Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Conversa ao pé do fogo. “A lona da COPA que não houve”


Conversa ao pé do fogo.
“A lona da COPA que não houve”

Prefácio: - Fiz esse artigo três meses antes do inicio da Copa do Mundo no Brasil. Encontrei-o folheando meus guardados. Simplifiquei e aqui está espero que gostem.

          - Quando do inicio da Copa no Brasil, me disseram que a FIFA convidou os escoteiros para serem voluntários a tirar a lona do campo quando terminassem as solenidades de abertura. A região de São Paulo aceitou convite. Obrigatório o uso do uniforme caqui. Seriam mais ou menos 250 jovens. A discussão dos manda chuvas foi supimpa. Entre os finalmentes vexame: - Votou-se para ficar na barraca e deixar a FIFA na mão. Foi uma bela demonstração dos escoteiros do Brasil para o mundo que não houve. Foi cancelada. Uma pena. São os ossos do oficio. 

Afinal o que é uma Lona?
         - A maior que vi foi do Circo Garcia. A minha de duas lonas era um tiquitito de nada. Dizem que tem outras enormes de circos “estrangeiros”, mas só vi de longe. Eu gostava da lona do circo. Ficava de longe com mais dois Escoteiros estudando como passar por baixo dela e assistir o espetáculo da noite de graça. Não podíamos pagar e o jeito era se virar. Não dizem que o mundo gira e o Escoteiro se vira? Eu sabia que fazer aquilo era contra os princípios Escoteiros, mas adorava o circo e eu precisava entrar. Palhaços, trapézios, equilibristas eram os meus preferidos. Não me culpem. Afinal meu rico dinheirinho era para comprar bugigangas escoteiras. Um dia quando da montagem do Circo Garcia, qual não foi à surpresa de chamarem a “molecada” para ajudar a desenrolar a lona e montar. Quem fizesse isso teria entrada de graça. Um sorriso enorme. Agora sim, não precisávamos mais passar por baixo da lona.

           - No dia do espetáculo a entrada cheia de gente, em cima de um caminhão os palhaços riam a valer e a mulher prego se mexendo toda. Puxa! Vai ser magra assim no inferno! Valeu o espetáculo – Respeitável publico! Aplausos para os maravilhosos artistas do Circo Garcia, o melhor do mundo! O dono do circo tinha um vozeirão danado. A banda deles tocava maravilhosamente. Na apresentação um tarol repicou como se fosse a nossa banda, mas coitado do Tarolista. Não se comparava ao Chico Zoiudo, ele sim o maior Escoteiro Tarolista do mundo.

         Minha lona do circo ficou no passado. Tempos bons. Era enfiar embaixo da lona e sempre um “paspalho” a me esperar. Segurava-me pela gola da camisa e a outra mão na minha orelha. Doía pacas, mas fazer o que? Não dizem que precisamos aprender a fazer fazendo? Mesmo com a dor lá estava eu de volta. De novo minha orelha pagando o pato por tudo. Até que escolhia o lugar certo. Proximo aos leões. Quase morri com um bafo de um, mas consegui.

         Quanta diferença das lonas de outrora para as lonas de hoje. Serão preciso duzentos e cinquenta parrudos escoteiros, ou melhor, quinhentos braços para arrastar uma lona. Será que aguentariam? Dizem que ela iria cobrir todo o campo. Vi no Google que o campo de jogo deve ser retangular, com a linha lateral (ou o comprimento do campo) sempre maior. Ela tem que ter, no mínimo, 90 metros e, no máximo, 120 metros. Já a linha de fundo (ou a largura do campo) é de no mínimo 45 metros (e de no máximo 90 metros). Em partidas internacionais, são recomendadas outras medidas: 100 metros, no mínimo, e 110, no máximo, para a lateral. Para a linha de fundo, 64 metros, no mínimo, e 75, no máximo. Putz! E a lona qual o tipo dela? Dizem que a de plástico é mais leve. Outros dizem que as melhores são as dos caminhoneiros. Alguém procurou saber qual lona os Hercules Escoteiros iram puxar?

       Fico aqui pensando o trabalhão para dobrar esta lona. Dizem que o tempo será milimétrico e se der errado uma vaia pode acontecer. Afinal estariam no campo do “Curintians” e a turma é braba. E o treino? Quantos dias? Dizem que a escoteirada aprende rápido. Claro eles serão mandados, pois ali nunca terão direito a voz e voto. Estão acostumados, pois nunca são consultados. A escoteirada será só masculina. As meninas não teriam vez. Será que a chefaiada nos treinos iriam apitar feito uns condenados? Chefes gostam de apitar. Rarará! Enfim, a conversa dos prós e contra venceu os contra. O maior Marketing Escoteiro da história ficou para o dia de São Nunca. Sinceramente nunca vi aberturas de grandes espetáculos alguém ficar famoso ou ser reconhecido porque correu metade de um campo arrastando uma lona. Quem sabe com a escoteirada seria diferente com o dono do Circo Garcia e seu megafone enorme gritando a plenos pulmões:

RESPEITÁVEL PÚBLICO! COM VOCÊS OS VALENTES ESCOTEIROS DO BRASIL E SUA LONA VARONIL! 

              E tome aplausos (ou vaia?) – Enquanto esperariam o jogo acabar fora do estádio para colocar a lona de novo, (não sei se seria assim) os bravos Caqueanos contariam estórias, causos, outros levaram seus celulares e ficariam ali vendo o que acontece lá dentro. Bem pode ser que um dos Xangri-las da FIFA como dizem meus amigos revoltosos os levariam para o teto do estádio. Ver lá de cima é melhor. Engana-me que eu gosto! Enquanto isto lá dentro do Estádio o time do Brasil penou e dançou. Sete a um no lombo sem choro e nem vela. Marketing gente é isto. O bom de tudo é que seriam todos de caqui... Adoro! Sou caqueano de coração. Vestimenta? Custa uma nota e eu sempre fui duro nas paradas financeiras. Tremo só em pensar em estar lá sujando meu caqui de linho feito na medida. Por preocupação levo o chifre do Kudu para não apitar. Rarará!

               Depois do enterro da lona e do futebol do Brasil, não tivemos o marketing de ser vistos por mais de 160 países. Dizem que seriam mais de dois bilhões de espectadores. A escoteirada de caqui iria brilhar na telinha. Já pensou? Todos que eram escoteiros pedindo para ser Caqueanos também? Final da história que não houve. O mundo todo gostou tanto do caqui dos Escoteiros brasileiros que soube que a meninada de BP fez um levante para que seja o uniforme oficial da União Galáctica dos Escoteiros do universo. Se for assim eu aplaudo os carregadores de lona! Rarará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário