Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Não destruam uma tradição.


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Não destruam uma tradição.

Nota – Neste Sete de setembro me assustei ao ver escoteiros de uniforme caqui, usado displicentemente com a camisa solta em cima da bermuda ou da calça. Foi mesmo um “bruta susto”, pois isto não faz e nunca fez parte da tradição do uniforme caqui. Será que a Escoteiros do Brasil também autorizou tal ato?

                        Não... Não façam isso, por favor! Mais de cento e quinze anos de tradição e vocês desvirtuam uma cultura de hábito e transmissão de geração em geração? Se quiser vestir o saudoso uniforme Caqui, o façam com ufanismo como aqueles que assim o fizeram por toda vida escoteira. Tentem respeitar uma maneira de ser, de fazer de agir como escoteiro de tempos que muitos se orgulham até hoje.

                        Assustei neste desfile de Sete de Setembro quando vi alguns de uniforme caqui, a quem tenho a honra de chamar de irmãos Caqueanos com a camisa solta conforme os moldes da nova vestimenta. Não eram muitos, mas davam uma conotação de falta de garbo e apresentação. Se querem assim não vou discutir. Emigrem para os que adotaram a nova postura da Escoteiros do Brasil. Se acham que fica bem a camisa solta em cima da bermuda ou da calça mudem para a Vestimenta.

                        No final da vida é triste ver este boicote à tradição, está indiferença com um costume e prática de muitos e muitos anos. Me orgulho dos Escoteiros do Ar e do Mar que ainda respeitam a tradição, seu porte e garbo é invejável e não mudaram apesar da insistência da EB para que eles passem a adotar a Vestimenta. Para mim a apresentação escoteira é feita com garbo e orgulho do uniforme. Ele não é uma peça qualquer faz parte do nosso orgulho e nosso respeito. Pelo menos tenho visto um aumento de Grupos Escoteiros que resolveram voltar às origens, afinal o caqui custa à metade da Vestimenta e dura três vezes mais. Veja o que nosso Chefe Baden-Powell disse a respeito dessa tradição:

                        “O uniforme indica que pertenceis a uma grande fraternidade espalhada pelo mundo inteiro. Faz-se ideia elevada de um rapaz que usa este uniforme, sabe-se que não é um rapaz qualquer, mas limpo, inteligente, ativo, em quem se pode confiar que cumprirá da melhor vontade as ordens recebidas e será prestável aos outros. Posso dizer que eu próprio ando sempre de calções, de verão e de inverno, e nunca apanho constipações. A ser essa a razão, também se podia apanhar um resfriamento por andar com a cara e as mãos a descoberto”.

                         Já tenho dito muitas vezes: “Não me importo absolutamente nada que um Escoteiro traga ou não traga uniforme, contanto que ponha o coração naquilo que faz e cumpra a Lei do Escoteiro”. Mas a verdade é que quase não há Escoteiro que não ande de uniforme se tem possibilidade de comprá-lo. É o brio que o leva a isso. O aprumo no uso do uniforme e a correção nos pormenores pode parecer coisa sem importância, mas tem o seu valor na formação do sentimento da dignidade e contribui muitíssimo para a reputação do Escotismo entre os estranhos, que julgam pelo que veem.

                      Para o rapaz, o uniforme é uma grande atração, e quando se trata de um traje como o que usam os sertanejos, isso o leva na sua imaginação a sentir-se diretamente ligado com esses pioneiros que são os seus heróis. O uniforme também contribui para a fraternidade uma vez que ao ser adotado universalmente ele encobre todas as diferenças de nacionalidade e de classe.

                     Para mais, o uniforme do Escoteiro é simples e higiénico. Um uniforme semelhante oculta todas as diferenças e contribui para a igualdade num país. Mas, o que é mais importante, encobre as diferenças de nacionalidade e de raça e faz com que todos sintam que são membros, uns dos outros, de uma única fraternidade mundial.

                     Portanto meu caro Chefe meu caro escoteiro se orgulhe desse uniforme caqui, é uma tradição que trouxe orgulho a todos os que usaram em muitas ocasiões importantes durante esses 115 anos. Não deixe para trás uma tradição, use seu caqui com orgulho e boa apresentação. Camisa solta? Não faz parte.

                     Para você que desfilou garbosamente nesse Sete de Setembro e se orgulha do seu uniforme ou vestimenta meus parabéns. Aceite meu Sempre Alerta meu aperto de mão e juntamente com meu fraterno abraço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário