Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Minhas raízes são as de Baden Powell.


Hora de dormir, pensar no amanhã...
Minhas raízes são as de Baden Powell.

Alguém me perguntou: - Amigo quem é este velhinho magrinho e sorridente de uniforme igual ao de vocês? - Você está se referindo a este grande Chefe? Ele é conhecido como Lord Baden Powell. Foi ele quem criou o movimento escoteiro. – Nossa! Ele me parece ser um sujeito bom, pois está sempre sorrindo! - Imagine, ele foi um grande homem. Ele mesmo sendo o Escoteiro Chefe Mundial levantava de uma cadeira e ia apertar a mão de todos. Viajava pelas cidades, por países levando a boa nova do escotismo. Uma simplicidade enorme. Foi um herói inglês e graças a ele somos mais de vinte milhões de escoteiros no mundo. – Legal! E aqui no Brasil? – Aqui oitenta e poucos mil. – Só? Bem muitos dizem que somos muitos.

Mas meus amigos, eu tenho receio que os poucos que ainda se lembram dele e fazem questão de manter viva sua chama, podem um dia o deixar no limbo do esquecimento. Quem sabe no futuro será apenas lembrando como o fundador do escotismo e mais nada? Hoje já discutem o seu método. Dizem que é ultrapassado. O seu programa está sendo alterado. Em pouco tempo haverá um novo escotismo e nós que nos chamam de tradicionalista iremos deixar de existir e seremos substituídos pela nova geração. Então meus amigos o escotismo será outro. Será um novo escotismo, um novo programa e um novo método. E tenho certeza os jovens do futuro irão gostar.

Para nós os Velhos Escoteiros não restará mais nada que uma lembrança. Sei que ainda tem muitos como eu. Que gostam de ter em sua cabeceira o Caminho para o Sucesso. De todos os livros do velhinho sorridente é o meu preferido. Acho que ele o nosso líder o escreveu pensando como todos deviam ser felizes. Quando ele escreveu pensou nos rapazes maiores, nos pioneiros. Ele sempre dizia: - Conduza com o Remo a sua canoa. E seu introito? - Como ser feliz embora rico ou pobre! – Dizia ele que uma viagem de canoa é semelhante à viagem da vida. Um Velho marujo deve passar adiante os segredos da pilotagem. O único sucesso verdadeiro é a felicidade! Dois passos para a felicidade: - Levar a vida como se fosse um jogo e dar a todos amor! E tem muito mais neste fabuloso livro. Sempre disse que seu sucesso depende de seu esforço individual na viagem da vida.

Eu gosto muito de tudo que ele escreveu no seu livro Caminho para o Sucesso. Tudo tem uma razão de ser. O que anotou de B.B. Valentine é para meditar e pensar:  
 “Há gente que é um gansinho no modo em que vai atrás,
Dos outros que vão à frente: nem sabe para onde vai...
Nas pisadas do pai ganso, vai pisando o filho atrás:
Ele nunca fará nada que não tenha feita o pai”.

Perfeito, isto ele fez questão de dizer que devemos olhar sempre além da ponta do nosso nariz. BP, um perfeito líder. Quem poderia dizer que a vida seria sem graça se fosse feita somente de açúcar? O sal é desagradável quando tomado puro, porém, quando saboreado como tempero, da gosto aos alimentos. Lembre-se as dificuldade são o sal da vida.  Não procuro espinhos e se agarre às pequeninas alegrias. Se a porta é de pouca altura abaixe para passar. Se for possivel afastar uma pedra do seu caminho, afaste-a. Se for pesada demais contorne-a. Em outras palavras, ele  não se intrometia, não procurava aborrecimentos, aceitava as coisas como vinham, procurando tirar delas o melhor partido. É ou não é o melhor método de se alcançar o sucesso?

É meu bom velhinho. Juram hoje que os tempos são outros. São mesmos. Um ótimo escotismo para quem está na ativa, mas fique calmo aí no céu. Agora a sede de aventuras, a exploração da natureza não é como no passado. O mundo não é o mesmo. Dizem que seus ensinamentos vão sendo aos poucos esquecidos. Enfim é a vida. Não existe volta. Tradições é uma volta ao passado e isto não mais se encaixa na nova metodologia. O correto é mudar para ficar dentro dos tempos modernos.  Certo? Errado? Acredito que haverá um novo escotismo. Falam dele aos quatro ventos. Exaltam seus feitos. Uma nova aparência veio para ficar. Muito bom para os novos participantes. Mas não é o meu escotismo. Do meu bom e amigo velhinho que nunca em tempo algum esquecerei.


Boa noite meus amigos e minhas amigas. Meu abraço. Durmam bem e saibam que eu amo vocês! Excelente semana!        

Nenhum comentário:

Postar um comentário