Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 31 de janeiro de 2015

Vivendo e aprendendo.


Conversa ao pé do fogo.
Vivendo e aprendendo.

                 Coisas interessantes para meditar. Sugestões para chefes escoteiros novos. Repito novos. Se você faz assim ou de outra maneira parabéns. Continue.

Primeiro - Em todo o Grupo Escoteiro a admissão do jovem ou da jovem não deve ser encarado como um simples ato de apresentação. Após o Diretor Técnico o apresentar ao Chefe deve-se levar em conta como será feita a apresentação a todo o grupo do novo membro quando do cerimonial. Já vi muitas, mas gosto desta. O Chefe recebe o noviço, apresenta a todos do Grupo Escoteiro e convida o Monitor que vai recebê-lo na patrulha. O Monitor ensina a ele o aperto de mão esquerda e o apresenta a patrulha designada. Após pede para ele para participar do Grito da Patrulha sem dizer as palavras já que ainda não aprendeu. Em seguida a tropa também dá seu grito dizendo no final – Bem vindo “fulano”. No primeiro dia o Chefe irá bater um papo com o noviço para saber o que ele espera da tropa. Quais são suas ambições quando entrou e então deve explicar como será sua vida ali na sessão daí por diante. Claro que muitos grupos passam esta responsabilidade ao Monitor, mas sempre o Chefe deve ser o primeiro a conhecer o máximo de seu novo amigo na tropa ou Alcatéia. Ninguém será um bom Escotista se não conhece bem os seus amigos escoteiros/a ou lobinhos/a que estão atuando em conjunto.

  Segundo - Gritos sem necessidade, palavrões ou procedimentos não condizentes por parte de algum membro da tropa ou Alcatéia não deve ser motivo para providências imediatas. Ao notar que a lei ou a honra da tropa ou Alcatéia está sendo colocada em cheque, o Monitor ou o Chefe deve atuar na hora. Muitas vezes uma boa conversa resolve mais que Conselho de Patrulha ou Corte de Honra. É sempre bom lembrar que nunca se chama ninguém a atenção na presença de todos. Tudo é feito em particular.

Terceiro - Todo Grupo Escoteiro, Tropa ou Alcatéia deve ter suas normas que sempre serão lembradas. A postura do Escoteiro/a ou lobinho/a deve ser exigida desde o primeiro dia. Quando for fazer sua promessa lembrar que agora ele será um representante do grupo e como tal deve ser visto por todos a sua volta. A ida para casa ou a vinda ao grupo ou mesmo em atividade, a apresentação deve ser ponto de honra para ele e exigido sempre pelo Monitor ou pelo seu Chefe. Alguns grupos aceitam que membros vistam seus uniformes na sede. Não é uma boa prática de cidadania, marketing e exemplo. Outros podem julgar que não gostam do nosso uniforme que deve sempre ser um orgulho para todos.

Quarto – Use e abuse das palavras muito obrigado, seja bem vindo, eu gosto de você, você é importante para nós. Isto motiva e mostra que todos são importantes naquela família Escoteira. O exemplo começa com o Diretor Técnico e a diretoria. Olhem bem para o jovem que o recebe como ele fica. Saber que é importante naquela organização para ele significa muito. Se considerarmos o Grupo Escoteiro como uma família, atuar como uma deve ser ponto de honra para todos.

 Quinto - Se você não se preocupar com os pais no primeiro dia que é procurado no Grupo Escoteiro, dificilmente conseguirá apoio deles no futuro. Uma admissão deve ser levada tão a sério como uma matricula no colégio ou muito mais. Não aceite explicações tais como – Só eu pude vir. Meu marido trabalha e assim por diante. Claro existem exceções, mas tome cuidado com muitas delas. Eles não sabem, mas quem precisa do escotismo são eles e não você. Você é um voluntário que está ali para ajudá-los e eles precisam saber disto. Portanto a presença de ambos é necessária. Explique o que o escotismo pode fazer para o filho ou a filha. Tente ouvir deles as dúvidas. Diga sem meias palavras que quem vai entrar são eles e os filhos virão juntos. Ao primeiro sinal da falta em uma reunião de pais, eventos de pais, ou convites especiais para colaborarem em alguma atividade, acenda o sinal vermelho. Olá seu Antônio. Não veio ontem? Olá Dona Lourdes, dei falta da senhora no sábado! E assim cobrando eles terão uma ideia que são importantes.

Sexto - Você já fez ou participou de um Fogo de Conselho, onde só a tropa estava presente? Onde não havia programa nem animador, onde os monitores eram os responsáveis pelo fogo, pelo andamento, pelas canções, pelas histórias, e até uma gostosa batata doce, uma banana no ponto estava ali no fogo sendo servida por algum Escoteiro? E olhe lá tinha também uma ou duas chaleiras de café ou chá? Onde havia conversas paralelas, onde uma Patrulha surgia para fazer um esquete ou um jogral, e um ou mais escoteiros riam a valer? Onde se aproveitou para o salto no fogo (três vezes) e receber um nome de guerra indígena ou não de batismo? Onde o encerramento era notado pelo sono, e em grupos voltavam para suas barracas sorrindo e comentando o fogo que participaram? Tente fazer um assim. Vale a pena.


Proximamente quem sabe darei outras dicas claro, se acharem que estas foram válidas. Sempre Alerta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário