Conversa ao pé do fogo.
Jogo de Bases.
Sugestões
para um jogo de base Escoteiro para tropas que ainda não conhecem ou gostariam
de repetir de maneira diferente. Os Jogos de Bases são realizados regularmente
por muitas tropas escoteiras. Divertido e alegre ele forma os jovens nas
técnicas escoteiras ou mesmo nos conhecimentos escoteiros. - As bases são
lideradas por um adulto conhecedor do tema a ser aplicado. O tempo deteminado
deve ser seguido criteriosamente.
- Escolhem-se quatro pontos no páteo ou local onde será realizado.
Se possível uma Patrulha não deve ver o que a outra está fazendo. - Muitas
vezes o jogo de base é feito com contagem de pontos, visando dar maior
motivação a cada patrulha. Ex. cada base antes do inicio da atividade a
patrulha já tem 10 pontos. À medida que vai desenvolviendo sua tarefa, o
responsável da base, pode manter ou tirar pontos. A patrulha não é informada na
hora. Isto será feito no termino da atividade em reunião ou no cerimonial.
- Antes do inicio, deve ser verificado se todo o material está
disponível. O tempo fica a critério com a programação da tropa no dia. Aconselho que não seja menor que 10 minutos
por base.
Obs. Ao inicio do jogo, os monitores serão informados onde estão
às bases e cada um recebe orientação onde irá iniciar sua patrulha. Exemplo – PT
Lobo, base 1 (depois irá para base 2, PT Onça, base 2 depois irão para base 3 e
assim sucessivamente as demais).
- Ao chegar à base, a patrulha dará seu grito e se apresentará
ao chefe da base dizendo: – Sempre Alerta chefe! Patrulha X pronta para a
atividade! - Isto se fará em todas as
bases. Mostra a educação e o respeito da patrulha e indica que ela está
presente e aceita o desafio.
O chefe explica e começa a atividade marcando o tempo.
Finalizado o tempo encerra a atividade. A Patrulha permanece na base até o
apito previamente combinado para trocar de bases.
BASE 1 - Cada patrulha de olhos vendados irá fazer 4 nós e uma
amarra. Não é coletivo e sim individual. Todos os membros farão a mesma coisa.
Ao termino cantar a primeira parte do hino Alerta.
BASE 2 – Cada um será interrogado quais as leis escoteiras que
sabe de cor. Maior ponto para a patrulha que souber mais. Terminado, cada
patrulha irá fazer uma piramede, usando os membros da patrulha.
BASE 3 – Jogos do Kim. Jogo um – Dois bastões ou duas cadeiras,
distante uma da outra um metro. Numa distancia de 15/20 metros, cada Escoteiro
de olhos vendados irá passar entre o vão das cadeiras ou bastão. Nota. Antes
ele deve ser girado em redor de si mesmo e colocado de frente ao vão. Jogo dois
– cada Escoteiro irá encontrar um determinado objeto num raio de 10 metros.
Este objeto será visto antes de vendar os olhos e poderá ser deslocado durante
a procura por um ou dois metros do seu ponto inicial.
BASE 4 – Cada patrulha deve cantar uma canção escoteira. Melhor
ponto para quem cantar dentro do tom e saber a canção completa. Todos serão
observados. Após cada patrulha irá demonstrar os diversos tipos de formaturas
usadas nas reuniões de tropa.
Lembro que as bases podem ser alteradas
na sua forma ou no seu todo. Fica a critério da programação da chefia da tropa.
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