Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 21 de janeiro de 2012



Mudou ou continua a mesma coisa?

          Deve ter mudado sim. Não podia continuar eternamente. Afinal agora os tempos são outros. Não estão entendo? Estou falando de processos. Sim Processos de todos os tipos. De Condecorações, Liz de Ouro, Escoteiro da Pátria, Insígnia de BP. Existem outros?

         Lembro que na minha época precisávamos ter pessoas capacitadas para fazer tais processos nos grupos. Os responsáveis na liderança para decidir e julgar, sempre achavam uma maneira de devolver. – Falta isso, falta aquilo diziam. E pobre do jovem. E pobre do pioneiro e pobre do Escotista. – Mas vocês não sabem que a alínea A, artigo tal explica bem? Se você não se preocupou em fazer a ficha modelo 120 bem feita, agora agüente! E lá ia o pobre do chefe a refazer. Muitas vezes (sou testemunha) quando era aprovado o jovem não estava mais no movimento ou então o adulto tinha saído.

         Terminei hoje uma historia. Nada a ver, mas nela comentei da decepção de um jovem por terem recusado seu processo. Sua idade agora não dava mais. Aqueles que estão julgando não conhecem o jovem. Não sabem de seus ideais. Não sabem do seu amor ao escotismo. Não sabem que ele ou ela sonham dia e noite com tal concessão. Mas claro, isso não importa, importa sim, as datas corretas, as exigências cumpridas e olhem já tive o desplante de um deles me dizer – A culpa é sua! Você devia ter visto antes! Mea culpa.

          Dava risadas quando participava da elite (desculpe, sem ofensas). Em um Congresso alguém pediu o Tapir de Prata para alguém. O líder disse que precisava de um processo. Ele foi contra – Presidente! O Congresso é soberano! Aprovaram. Afinal tratava-se de uma figura escoteira proeminente. Lembrava-me de uma frase muito interessante – “Aos meus amigos tudo! Aos inimigos os rigores da lei! Que os digam aqueles que receberam nos últimos vinte anos.

          Mas hoje não deve ser assim mais. Os processos são rápidos. Não existe devolução. O líder sabe que aquele que mandou aguarda com ansiedade. Ainda bem. Mas será que estou errado? São quase 35.000 jovens nas tropas e muitos estão recebendo. Acho que mais de 500 por ano. E quantos escotistas já receberam sua medalha de bons serviços? Gratidão?  Risos. Não posso rir. Não conheço como anda a “coisa” e nem tenho dados para dizer isso.

           Dura Lex, sede Lex. Que assim seja. E não me venham dizer que não mudou e se não, não venham defender a quem tem o direito de decidir. Quem mandou fazer o processo errado? Devia ter aprendido agora agüente meu amigo. Agüente!

Dare a Cesare quel Che é di Cesare!

Nenhum comentário:

Postar um comentário