Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Conversa ao pé do fogo. Espírito Escoteiro.



Conversa ao pé do fogo.
Espírito Escoteiro.

Nota - Estejamos Sempre Alerta, para vivermos felizes e morremos felizes. Sempre fieis a Promessa Escoteira. Até mesmo depois que deixarmos de ser jovens. E ele esplendidamente termina: - E que Deus ajude a todos a cumpri-la. Lord Baden-Powell. 

            Sempre me perguntam se eu conheço alguém que tem o verdadeiro Espírito Escoteiro. Aquele que tem uma luz ou uma aureola brilhante, um coração voltado para ajudar ao próximo, que tem a lei e a promessa no coração. Alguém que pensa primeiro nos outros e depois em sí próprio. Sei que cada um tem sua maneira de analisar e pensar quais os valores deveriam ter os que são possuídos do Espírito Escoteiro. Não importa o sexo, o ramo, a modalidade se é menino ou Chefe. Para mim Espírito Escoteiro é para todas as idades que um dia fizeram sua promessa que têm na mente, no coração o respeito, a ajuda ao próximo e fiel a sua Lei Escoteira. Seja Chefe ou Escoteiro eles devem ser exemplos na comunidade, respeitado pelo caráter e ética. Se alguém não leva a sério a Lei e Promessa não pode ser chamado escoteiro.

             Mas quais seriam os verdadeiros sentimentos de alguém que tem Espírito Escoteiro? Disseram-me que aquele ama a natureza, gosta do ressonar da selva, adora o perfume das flores, o cheiro da terra. Não precisa ser poeta, mas poderia declamar seus sentimentos. Sentimentos de ver amar e sentir a beleza do vale, os pássaros fazendo acrobacia no ar. Parar para admirar uma árvore florida, sorrir ao ver os beija flores parados no ar bebendo seu néctar da vida. Ainda podemos dizer que o jovem ou o Chefe que ama o vento, sorri ao ver a relva balançar como se fosse uma grande onda do mar.

             Mas seria estas as escolhas para sabermos que alguém tem o Espirito Escoteiro? Sentimentos nobres, amantes da natureza? Será que podemos pensar que alguém que tem Espirito Escoteiro é um poeta? Não seria melhor tentar ver se ele sabe sorrir nas dificuldades, é prestativo, respeita para ser respeitado, sabe onde é o seu lugar e prima na educação e cortesia? Seria aquele que cumprimenta efusivamente sem afetação, tem sempre um sorriso cativante? Será que isto não seria exigir a perfeição? Pode ser que sim ou não. Mas a gente fica orgulhoso quando alguém que se diz escoteiro dá sua palavra e sabemos que podemos acreditar.

                 Um dia me disseram que quem tem o verdadeiro Espirito Escoteiro já nasce assim. Engano. Tudo que temos é um hábito de comportamento de aprendizagem, de conhecimento e exemplos que seguimos um dia. Acredito mesmo que qualquer um pode ter o Espírito Escoteiro. Afinal somos nós os responsáveis pela formação pela maneira de ensinar e você, só você que é o único responsável para fazer deste rapaz e desta moça pessoas de bem, afirmo sem nenhuma dúvida que você tem o Espírito Escoteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário