Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Padre Jacques Sevin – fundador do Escotismo Católico.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Padre Jacques Sevin – fundador do Escotismo Católico.

“No final de sua vida, B-P declarou sobre o Padre Jacques Sevin: A melhor realização das minhas ideias no escotismo foi feita por um homem de batinas!”.

- O Padre Jacques Sevin foi um jesuíta nascido em Lille a 07 de dezembro de 1882. Em de 20 de setembro de 1913, reuniu-se com Baden-Powell, na Inglaterra, para avaliar a eficácia de seu método. O Padre Sevin identificou-se profundamente com o Escoteirismo e tornou-se Chefe Escoteiro, fundador e capelão de tropas na Inglaterra, Bélgica e França. Escreveu “O Escotismo- estudo documental e aplicação." Em 25 de Julho de 1920 as diversas associações católicas francesas uniram-se na Federação National Católica "Scouts de France" em torno, especialmente de duas personalidades: Cônego Cornette e Padre Jacques Sevin.

- Através de seus livros e artigos em revistas, Padre Sevin demonstrou a espiritualidade católica presente no Método Escoteiro, centrada na Boa Ação (B.A.) como serviço cristão. Desenvolveu a dimensão eclesial do Escoteirismo Católico, onde a patrulha se torna uma equipe de irmãos cujo significado é dado por Cristo, porque, para o Padre Sevin, o escoteiro é um cristão cuja preocupação é fazer crescer Cristo ao seu redor. O dom de si, a virtude eminentemente cristã incentivada por Baden Powell, integra totalmente a espiritualidade católica que abarca todo o movimento. "O Escoteiro é uma alma se movendo em direção à perfeição", disse ele.

- Padre, poeta, educador e comissário para a formação de líderes em Camp Chamarande (Essonne) marcou o movimento com a sua pegada. Os líderes treinados pelo padre Sevin tornaram-se as fontes de uma primeira "idade de ouro" do Escotismo Católico na década de 1920, da qual ainda somos em grande parte devedores. Padre Jacques Sevin fundou alguns anos mais tarde, a Congregação da Santa Cruz de Jerusalém atendendo aos pedidos de suas ex-guias. Voltou á casa do Pai em 19 de julho de 1951 e está enterrado em Boran-sur-Oise. Padre Jacques Sevin, SJ foi declarado Venerável 10 de maio de 2012 pelo papa Bento XVI.

- A UIGSE UIGSE-FSE (Union Internationale des Guides et Scouts dEurope – Fédération du Scoutisme Européen) se inspira no Pe. Jacques Sevin, SJ, que fundou os Scouts de France, escoteiros católicos franceses ligados à WOSM, e procura manter o seu legado e sua tradição. Jacques Sevin entendeu que o Escoteirismo poderia ser um instrumento fantástico para a educação. Ele aprofundou a ideia básica e desenvolveu o Escoteirismo criando o Escoteirismo Católico.

- Com data de 10 de Maio de 2012, o Papa Bento XVI autorizou o reconhecimento das virtudes heroicas do Padre Jacques Sevin (1882-1951), fundador do escutismo católico e dos Scouts de France, o primeiro passo para a sua beatificação.
Para além de responsável pela ideia do escutismo católico, o qual Baden-Powell considerou ser «a melhor realização do meu pensamento», Jacques Sevin, Jesuíta, foi também fundador da Congregação das Irmãs da Santa Cruz de Jerusalém (Soeurs de Sainte-Croix de Jerusalém).

- Impressionado pelo método educativo do escotismo, Sevin encontrou-se com Baden-Powell em 1913 e escreveu “Scouting, a decoumenteary study and applications”. Tendo feito o curso de Insígnia de Madeira em Gilwell Park (dizem que o Padre Sevin foi um dos quatro chefes a receber a quinta conta quando ainda existia) levou o escotismo para a França onde foi adaptado. Aos poucos começou a aplicar o método que com o passar do tempo, foi muito bem aceito nos círculos religiosos. Ele encorajava particularmente os seus escoteiros a não terem medo de levantar âncora, para seguirem o Cristo conforme o exemplo dado por Santa Teresa, que não hesitou em deixar o conforto do seu lar e entrar para o Carmelo.

- Dizia o Padre Sevin: - Quando nós acampamos com nossos escoteiros não é somente para coloca-los em contato com a natureza, a mais importante fonte de toda forma de educação; é principalmente para incutir nas suas almas, uma mentalidade campista para toda a vida. Esta é a mentalidade de todo homem que é realmente livre, independente de ações e de posses. Este tipo de homem sabe cuidar de si, sozinho, e por isso está Sempre Alerta!”“.

- Baden Powell teria dito do Pe. Sevin: “Ele fez a melhor realização das próprias ideias”. Este reconhecimento por parte de Baden Powell atesta a boa compreensão do projeto escoteiro, tal como idealizado.

- A Diocese de Taubaté apoiou o início do movimento educacional do Escotismo Católico junto aos Exploradores do Brasil, que é uma realidade escoteira que está em vias de filiação à UIGSE-FSE (Union Internationale des Guides et Scouts dEurope – Fédération du Scoutisme Européen).

- O Escotismo católico no Brasil da UIGSE-FSE é divido em três ramos. Amarelo-fé (crianças entre 7-12 anos); Verde-esperança (adolescentes entre 12-17 anos); e Vermelho-caridade (a partir dos 17 anos).

Os que se interessarem em conhecer e fazer parte do movimento dos Exploradores do Brasil podem escrever para scriptorivm@hotmail.com.

Nota - A UEB, ou melhor, a EB por muito tempo se tornou a única a praticar o Escotismo no Brasil. Devido a sua forma de liderança muitos discordaram e se filiaram ou organizaram outras associações escoteiras no Brasil. Em vez de manter uma politica de boa vizinhança, fraternidade e respeito ela a EB resolveu agir de forma arbitrária ameaçando e processando dando assim condições ao surgimento de diversas associações escoteiras no território Nacional.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário