Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. O Sistema de Patrulhas pelo Capitão Roland Philipps.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.

O Sistema de Patrulhas pelo Capitão Roland Philipps.

Dentre os grandes personagens do Escotismo Mundial, um deles é o autor do mais lido livro sobre o método escoteiro. É ele o Capitão Roland Phillips que escreveu o livro “O Sistema de Patrulhas” publicado em inglês em dezembro de 1915. Esta obra importante para as tropas escoteiras foi complementada por um outro livro o “Aplicando o Sistema de Patrulhas” editado por E.E. Reynolds. O Sistema de Patrulhas de Roland tem seu lugar até hoje na formação das tropas não só as novas mas como as mais antigas. Você pode adquirir esses livro na Loja Escoteira Nacional ou gratuitamente em PDF pelo meu e-mail:


 Ninguém pode falar em sistema de Patrulhas sem lembrar-se do capitão Roland Erasmus Philipps. Ele nasceu em Westminster, Inglaterra, no dia 27 de fevereiro de 1890. Estudou direito em Winchester e Oxford. Foi o precursor a entender o que Baden-Powell queria dizer sobre Sistema de Patrulhas. Baden-Powell quando da morte de Roland disse que o Movimento escoteiro teve uma perda irreparável. Roland Philipps nos deixou seu entusiasmo pelo escotismo através de seu livro O Sistema de Patrulhas e, além disso, em seu testamento deixou a The Roland House, dizendo: Deixo essa propriedade de Stepney Green. Façam uso deste lugar para ajudar os jovens da melhor maneira possível. Tenho certeza que Deus abençoará o trabalho que se leve a cabo neste lugar”.

Em 1911, em uma caminhada pelos campos de Liverpool, encontrou alguns membros da Quarta Tropa Escoteira de Blundellsands. Ao conversar com estes jovens, Roland soube que precisavam de um líder. Foi assim que, aos 21 anos de idade, Roland Philipps encontrou o trabalho que conduziria sua breve vida.
Como Comissário Escoteiro, entre 1912 e 1914, desempenhou as tarefas nesta área de maneira brilhante e escreveu o famoso livro Sistema de Patrulhas: um complemento à obra básica do Escotismo, o Escotismo para Rapazes, de Baden-Powell.

Caído em combate.

Na Primeira Guerra Mundial, a brigada onde Roland Philips era capitão recebeu a missão de tomar Ovillers, umas das vilas mais fortificadas pelos alemães.
Enquanto esperava o sinal de ataque, a trincheira ocupada pelo Capitão Roland Philipps foi alcançada por um morteiro, deixando-a totalmente em ruínas. Em um primeiro momento, se pensou que o capitão estava morto, porém, seus homens o desenterraram ileso dos escombros. Mal havia passado o incidente quando ordenaram o ataque. Ao sair da trincheira destruída, foi ferido em uma perna por metralha, e caiu ao chão. Colocou-se em pé imediatamente e novamente caiu, desta vez por uma bala de uma metralhadora que atravessou sua cabeça. Faleceu no dia 7 de julho de 1916.

Diversas são as histórias deste famoso escoteiro. Seu livro ficou marcado para sempre na história pela sua simplicidade e pelas informações sobre a monitoria. Foi ele quem declarou “o espírito de patrulha e uma disposição moral, uma atmosfera especial o ambiente natural de onde se desenvolvem os jovens, que se faz sentir-se parte essencial de uma unidade completando-a”. Sua presença se manifesta até nas palavras mais insignificantes e nos atos e gestos de cada jovem. E necessário que cada escoteiro "sinta" que sua Patrulha deva ser a melhor e para isto deve fazer tudo que puder, para poder falar com orgulho "Eu pertenço a esta Patrulha".

- O novo escoteiro deverá aprender a desenhar o emblema de sua Patrulha usando como uma assinatura. Estas são os meios para fazer germinar e angariar profundamente o espírito de Patrulha. Em se tratando de escotismo os mínimos detalhes têm uma extraordinária importância porque contribuem para criar o ambiente. O essencial é que cada patrulha tenha uma característica própria e que escoteiro tenha consciência de que possui alguma característica que os destinge dos demais.

Sem o Sistema de Patrulhas não existe o verdadeiro escotismo de Baden-Powell.

Nota – Dentre os grandes personagens do Escotismo Mundial, um deles é o autor do mais lido livro sobre o método escoteiro. É ele o Capitão Roland Phillips que escreveu o livro “O Sistema de Patrulhas” publicado em inglês em dezembro de 1915. Esta obra importante para as tropas escoteiras foi complementada por um outro livro o “Aplicando o Sistema de Patrulhas” editado por E.E. Reynolds. O Sistema de Patrulhas de Roland tem seu lugar até hoje na formação das tropas não só as novas mas como as mais antigas. Você pode adquirir esses livro na Loja Escoteira Nacional ou gratuitamente em PDF pelo meu e-mail:


Nenhum comentário:

Postar um comentário