Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 4 de agosto de 2012

É doce morrer no mar.



É doce morrer no mar.

         Um dia desses alguém me disse que o escotismo está sendo agora uma boa fonte de renda. Você pode ficar rico ele disse. Discordei dele. - Claro que não. Tantos grupos tentando sobreviver que se isto acontecesse seria um paradoxo. Dos grandes. Claro tem aqueles que estão situados em bairros nobres, classe media alta e eles vão muito bem obrigado. Mas porque estou escrevendo isto? Olhem me perdoem. Mas aqui no facebook fico a cada dia que passa mais surpreso e perplexo. Até acho que os programas de tropa não existem mais. Só vejo grupos criados para alimentar sonhos dos jovens e também centenas de páginas de estupendas atividades distritais, regionais, nacionais ou internacionais e lá quase todos fazendo seu marketing de alguma atividade Escoteira. E sempre um ou outro interessado motivando os demais. Comentaram que no Jamboree tinha mais de 5.000 participantes. Pensei que era para 3.000. Os gastos não foram poucos. Pensei que deve ter sido grandioso movimentar 5.000 participantes e sem querer multipliquei pela taxa cobrada. Surpreso vi que não era uma quantia pequena. Vamos aguardar para ver quando publicarem o balancete mostrando que a despesa e receita bateram. Não vai demorar. Sei da seriedade dos organizadores. Lembro que na minha época não batia. A região sempre tomava prejuízo. E era um só por ano.
         Agora vem ai tantas atividades que fico boquiaberto com tudo. Um verdadeiro massacre de noticias que todos os dias são publicados. Algumas que anotei: - Camporee tal, aventura Sênior tal, Acampamento Regional tal, Acampamento de Grupos Escoteiros tal, Desafio Pioneiro, Jamboree na Colômbia, Jamboree Internacional no Paraguai, Desafio Sênior, sem esquecer o jamboree mundial ano Japão. Enfim são tantos que fica difícil postar o nome de todos aqui. E até achei interessante. Em um deles um Chefe ou pelo menos se apresenta assim, diz a taxa do evento e quem quiser participar pode vender para ele um produto e assim ter o valor pago até a data programada. Beleza. Conta-me outros amigos que os distritos estão cheios de atividades assim. Será que todas com taxas para cobrir as despesas? Claro que sim. Como dizem por aí, não existem almoço grátis. Será quer vai sobrar?
        E aí eu me pergunto, tem acampamento só do grupo? Ou só da tropa? Vai dar tempo? E as atividades sociais da cidade, do distrito? Ainda bem que estas não tem verba, mas não tem de levar lanche? Transporte? Ou tem? Tenho certeza que muitos grupos estão fora disto. Fazem seus programas e eles tem preferências. Mas e os jovens que não tem como pagar, que vêm estas ofertas, esta venda direta ao consumidor Escoteiro, este marketing incansável de quem foi e quer voltar em outro, como fica? Antes um acampamento de tropa marcava. Era uma apoteose. Hoje? Nem se fala nisso. Quem foi só diz que amei e adorei o Jamboree, gamei com o ADIP, e sonho ir ao Jamboree no Japão. Quantos sonhos. E quem não sonha? É certo alimentar estes sonhos impossíveis para aqueles que não podem pagar?
          Onde vamos parar eu não sei. Haja dinheiro. Haja sonhos destruídos. Será que o escotismo agora é para uns poucos? Chega a ser bizarro tantas atividades distritais, regionais e nacionais. Fico pensando e sei que estou errado que alguns querem fazer caixa à custa destas atividades. Este é o nosso futuro? Alimentar sonhos para poucos e outros ficar na berlinda? Pobre dos pobres. Acho que muitos jovens desistem do escotismo não só por não encontrar aquilo que esperavam, mas também em ver que o escotismo não era para eles. E isto é uma bola de neve. Nem sei onde vai parar. A cada mês surge mais atividades que nada tem a ver com uma programação responsável.
          Ainda bem que todos estes eventos são sérios. Todos os grupos ou distritos receberão sem sombra de duvida o Balanço Financeiro da atividade onde a comissão fiscal do órgão organizador deu o aval e foi devidamente aprovada. E claro todos que se interessarem poderão ver no relatório do distrito, região e da nacional. Não há o que duvidar. Lá estarão às notas fiscais de compra, aluguéis, salários etc. Entradas e saídas. Ou será que estou enganado? Claro que não. Não vamos implicar com a seriedade de quem organizou o tal evento. Infelizmente até hoje não vi ninguém dizer que foi caro, ninguém dizer que queriam ver o balancete, mas vi e ouvi dizerem que o trabalho dos organizadores foi incessante. Dias sem dormir. Claro em alguns casos irão receber medalhas. Merecem. Trabalharam duro. E não faltarão aqueles que poderão pagar e em sonhar com um próximo. Faz parte da nossa organização hoje. Será que é um bom negócio? Vai dar sobra de campanha (desculpem, queria dizer do evento) Não sei e não quero saber.
           Escotismo, que doce é morrer no mar. Morrer? Claro que não. Ninguém vai morrer por não ir a um evento como os que são anunciados a cada mês. Haja dinheiro. Só me lembrei de Dorival Caymmi quando escreveu e cantou para nós esta linda canção que até hoje gosto de cantar: - “É doce morrer no mar nas ondas verdes do mar...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário