Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 31 de julho de 2016

Apenas uma lembrança para nós chefes Escoteiros. Lendas que ficaram na memória.


Apenas uma lembrança para nós chefes Escoteiros.
Lendas que ficaram na memória.

Conta certa lenda na Alcatéia de Seeonee, que estavam duas lobinhas patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria, e as lobinhas brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo sua amiguinha presa, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar a amiga. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram à lobinha: - Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequena e com mãos tão frágeis! Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou: - Eu sei como ela conseguiu. Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como? - É simples: - respondeu o velho. - Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.

Pois é Einstein ao escrever esta história sabia que se não dermos liberdade ao jovem para andar com suas próprias pernas, nunca conseguiremos atingir o sucesso que se espera na formação escoteira. Clarice na sua frase preferida diz: Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quanto e como você me vê passar. Não segure a criatividade do jovem. Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam. O que você deve escolher? Não esqueço Tomaz Edson que disse: - O maior elogio que ouvi em toda minha vida de inventor foi: - Nunca vai funcionar. Pois é, e melhor funcionou. Afinal viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe seguindo sem rumo sem saber aonde chegar. Siga sua intuição, deixe o jovem fazer e aprender errando. Você sabe como é primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois sabem que sua maneira de agir os deixou vencer.

E não importa a cor do céu. Quem faz o dia bonito é você... Se souber agir como amigo e irmão e não um sabichão. Vivemos preocupados com a formação. Às vezes criamos o que não queríamos criar. Estamos sempre procurando bons exemplos, temos o que precisamos em nossas mãos e infelizmente não conseguimos enxergar. Esqueça os seus defeitos, não somos donos da verdade e lutamos para atingir a perfeição sem sermos perfeitos. Olhe para dentro de você, fique quieto e pense, pelo menos uma vez na vida faça isso. Tente se conhecer melhor, você não é um gênio de si mesmo. Deixe de habitar este mundo como se ele fosse só seu. Esqueça as imperfeições, pare e pense, a vida é bela, se ela acaba você morre. Portanto se quer mesmo ser um Chefe Escoteiro, lembre-se que às vezes você se levanta da cama de manhã e pensa: - Será que eu vou conseguir? Se isto acontece ria, cante, lembre-se de quantas vezes você já se sentiu assim.


Você tem uma vida, sua e quem sabe de outros ao seu redor. Os jovens que orienta precisam de você, precisam aprender a caminhar. Deixe-os aprender a fazer fazendo. Não esqueça a frase de Kipling e faça dela uma oração sua para toda a vida: - “Quem ao crepúsculo já sentiu o cheiro da fumaça de lenha, quem já ouviu o crepitar do lenho ardendo, quem é rápido em entender os ruídos da noite;... deixai-o seguir com os outros, pois os passos dos jovens se volvem aos campos do desejo provado e do encanto reconhecido...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário