Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 29 de julho de 2018

Contos de Fogo de Conselho. A Escola da Vida.



Contos de Fogo de Conselho.
A Escola da Vida.

                           Em um acampamento há tempos atrás, três tropas acampavam próximas a uma pequena floresta e um lago. Após o Fogo de Conselho quando as patrulhas já tinham se recolhido as suas barracas, nós os chefes começamos a colocar a conversa em dia. Falamos sobre o que pensavam os escoteiros do programa, da corte de honra, do grande jogo e dos reclames da inspeção do dia por parte de um dos monitores. Não perdíamos de vista as estrelas que no céu piscavam quem sabe para espantar o frio e as fagulhas da fogueira que levadas pelo vento desapareciam na escuridão. Éramos amigos de longa data e no escotismo não havia segredo entre nós. Falamos da corte de honra, da inspeção matinal do grande jogo e da cobrança dos monitores para aumentar o tempo livre no campo de Patrulha. Conrado o Chefe mais novo disse que nosso mestre Baden-Powell se orgulhava de ter aprendido muito na Escola da Vida. Ele também.

                            Nelsinho um Assistente entrou como sempre na sua pose de intelectual contando o que todos já sabiam. – A ideia do Escotismo quando surgiu parecia caminhar bem. Sabia-se que o menino estava preocupado, mas ansioso por fazer tudo àquilo que acreditava. Embora ele tivesse uma ideia de como realizá-lo, havia a pergunta mais importante da necessidade de obter a liderança adulta para organizar a sua administração na prática. De uma forma muito considerável essa questão foi resolvida pelos próprios meninos. Eles tiveram o bom senso de reconhecer que os oficiais crescidos eram necessários, e procuraram os seus lideres em seus respectivos bairros até que encontrassem aqueles dispostos a se tornar seus chefes.

                            Chefes, ele completou, “A tarefa do Chefe Escoteiro (que verdadeiramente é interessante) consiste em explorar o íntimo de cada jovem, descobrir a sua personalidade para então encontrar e desenvolver o que é bom, deixando o ruim de lado.” Não existe ensino que se compare ao exemplo como disse BP? Chefe Tolon no seu estilo de matuto do interior comentou: - Não sei se existe idade para que nós possamos aprender nesta formidável escola do mundo em que vivemos. Ele sorriu e completou: - Todos nós estamos matriculados na escola da vida desde que nascemos. Nesta escola o mestre é o tempo. A cada dia vamos aprendendo. Não importa a idade, pois o aprendizado não para. Dia e noite. É bom aprender com o silêncio, com os falantes, com os intolerantes e os gentis.

                        Interessante sua ponderação. Mas Mano Velho que sorria e não tinha dito nada aproveitou a deixa: - Leonardo da Vinci comentou que a experiência é uma escola onde são caras as lições, mas em nenhuma outra os tolos podem aprender. Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. São duas coisas distintas – O saber dado pelos mestres nas escolas e a vida como ela é, sendo olhada, guardada em nossa mente e nos fazendo crescer no dia a dia.

                        Ele não deixou por menos e finalizou: - No dia em que guiarmos nossas ações, juízos, estudos e decisões por valores que visam ao sublime em vez da mesquinhez, quando agirmos inspirados mais nos critérios de justiça, da generosidade, da prudência, da temperança do que do interesse do egoísmo, no dia em que agirmos meditando sempre na beleza da doçura, na importância da humildade, no valor da coragem e no lugar da compaixão, nesse dia nosso planeta atingirá aquele estágio supremo que toda evolução técnica teve por meta.

                       Depois de ouvir tanta sabedoria pensei comigo sem nada dizer; - Viver o mais intensamente, arriscar sempre. Se tivesse 100 anos para viver, eu ainda não teria tempo para fazer tudo o que quero fazer. Às vezes, podemos passar anos sem viver em absoluto, e de repente toda a nossa vida se concentra num só instante. Deixe os nossos jovens viverem e aprenderem fazendo, errando até fazer o certo.

                       Depois desta aula de sapiência, nada mais havia a dizer. Chefe Carmelo nos convidou para uma oração. – Pai nosso, que estais no céu... E fomos dormir sob as estrelas do firmamento que tão bem é testemunha de tantos que um dia se sentaram em roda de uma fogueira para dizer o belo dos sonhos da vida que vamos viver! - Na escola da vida podemos aprender as mais diversas lições. Mas nós é que escolhemos as que vamos vivenciar. Os grandes sábios não se consideram mestres, mas sim, eternos aprendizes na escola da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário