Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 30 de junho de 2012

"Velho", você ainda acha que é escoteiro?



"Velho", você ainda acha que é escoteiro?

Ei! Você ainda duvida? Claro que sim. Nem mais e nem menos que você. Mas eu sou de outra geração. Dos cabeças brancas. Aqueles que dizem tradicionalistas e só atrapalham os novos que gostam da modernidade. Mas acreditem, sou um Escoteiro do coração. E sei que voces também o são. Eu sei que amam o escotismo como eu. Eu sei que pensam nele todo o tempo e que a cada sábado ele vem forte trazer a alegria e a fraternidade dos amigos que juntos irão fazer atividades mil. Mas se me permitem, confirmo meu pensamento do escotismo e porque sou Escoteiro.

- Eu penso que um dia fiz uma promessa. Não brinquei de fazer. Levei a sério e a levo até hoje. E sei que muitos também são assim;
- Eu prezo o garbo e a boa ordem. Faço questão de vestir o uniforme com elegância. Do jeito que aprendi. Meu lenço quando coloco olho no espelho se está correto, bem postado, bem colocado. Meu cinto? Faço questão de limpar e engraxar. Meu sapato? Engraxado. Minha calça cinza de tergal comprida ou a curta caqui? Bem passada. Muito bem passada. Este será o meu uniforme. Não vou vestir outro;
- Horários? Em cima da hora. Nem um minuto mais nem um minuto menos. Pontualidade Escoteira para mim é mais que a inglesa. Se for chegar atrasado não vou. Se vai encontrar comigo não venha. Atraso? Nunca! Não gosto. Marque outro dia;
- Horários de reuniões? Só em casos especiais extrapolaram cinco dez minutos. Pedia desculpas aos pais quando atrasava;
- Cerimonial da bandeira? Um orgulho ver todos perfilados. Ninguém brincando, sérios e compenetrados com seu garbo e boa ordem. Sei que vocês também fazem assim;
- Inspeção? Adoro. Fiz muitas e até deixei que fizessem comigo muitas vezes. Porque não? Alegria quando um Monitor me olhava de cima em baixo, sério e compenetrado. Olhava o chapéu, o cinto. Os botões abotoados, os quatro dedos da quebra do meião, as listas corretas e quando me pedia para ver as unhas? Olhava se minhas orelhas estavam limpas? Risos. O Monitor ficava orgulhoso em inspecionar o Chefe e eu orgulhoso do Monitor;
- Alvorada no acampamento? Para mim sempre uma tradição. Seis horas. Seis e quinze ginastica. Feita pelos monitores. Eu os tinha adestrado antes. Horário de dormir? Sagrado. Nunca depois de onze horas;
- Decidir sozinho os destinos da tropa ou do Grupo Escoteiro Nunca. Sem os monitores não sabia o que fazer. Sem os chefes me sentia só. Aprendi assim. Mudar? NUNCA!
- Aceitar uniforme pela metade? Mal colocado? Camisa do lado de fora? Lenço torto? Nunca. Nada como chamar o jovem e educadamente ensiná-lo como se porta um uniforme, e contar o que BP disse sobre ele. “Meu jovem, quando você está uniformizado você representa toda a organização Escoteira”. Quem olha para você acredita que ali todos tem orgulho do seu uniforme e sabem que o escotismo é um exemplo de cidadania;
- Sou Escoteiro da maneira que aprendi. Com uma mochila nas costas e fazendo aventuras por este “mundão” afora. Nunca gostei de ficar dando ordens sentado em uma cadeira ou apitando em uma reunião escoteira. Isto nunca foi minha “praia”;
- Sou Escoteiro como diz o Roberto Carlos, a moda antiga. Daqueles que gostam de um sorriso. De um abraço gostoso. De dizer eu gosto de você. Dos que gostam de ser o primeiro a dizer Sempre Alerta. De dizer muito obrigado a todos com que convivo no escotismo e fora dele;
- Sou Escoteiro porque amo o escotismo. O amei desde o primeiro dia que eu vergonhosamente olhei de soslaio para o meu Akelá e ele me recebeu na Alcatéia sério sem me dar um sorriso e depois eu o amei para sempre;
- Portanto meus amigos se notarem que sou diferente eu sou mesmo. Não tenho protocolos, não tenho cara feia, não faço continência por respeito, mas sim por amizade e gosto disto!
- Sou Escoteiro porque gosto de cantar (uma voz danada de feia e rouca) e em qualquer tempo, seja com chuva e com sol eu cantava, e como cantava!
- Sou escoteiro porque acredito no movimento e como Escoteiro me dou o direito de discordar de tudo que eu achar errado. Detesto castas, detesto gente metida a “besta” só porque tem isto e aquilo. Não vão me ver nunca batendo palmas para dirigentes. Mas sempre irão me ver dando Anrê, palmas escoteiras, gritos de guerra a toda essa juventude que está firme nas fileiras escoteiras a qualquer tempo com sol ou com chuva;
- Sou Escoteiro porque depois que cresci acreditei que o escotismo é que precisa de mim e não eu dele. Mas me entreguei a ele de corpo e alma;
- Enquanto viver serei Escoteiro e não importa o que aconteça, pois mesmo não sendo flamenguista o hino deles eu canto Escoteiramente: – Uma vez Escoteiro sempre Escoteiro. Escoteiro eu sempre ei de ser, Escoteiro eu sou até morrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário