Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Matemática Escoteira – 2 mais dois são iguais a cinco?



Crônicas de um Chefe Escoteiro.
Matemática Escoteira – 2 mais dois são iguais a cinco?

                Publiquei algumas fotos polemicas. Para mim Interessantes. Mostram um nada das mudanças que se fizeram e estão sendo feitas. Muitos comentários. Em cem anos de escotismo no Brasil desfiguraram tudo. Fiquei pensando em várias conotações aqui colocadas. Não sei, eu mesmo não sou um estudioso das normas escoteiras em vigor. Tais como Estatutos e Regimento Interno. É cansativo ler. Tem alguns que são peritos, mas não é o meu caso. Mas vejamos alguma coisa que tem lá nos Estatutos. No Regimento Interno deixei para ver depois. Vamos ver até que ponto somos uma democracia Escoteira:

a)    O Conselho de Administração Nacional é o que praticamente manda e desmanda. Tem quatorze membros (um disse aqui que era um por estado, não é). Eleitos pela Assembleia Nacional. Tem cinco representantes das áreas geográficas, mas não votam, portanto não mandam nada. Tem mais dois da Rede Nacional de Jovens, mas não votam. (para que participar se não podem decidir votando?).
b)    A eleição dos delegados titulares é deveras interessante. Um por cada mil membros registrados por estado. Quem não tem mil tem direito a um. São escolhidos por eleições nas Assembleias Regionais. Um dia fiz uma pesquisa e cheguei à conclusão que temos menos de 250 membros participantes com direito a voto na Assembleia Nacional. Um belo número. Para quem diz que temos onze mil adultos registrados é uma proporção desastrosa.
c)    Interessante a Assembleia Regional. Votam um de cada fração de cinquenta registrados no Grupo Escoteiro. Creio que neste caso a maioria dos votantes na Assembleia nunca será superior a três. Esqueci, parece que cada sessão indica um Chefe.  
d)    Tem mais algumas colheres de chás para outros participantes, mas nada significativo.
e)    No Grupo Escoteiro ainda tem mais abertura. Votam na Assembleia de Grupo todos maiores de dezoito anos. Bom isto. Mas não resolve nada. O grupo nada pode fazer. É só cumprir as diretrizes dos dirigentes e calar a boca!
                    
                      Feito estas observações me digam, isto é democrático? Tentem algum dia serem Conselheiros Nacionais. Primeiro seu grupo tem de votar em você para ir lá à Assembleia Regional, depois dobrar aquela turma “escolada” das Assembleias Regionais para ser indicado a Conselheiro Nacional. É mole? Este ano vi aqui no face uma guerra de Marketing da Região para indicar dois ou três membros. Todos participantes da Liderança Escoteira Regional. E você acha que consegue? “tá por fora meu amigo”. Dificilmente você vai poder opinar e dar sugestões na Assembleia Nacional.

                   Dizem que você pode participar da reunião do CAN. Claro sem direito a voto. Na hora H das decisões mandam você passear. Eles é que decidem tudo, até a Diretoria Escoteira Nacional é indicada por eles. Melhor todos nós nos debruçarmos em cima do RI, dos Estatutos fora estas resoluções que mudam tudo e aprender. Como diz meu amigo Fernando Roblêno, aqui dormimos de azul e mescla e acordamos com nova vestimenta. Ele ainda como bom pesquisador diz que nos anos 90 tivemos uma queda de efetivo na ordem de 20.000 escoteiros. E arremata – “Coincidiu com a inclusão de um novo vestuário e um novo programa”. E gosto de seu complemento para arrematar – “Culpa de quem”? Será do Chefe da unidade local ou quem sabe das crianças. Perfeito e finaliza – A Direção Nacional se exime de qualquer responsabilidade por uma situação que ela, unilateralmente cria.

                  Enquanto tivermos defensores desta arrogância dos nossos dirigentes, que não visitam, não ouvem as bases e muitos ainda insistem nesta defesa em dizer que é impossível isto, impossível aquilo. Impossível é eu ficar rico, o resto é fácil. Só não fazem por que não querem. E por favor, sabemos que lá no CAN e no DEN tem excelentes escotistas. Isto não está em discussão. Mas enquanto não fizerem uma mudança geral nas normas estatutárias e regimentais não iremos crescer. Adoro o modo da UEB, fica no pedestal, não diz nada e deixa que os cristãos escoteiros a defendam, claro, se ninguém o fizer ela não está nem ai!                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário