o chapelão. Mas todos poderão opinar e votar – Pensei comigo, deve estar havendo algum engano. Melhor é ver isto com os pés no chão em um grupo Escoteiro. E lá fui eu. Vesti meu caqui de guerra, coloquei meu lenço de IM que recebi em 1966. Tirei meu chapéu de três bicos da armação, minhas meias estão bem passadas e nos “trinques”. Chequei meu cinto se estava engraxado, verifiquei a fivela se estava brilhando. Tirei da gaveta meu sapato preto que brilhava e coloquei o pé na estrada. No primeiro Grupo Escoteiro havia uma euforia no ar. – O que estava havendo? – Chefe Osvaldo! Bem vindo. Recebemos hoje a noticia que a taxa anual da UEB foi diminuída em setenta por cento! Me belisquei-me. Ele continuou: - Sabe Chefe mudaram os Estatutos. Agora todos nós podemos dar sugestões, foi criado o Grande Conselho onde todos nós temos voz e voto.

Aquele Grupo Escoteiro devia estar nas nuvens. Isto não podia estar acontecendo. Melhor era eu procurar outro. Ao chegar os chefes estavam reunidos. Faziam um programa para que todos participassem dos cursos da região. – Não estou entendendo perguntei – Porque vocês estão tão entusiasmados a irem aos cursos agora? Porque não foram antes? – Chefe não sabia? As taxas caíram. Agora é uma taxa simbólica. Se o chefe mora muito longe e não tem condições de pagar a região cobre todas as despesas. Inclusive de transporte. E o melhor os cursos agora são feitos a moda escoteira. Sistema de patrulhas no campo e fazendo sua própria refeição. Dizem que é outro tipo de curso, aqueles que ficávamos em uma cadeira cochilando enquanto o formador falava não existem mais. Belisquei-me de novo. Estava no Brasil? E porque os jovens Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria estão cantando? Chefe, o senhor está defasado. Todos os Lis e Escoteiro da Pátria agora são inscritos automaticamente nos Jamborees mundiais com todas as despesas pagas! Meu Deus! Eu ainda estava no Brasil? Corri para um terceiro grupo Escoteiro. Eram duvidas cruéis demais para ser verdade.

Olá Chefe Osvaldo já recebeu o convite? Que convite? Uai não sabe? A UEB está convidando a todos os IMs que não estão mais na ativa para um grande mutirão nacional. Será feito por regiões culminando com um nacional. – É mesmo? Perguntei. - Sim Chefe. Além do convite pra retornarem, eles vão discutir com todos como ser mais transparente, como se mostrar ser ético. Será uma volta às origens no programa sem esquecer o atual. Eles agora estão preocupados com a saída do jovem e a falta de motivação de outros. Todos adultos irão receber mensalmente E-mail deles. Pedem que conversemos com os jovens. Que pesquisemos. Querem diminuir a evasão e o melhor dizem por aí que a primeira e segunda estrela irão voltar, que a segunda e primeira classe também e os seniores irão ser consultados se querem a volta das eficiências.

Embasbacado com tudo eu perguntei: - Onde eles arrumaram os meios financeiros para tudo isto? – pesquisas Chefe, pesquisas. Descobriram nas empresas que muitos CEOS, Diretores, Gerentes foram Escoteiros e contrataram muitos executivos para visitá-los. Todas as regiões têm agora suas ONGs e isto tem trazido enormes dividendos. Estava boquiaberto. Falar o que? E o melhor Chefe Osvaldo, agora nós estamos vivendo a mesma bandeira. A UEB reconheceu as outras associações como irmãs e cancelou todos os processos que haviam feito contra elas. Voltou à figura do Escoteiro Chefe, dos Comissários Nacionais, dos Comissários Regionais e dos Chefes de Grupo. E olhe todos eleitos pelos associados. Putz! Não seria um retrocesso? Não Chefe, não é não. Isto fazia parte de nossa tradição. Afinal não somos nenhuma organização com organograma criado há pouco tempo. Não somos sindicato ou organizações congêneres. Temos anos e anos de vivência e isto faz parte do que fomos e devemos ser.


Voltei para minha casa correndo. Levei um tombo. Cai debaixo de um ônibus. As rodas passaram em cima de mim. Gritei feito um louco. Célia veio correndo e me puxou pelo braço. Acordei na minha cama suando. Deus do céu! Era sonho? Eu sabia. Estava muito bom para ser verdade. A vida é assim, tem sonhos que mudam o mundo e tem sonhos que muda você. Eu nunca seria mudado. Quem sabe um dia isto será verdade? Quá! Como diz o mineiro. Sonhar é bom e não custa nada. Mas na duvida quem sabe isto pode acontecer? Seria mesmo bom demais para ser verdade. Mas a verdade existe? Bem, quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário