Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 31 de julho de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Os Velhos Escoteiros não dizem Adeus!



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Os Velhos Escoteiros não dizem Adeus!

Nota – Uma homenagem aos Velhos Escoteiros, Antigos e Velhos lobos que são assim como eu.

Alguns se intitulam Velhos Escoteiros, outros Antigos Escoteiros, e tem aqueles que se dizem ser Velhos Lobos ou Matusalém, ou seja, lá o que for. Não importa eles são o portal do saber do escotismo. Viveram uma vida, fizeram do escotismo sua filosofia de vida. Alguns vivem de saudades, outros ainda na ativa e aqueles que não tem mais condições físicas procuram contar histórias, escrever sobre escotismo e dentro do possível conversar nas redes sociais com seus amigos virtuais.

Dizem que idosa é a pessoa que tem muita idade; velha é a pessoa que perdeu a jovialidade. A idade causa a degenerescência das células; a velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso. ... Você é idoso quando ainda aprende; você é velho quando já nem ensina. Nossa! Eu sempre me achei um velho, mas danadamente ainda quero aprender e ensinar. Ensinar o que?

                  Cada dia que passa mais vou vivento minha condição de ser velho. Dizem que existe o dia do idoso. Deve existir. Mas Gosto da modernidade e lembrar-se da vida do passado. Antigamente éramos Velho mesmo, mas tudo no mundo moderno é modificado conforme as necessidades de alguém. O comércio não pode chamar a gente de Velho. Pega mal. Idoso fica melhor. Já tem alguns que dizem sermos da terceira idade. Eu não tinha a mínima ideia como seria envelhecer. Os remédios, as dores no corpo, as faltas de ar, dormir mal e acordar cedo.

                   Bem cada um idoso tem seus pormenores, mas sabe o que é pior? Fila do SUS. Principalmente para quem é duro como eu. E os médicos? Olham para gente (quando olham) como se fossemos a escoria da classe humana. Sei que tem alguns médicos que não são assim, mas eu pergunto se você é atendido pelo SUS qual o maior tempo ficou dentro de um consultório médico? Outro dia bati meu recorde. Doze minutos. Ele digitando não tirava os olhos do computador.

                  Mas chega de lamurias, afinal sempre faço alguma postagem dependendo do homenageado. Assim não podia deixar os velhos para trás. Desculpe os idosos ou como dizem Terceira idade ou a melhor idade! – Eis que falando da velhice me deparo com uma crônica escrita por Luiz Farinha. Um jornalista português. Achei interessante, pois comungo um pouco do que escreve. Acho que eu já escrevi tanta coisa sobre a terceira idade que me contradigo aqui o que escrevi. Mas atualmente apesar de ser um espiritualista e saber que temos de passar por isto, vejo que a vida de Velho não é lá estas coisas, mas respeito tem gente que gosta.

                  Claro que por sermos Velhos temos certos direitos que nunca tivemos antes. Levanta quando quer (se tem esposa compreensiva como a minha), fica com uma roupa por semanas e ninguém reclama. Se quiser almoçar almoça se não quiser não almoça. Se dá vontade corre na padaria e toma um belo sorvete. E se quiser pode repetir quantas vezes quiser. O melhor mesmo é que nós os velhos dizemos o que queremos e todos aceitam. Aceitam? – Pô, o cara é Velho, no fim da vida, fazendo horas extras, vamos compreender!

               Mas vamos lá com a crônica do Luiz. Diz ele: - Se o leitor pertence ao número dos que já ultrapassaram os setenta é quase certo que ainda não espera dizer Adeus. Acredite que até eu olhei enviesado para o amigo que se saiu com esta quando quis rematar a conversa em que discorríamos sobre os problemas trazidos pela idade. Dizia-lhe eu: “deixa lá… ser velho é ser sábio!” De pronto ele sai com a resposta que eu não esperava: “deixo lá o caraças… ser velho é uma m...!” Despedimo-nos daí a pouco, e não é que enquanto me afastava lhe dei razão?

             - Na verdade será para acreditar quando nos dizem que “todas as idades têm a sua beleza”? Que “diabos” é ser da terceira idade? Que interesse tem que eu saiba mais do que um jovem com um quarto da minha idade? Que lhe interessa a ele a sabedoria que eventualmente acumulei enquanto percorri a estrada da vida? Pois não é verdade que os conceitos, os hábitos e as modas mudam mais depressa do que o tempo que eu hoje levo a subir ao meu terceiro andar? Não passo de um velho recipiente de coisas inúteis e fora de moda, coisas que já não servem a ninguém.

                 Quer saber mesmo qual a melhor idade? Era aquela que eu chorava e a mamãe vinha me abraçar. Era aquela que com uma mochila eu corria pelo mundo ou então aquela que todo mes tinha meu rico dinheirinho, pois trabalhava. Hoje? Aposentado e duro eu dou risadas com esta melhor idade. Mas entre tudo sou um velho feliz. Fiz quase tudo que queria fazer, tenho a melhor esposa da melhor idade que me conduz nas horas dificieis, tenho filhos maravilhosos, tenho netos para colocar mais brancos os meus cabelos e uma bisneta a caminho que breve terei a honra de abraçar.

                 E olhe, quando novo não tinha este dom de escrever o que quero, sem obediencia aos Chefões Escoteiros que acham os tais e que só eles podem decidir. Pelo sim e pelo não, ser velho é uma M... Mas posso falar o que quiser quando quiser sem ofender, pois sou um daqueles da terceira idade. E por outro lado é bom demais ser velho! Bah! Durma-se com um barulho desses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário