Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UM ACAMPAMENTO REGIONAL IMPOSSÍVEL!!!



Um acampamento regional impossível!!!

        Hoje em dia eu vejo em todos os lugares, convites para atividades de pioneiros, escotistas uma infinidade delas. Cada uma mais deliciosa que a outra. A maioria de última hora. Nada a longo prazo. Claro, sei que são para rapazes e moças também acima de certa idade. Escotistas, pioneiros. Muitas são atividades que ficaria difícil a participação de jovens menores e barulhentos. Umas em locais aprazíveis, com folguedos, outras em atividades sociais enfim, refeição pronta. Tudo pronto. Uma gama enorme para que os escotistas possam se divertir de uma maneira agradável em companhia de outros da mesma idade.

          Fico pensando se isso poderia fazer-me sentir melhor e me motivar mais para que a seção ou grupo onde eu participava poderia seguir caminhando na trilha do sucesso. Não sei, fico em duvida. Quem sabe? Mas sou diferente de muitos. Essas atividades hoje não me motivam muito. Fico triste com fotos de jamborees onde só jovens maiores de 16 anos sorrindo e cantando. Não por eles claro e sim porque não vejo jovens menores. Seção Escoteira. Lobinhos. Acho que se me convidassem para uma atividade mateira, uma bela aventura em lugares inóspitos e nunca antes explorados, até que poderia me motivar mais.

          Mas sou um "Velho" escoteiro aposentado. Um saudosista. Hoje em nenhuma destas anunciadas eu poderia ir. Impossível estar presente. Afinal já não faço parte do escotismo moderno. Não é mais minha seara. Ainda fico nas minhas recordações que não motivam ninguém. Vejo o Escotista como um batalhador para os jovens não para si mesmo. Desculpem. Sei que estou errado. A internet está aí. A modernidade e o sucesso estão com a Luiza, e ainda bem que ela não está aqui. Está no Canadá. Risos.

       Um dia quem sabe vou ver vários convites, aqueles que estão em meus sonhos, mas de outra maneira. Uma atividade distrital, regional ou mesmo nacional onde os dizeres seriam assim: – Patrulhas! Se preparem! Tragam suas barracas! Suas intendências! Vamos acampar em um local lindo, cheio de bambus, eucaliptos, uma bela de uma floresta, onde vocês poderão fazer seus fogões suspensos, cozinhar seu próprio alimento. E olhe, teremos um dia para que vocês possam construir grandes pioneiras.

         (Eu já fui intendente de patrulha. Saudades quando a chefia chamava a intendência para distribuir os alimentos do almoço e jantar. Vários ali como eu. Conversávamos, contávamos nossas habilidades como cozinheiros enquanto esperávamos o intendente chefe entregar. Uma época que ficou para trás com os pais hoje fazendo a alimentação para todos). Risos.

          Continuando. Iremos à noite fazer jogos noturnos de tirar o fôlego, mas treinem bem semáforas e Morse, sem eles vocês não irão conseguir nada. Não faltarão grandes jogos diurnos, mas quem vai preparar são vocês! Inclusive os grandes desafios. Podem ficar tranqüilos, o acampamento é para os jovens, os chefes que forem serão para trabalhar em prol da felicidade de vocês. Acreditem! Será uma bela confraternização. Um Fogo de Conselho fantástico! Prêmios lindos.
   
        E sabem do melhor? Fizemos uma grande campanha. As tropas que não puderem pagar serão recebidas com alegria. Será por nossa conta!!!  Transporte? Calma, vamos conversar com seus chefes. Vamos ajudar a todos. Ninguem irá faltar. Ninguém.  Meus jovens, o importante é vocês virem. Olhem, será no ano que vem. Vai dar tempo de se prepararem. Coloquem no programa anual. Nada de fazer as coisas de ultima hora!

       E você meu jovem amigo, que um dia me disse que não podia ir, não podia pagar a taxa e sonhava em ir ao tal Jamboree, lembro quando me disse com lágrimas nos olhos, agora não, você vai. Você é meu convidado. Só não vai se não quiser. Mas olhem todos! O uniforme é obrigatório. Nada de traje. Nada de camiseta e lenço. Não gostaram? Querem usar o que acham certo? Viram BP falar que só o lenço e uma camiseta nos identifica? Não sei. Só sei que nem sempre podemos escolher tudo na vida. A disciplina e as normas são importantes. Sei que vão compreender.

       Uma coisa posso garantir a vocês. Não haverá discursos. Não haverá chefe bravo, gritando e com cara feia. Não haverá palavrões. Vamos exigir da chefia um sorriso nos lábios quando cumprimentarem vocês. Ali todos nós seremos um só. Firmes com nossa atitude escoteira, pois afinal, o escoteiro e a escoteira não são puro nos seus pensamentos palavras e ações?

      Sonho? Deve ser. Metáfora? Quem sabe. Utopia? Deus me livre! Mas porque não? Afinal eu sei que sonhos se realizam. Basta querer. Quem sabe um dia todos irão pensar assim como eu? Risos. Impossível. Sei que não é verdade, não é Luiza?

Coloquem sua mochila, cantem uma bela canção e venham conosco para essa bela aventura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário