Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

TRIBUTO A Baden Powell



TRIBUTO A Baden Powell

          Hoje está fazendo setenta e dois anos que nosso fundador partiu em busca de outras plagas, de outras terras, de outros acampamentos. Deixou-nos um legado incrível que alimenta nossos sonhos e muitas vezes nos dá um motivo para continuar nesta interminável jornada. Muitos dizem que quando o mosquitinho escoteiro nos morde sorrateiramente fica em nossa mente para sempre. Baden Powell sempre foi um excelente aconselhador, um excelente Chefe, um amigo inseparável e com um sorriso que nos encanta até hoje. Seu legado é enorme. Dizem que em mais de 160 países se pratica o escotismo. Adaptado as diversas situações, tem métodos e sistemas que nunca se alteram onde quer que esteja presente. Cada nação, cada país tem vida própria. O escotismo ali tem seu estilo, mas nada muda no que ele nos deixou.

          Cada um de nós tem uma história para contar quando resolveu abraçar esta causa. Cada um teve sua primeira vez neste maravilhoso mundo dos escoteiros. Enumerar as promessas, as emoções, os sonhos que começam seria falar no impossível. Não temos como descrever as alegrias de cada um que um dia adentrou neste mundo espetacular. O mundo que movimenta sonhos e realidades para adultos e jovens. Isto aconteceu graças a Ele. Baden Powell nos deixou um movimento tão incrível que tem muitos que se precisar darão a vida por ele. Contar dos que se sacrificaram dos que tem dias de alegrias e de tristezas, mas estão ali com as mãos entrelaçadas sem esmorecer é falar em heróis. Heróis? Sim Eles os chefes e os jovens sabem disso. Afinal ele também foi um herói e nosso exemplo. Não podemos mais lutar nas longínquas terras de Mafeking, não podemos mais percorrer a África do seu coração. Claro que nossas armas hoje são outras. O amor, a bondade, o desejo de ajudar de acreditar que um dia iremos ter jovens formados com força de caráter, de ética, de honra. Estas são as nossas armas do dia a dia.

         Estou a descrever somente as benesses, pois as decepções não fazem parte neste dia. Não importa quem seja importa é que cada um de nós neste dia a sua maneira possamos mostrar como amamos nosso fundador. Anos e anos se passaram. Tentativas de mudar foram muitas. Mas suas ideias enraizadas em nós se mantem vivas e dificilmente serão apagadas. Não somos um punhado, somos milhões em todo o mundo a gritar uníssemos a nossa fraternidade e o nosso amor ao escotismo. A minha maneira, a sua maneira, ou melhor, a maneira de todos só podemos dizer:
- Obrigado Senhor Baden Powell. Obrigado BP. Se existe uma felicidade escondida em corações escoteiros nós a temos. Está dentro de nós. E você, só você foi o responsável por isto!

Sempre Alerta!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário