Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Anotações de Lord Baden-Powell.


Anotações de Lord Baden-Powell.

A EDUCAÇÃO.
Uma das mais importantes possibilidades que se encontram diante de nós é a Educação. Temos, por outros caminhos, chegado às mesmas conclusões que chegaram autoridades educacionais com suas experiências. Resumidamente, o segredo da educação eficiente é QUE CADA ALUNO APRENDA POR ELE MESMO, EM VEZ DE UM INSTRUTOR CONDUZINDO-O AO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UM SISTEMA ESTEREOTIPADO.

O método consiste em levar o jovem a perseguir o OBJETIVO de seu treinamento, e não entediá-lo com os passos preliminares de início. As autoridades educacionais já nos reconhecem como cooperadores na mesma esfera de ação, o objetivo de ambos é produzir cidadãos saudáveis e prósperos. Elas se ocupam do desenvolvimento intelectual, nós caminhamos um pouco mais para o desenvolvimento do “caráter” que, afinal de contas, é o atributo mais importante para prevenir as doenças sociais da inatividade e do egoísmo, e dá melhores oportunidades de uma carreira de sucesso em qualquer direção da vida.

Estamos desenvolvendo esforços para ajudar as autoridades educacionais em todos os aspectos que podemos. Elas estão trabalhando inteiramente de acordo conosco em vários centros importantes.

JOGO
O jogo é o primeiro grande educador - isto é tão verdade para os animais como para os homens. Ensinamos aos Lobinhos, nos jogos, pequenas coisas que os tornarão capazes, a seu tempo, de fazer outras maiores a sério. Para o rapaz, o jogo é a coisa mais importante da vida. Um dos objetivos do Escotismo é proporcionar jogos e atividades de patrulha que possam favorecer a saúde e a robustez do rapaz e ajudem a desenvolver o seu caráter.

O futebol, o basebol, o basquetebol, as gincanas, a natação e os jogos escoteiros são, a meu ver, a melhor forma de educação física, porque a maioria deles contribui também para a educação moral, e a maior parte deles nada custa nem exige campos bem tratados, aparelhagem, etc.

É importante organizar, tanto quanto possível, os jogos e competições de tal modo que todos os Escoteiros participem, visto que não pretendemos ter apenas um ou dois jogadores brilhantes entre uma massa de inaptos. Todos devem exercitar-se e todos devem ser razoáveis jogadores.

Baden-Powell Janeiro de 1912.

Nenhum comentário:

Postar um comentário