Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 1 de setembro de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. “Sempre Alerta”



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
“Sempre Alerta”

Nota – Significado. No livro Scouting for Boys, Baden-Powell explica o significado do lema: O lema escoteiro é "BE PREPARED" (esteja preparado) ,significando que você deve estar constantemente em um estado de atenção mental e corporal para cumprir o seu DEVER.  Esteja preparado mentalmente através de uma disciplina que lhe permita ser obediente a cada ordem, e também pensando de antemão nas situações e acidentes que podem ocorrer de forma, a saber, e desejar atuar de maneira correta no momento correto. Esteja preparado corporalmente, tornando-se forte, ativo e capaz de atuar de maneira correta no momento correto.

                     Sem desmerecer o Melhor Possível do Lobinho e o Servir do Pioneiro, eu amo demais meu lema Sempre Alerta. Quando passei para a Tropa Escoteira já sabia de cor e salteado o que significava o lema Sempre Alerta. A tradução do Be Prepared inglês de Baden-Powell é perfeita. Estar alerta sempre é um pensamento que nos acompanha por toda a vida.

                     Acho que meus irmãos de ideal de outras nações se sentem como eu. Fico pensando no Escoteiro Alemão dizendo Allzeit Bereit, ou no Armênio dizendo Misht Badrat. Tive a honra de apertar a mão de um Escoteiro Espanhol que me saudou dizendo Siempre Listo. Já vi um Escoteiro Francês dizendo Sois Prêt. E quantos neste sábado irão se reunir e gritar para uns e outros Sempre Alerta? O Inglês é claro na sua fleuma dirá: - Be Prepared, o Japonês Sonae-yo, o sueco Var Redo e o polonês Czuwaj.

                    É supimpa chegar à Sede, como quem não quer nada e gritar: Sempre Alerta Patrulha, Sempre Alerta Tropa, e ficar atrás do portão esperando o Chefe entrar e dizer para ele primeiro; - Sempre Alerta Chefe! Bom demais. Um gostinho de orgulho em dizer que estamos mentalmente Alerta e obediente a cada ordem. Estamos preparados para situações que podem ocorrer para poder atuar no momento correto. Estamos Sempre Alerta corporalmente, nos tornando forte, ativo e capaz de estar prevenido em toda e qualquer ocasião.

                  A você meu amigo escoteiro, meu amigo sênior, meu amigo Chefe com orgulho me sinto a sua frente lhe dando meu Sempre Alerta e lhe desejando uma ótima e feliz reunião. E a você Lobo meu Melhor Possível afinal já fomos e ainda somos irmãos de sangue e o seremos para sempre!

Servir Pioneiro! Sempre Alerta Escoteiro! Melhor possível lobinho!
Uma estupenda reunião para todos vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário