Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Esquece “velhote” seu tempo não volta mais!


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Esquece “velhote” seu tempo não volta mais!

                Há dias estou praticando um repouso para minha especialidade de Velho Escoteiro Dodói. O homem do jaleco branco disse que eu preciso me cuidar. Diachos! Ainda disciplinado eu permaneço deitado, viro aqui viro ali e será que só penso naquilo? Quem sabe meus velhos amigos da década de cinquenta e sessenta podem pensar como eu? Ando meio revoltado... Que direito tem estes “mandatários” usurpador do poder, que estão mudando sem a ninguém consultar?

              Calma Chefinho... Não fica “brabinho” diz uma amiga minha. Mas eu mordendo a gengiva pergunto: - Voce aí. Sei que entrou a maneira, adora vestimenta escoteira, bate palma e aceita, aprendeu a não discutir. Disseram para você que eles são estatutários, eleitos para mudar, jurando a tudo melhorar. Sei que encontrou tudo mudado e nem sabe o que aconteceu.

                 Dizem que é um privilegiado, tem assessor que lhe assessora assessorando e fazendo assessoramento dizendo o que deve fazer. Se mandar fazer assim, sem discussão fará. Se não fizer, será aconselhado e depois admoestado e quem sabe lhe dirão que pode ir passear. Você e uma maioria, que não discute sorri, adora sua missão. Fazer de jovens de hoje excelentes cidadãos. Se você quer ser importante vai ter luta constante para ser um maioral. Vai postar suas conquistas alardear suas cobiças e pouco importa no que vai dar.

                 Chamam-me de velho senil, na calada de imbecil. Dizem que meu tempo é de farofa, chapelão e tapioca. Esfolador de galinhas e outros galináceos a mão. Paciência. Discutir prá que? Vou convencer “vósmecê”? Cuidado ao lembrar o passado, há gritos prá todo lado o chamando de caduco, esclerosado gagá decrépito e senil. São mestres em gritar pru vento. Chefinho! - Nunca mais acampamento... Acampar onde? Eita turma da preguiça, quem nem assiste uma missa, prefere se esbaldar... No pateo da sede emprestada do Grupo Escolar.

                  Vem aí à nova geração, vestimentados em ação. Uns adotam chapéu, outros boné prá trás, camisona esbaldada em cima da barrigada. E a tal meinha pretinha? Uma gracinha! Outros vão à cantina ver o que oferecem, chega de tanta rotina. Chapelão? Mochila e Vulcabrás? Ficou no tempo rapaz... Está copiando os lá do norte, uma faixa bem enorme, para ficar nos conformes e encher de especialidades mil. Dizem que vem aí o quinto e sexto taco, e para os presidentes e diretores muitos tacos a granel. Tem “Money”? Na cantina é como mel.

                 Tem novo programa vendendo como banana... Eita que lindo é o MACPRO... PIRADOS. BP foi abandonado. Chega de acampadores, copiem os novos senhores dos cursos os formadores, quadro negro, cadeira escolar e o escambal. Lobos? Têm tantas ideias, uma verdadeira mocreia, que se vivo Mowgly ira bendizer. Tem acantô de alcateia, tem belas danças modernas, dizem que o Balu vai dançar o rap Hip Hop, vai mostrar o chula, chula rebolando prá xuxu. 

                 E eu velhote adoentado, olhando prá todo lado, olho os desenhos do Gilbert e pensa com sabedoria: - Irão aparecer novos Gilberts? Novos desenhos? O que vai ficar prá história? Irei ver uma Patrulha, desbravando uma montanha? Subindo em um Jacarandá e descendo no evasão? Construindo um belo pórtico sem ter o Chefe na mão? Fazendo malabarismo em um belo comando Crow?

               Não os escoteiros do Gilbert ficaram na história. Se não me falha a memória agora é um belo camping, cadeiras espalhafatosas, barracas inteligentes, festejar e acampar... Olhando no celular... Alguém se arrisca a cozinhar? Prá que? Logo chega o marmitex ou vem um Chief contratado vai fazer bife acebolado e outros manjares na cozinha montada no lugar.

               E quem sabe eu reencarno, em uma nova geração, alguém me diz que BP foi um grande fanfarrão. Escotismo Vadico é outro. Tem muitos na eleição. Tem até um Jamboree lá nas luas de Plutão. Melhor parar por aqui. Olhar de novo o Gilbert, que soube impressionar, mostrar os escoteiros heróis no seu tempo e habitat, pois só isso fica guardado, na mente do bem fardado, empurrando à carretinha que neste mundo moderno agora não existe mais!

Sempre Alerta ou quem sabe... Be Prepared!   

Nota - Andando mais prá lá do que prá cá, cacunda tá entortada, duas pernas bem travadas, tentando manter a respiração. Como velho menino escoteiro, fico no meu canto ligeiro, fazendo recordação. Adianta? Prá mim sim Doutor Chefão. Enquanto manter o respiro, não darei meu ultimo suspiro, e no meu pé de xulê vou bebendo meu café nas asas da imaginação. Lá no meu campo amado, me sinto bem acampado faça chuva ou faça sol. E meto os dedos no teclado nas lembranças do passado que nunca mais voltarão.           



Nenhum comentário:

Postar um comentário