Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Pequenas Boas Ações, Grandes Resultados.



Crônicas de um Chefe Escoteiro.
Pequenas Boas Ações, Grandes Resultados.
(desculpem o plágio de grandes empresas pequenos negócios)
Sobre boas ações

Vocês chefes tem lembrando aos jovens sobre boas ações? O que os jovens dizem? Será que isto já está ultrapassado na vida da tropa ou da Alcatéia? Eu tenho boas lembranças de boas ações. A marca ficou e até hoje quando passo dias sem ajudar alguém sinto falta. Não estou aqui a comentar a Boa Ação coletiva do grupo na comunidade. Excelente isto, mas o intuito é desenvolver a boa ação para que seja um hábito de comportamento por toda a vida no Escoteiro.

Vejamos – Todas as reuniões, durante a inspeção (ela existe – a inspeção - em sua tropa ou alcatéia no inicio e no fim de reunião?) é cobrado de cada Escoteiro ou lobinho qual a sua boa ação mais marcante na semana? (confiar nele, pois deve ser lembrado que o escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que sua própria vida e o lobinho diz sempre a verdade).

No final da inspeção, escolher a melhor e parabenizar o jovem que deve ser ovacionado com uma palma escoteira. (Para não tomar muito tempo, o monitor reúne a patrulha antes da reunião e conversa com cada um sobre a boa ação e a patrulha vota a melhor que será apresentada ao chefe durante a inspeção).
Porque isto? Ora, se desejamos formar jovens para uma perfeita integração na sociedade, para que ele seja capaz tanto de participar como colaborar com todos, nada mais natural que desenvolver nele desde o início o hábito da boa ação.

É importante também a boa ação coletiva da patrulha. Esta deve ser estimulada e sua realização pelo menos uma vez por mês. No passado isto era feito antes da reunião. A patrulha se reunia em local determinado (tinha sido planejado durante a semana o que fazer, quando e onde) e desenvolvia uma boa ação que era sempre admirada pelos adultos do bairro, e com isto angariando simpatias, fazendo proselitismo e assim os escoteiros eram mais conhecidos e serviam como exemplo.

Claro, também não poderia faltar à boa ação da tropa a cada seis meses e a do Grupo Escoteiro anualmente. Vale à pena? Penso que é uma forma de mostrar o Grupo e o Movimento como ele é o que pretende. Isto no passado para os grupos que assim faziam tiveram grandes repercussões na comunidade. Lembramos que hoje estamos sendo motivo de depreciação por parte de autoridades educacionais e em alguns casos a imprensa não é nossa amiga. Somos considerados no domínio da Educação, como atrasados e ineficazes. Isto não é verdade, mas como provar ou mostrar o contrário? Só com atividades escoteiras bem planejadas podemos atingir a meta que mudará tudo a nosso respeito.

A moeda da boa ação, (coloca-se no bolso esquerdo, feita a boa ação passa para o direito) o nó no lenço, ou no bolso, (só depois da boa ação desmancha-se o nó) era motivo de orgulho para nós escoteiros. Ajudar a velhinha a atravessar a rua hoje é motivo de piadas, mas de grande valia para nosso crescimento. Isto desapareceu, não vale mais? Acho que não. Escotismo não é apenas dizer que ele é belo, que amamos o nosso movimento. Para tudo isto vem primeiro nossas obrigações como um verdadeiro Escoteiro. E lembrem-se,

BOAS AÇÕES DIGNIFICAM O CARÁTER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário