Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 19 de dezembro de 2015

Porque não posso abraçar você?


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Porque não posso abraçar você?

                     Sempre achei que ser sisudo (dizem que sou) sem saber dar um sorriso cativante, ou mesmo tratar a todos como irmãos escoteiros não podia fazer parte da minha vida. Mudei muito, adaptei a nova realidade, mas me fechei em acreditar que ser fraterno não basta dizer, tem de mostrar que é. Se sou espiritualista devo me curvar a fazer o bem ou negar que somos todos irmãos? Impossível. Eu tive uma experiência fantástica. Amei minha patrulha, amei meu Chefe, tive tantos amigos que nunca mais esqueci. Vivi bem com todos, se eu me sentia errado porque não me desculpar? Para que usar a carranca, ser prepotente, isto é fraterno? Para que ser o dono da verdade se isto não vai resolver aqueles que pensam o contrário? Escotismo para mim é feito de amor, de felicidade, de amizade tal que não pode haver dúvidas. No entanto eu sempre quiz abraçar e ser abraçado. A sociedade machista me dizia que não. Por quê? Não era casado? Quatro filhos? Trabalhador será que era errado dar um abraço? Dos jovens muito pouco. Poderiam me interpretar mal.

                     O tempo passou e cheguei à conclusão que devia mudar. Negar minhas origens? Nunca. Não serei curto e nem grosso nas palavras, mas quer saber? Hoje me deu uma vontade enorme de abraçar alguém. Uma vontade insuportável de abraçar um ser humano, de lhe dizer que desejo de coração todas as coisas boas para uma vida feliz. Sei que ele vai se assustar e não vai acreditar em mim. Eita mundo danado. Se estou com vontade de dizer a você que a vida é linda e que vale a pena viver porque não posso? Serei um louco a pensar assim? Sair pela rua a cantar aleluia abraçando a todos o que pensariam de mim? O homem é louco ou está tendo um surto psicótico. Não podemos fugir da rotina que estamos acostumados e abraçar alguém é coisa de maluco? Ninguém aceita um abraço de um estranho. Abraço? Porque me abraça moço? Qual a sua intenção? Se insistirmos ela a pessoa grita ou se é mais forte pode me dar um safanão. Mundo cruel. Nem sincero podemos ser? Mas quem acredita na nossa boa intenção? Até mesmo amigos e familiares que não estão acostumados assustam. – O que deu nele? Pensam. Loucura perdeu o juízo? Mas quer saber? Eu não me importo. Abraço quando me dá vontade. Até costumo dizer bem alto – Sabe? Eu gosto de você. Posso lhe dar um abraço?

                       Tenho andando por aí em Grupos Escoteiros. Logo quando chego dou um abraço no primeiro que encontro e vou rápido até o lobo ao Escoteiro ou a guia e o pioneiro e tento dar um sorriso e um abraço. Eles sorriem sem jeito, assustados pensando: - O que este Velho Chefe caduco quer? O que ele está achando que eu sou? Podem até acrescentar – Coisas de velhos Escoteiros manientos e rabugentos. Costumo pensar como o Chefe Matheus Bento que sempre dizia gostar do seu aniversário. Ele dizia que era o único dia do ano em que todas as pessoas o abraçam com vontade e desejam a ele coisas boas. Pois é. No próprio movimento nosso, que dissemos a todos ser uma fraternidade não podemos abraçar. Para muitos isto assusta. Beijar no rosto pode? Pode. – De leve, roçando os lábios somente e só no sexo oposto, do mesmo sexo não. Aí podem pensar que somos o que não somos. Caramba, mas não somos irmãos? E a dificuldade para apertar a mão esquerda? De ficar firme nos dois pés e dizer Sempre Alerta?

Quem coisa “meu”. Quero abraçar e não posso? Quero sorrir e não posso? Quero dizer que te quero bem e não posso? Fico pensando nestes chefes que mantem a “carranca” de chefão. Falam grosso. Olham para a gente como se fossemos formigas inferiores e eles Velhos Lobos importantes. E vá tentar dar um abraço neles. Ficam duros. Tentam se afastar e esqueça não dê um beijinho no rosto. Eles iram dizer coisas que não iremos gostar de ouvir. Capitão Fortuna, um Velho Chefe amigo meu dizia – Faça como Machado de Assis, ele dizia que há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho, há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas! Ele tem razão, pois se queremos fazer alguma coisa temos de lutar com determinação. Abraçarmos a vida com paixão. Sem perder a classe e ser ousado sem ser mal educado.  Como dizem por aí, o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante. E você? Posso lhe dar um abraço?

                      Me contaram que o abraço é bom, faz bem. Afinal afirmam que abraços produzem uma série de benefícios à saúde física e mental. Alguém disse que um abraço de vinte segundos libera no corpo humano a oxitocina, o “hormônio de amor”. Tem um efeito terapêutico formidável sobre o corpo e a mente. Não tem jeito mesmo, sou um Velho caduco que nem pensa o que diz, mas meu amigo minha amiga, me bateu uma vontade insuportável de te abraçar e poder te desejar todas as coisas boas que você merece até mesmo as que você nem merece. Quer saber? Quando nos abraçamos sentimos a amizade, o carinho e uma sensação gostosa de aconchego e proteção. O natal está aí, as famílias estão deixando de se abraçar. Como seria bom se os pais abraçassem mais seus filhos, com certeza evitariam brigas e distanciamentos. Estamos perdendo o contato um com o outro. Vou repetir o abraço passa uma sensação de amor, de confiança, de respeito e segurança. E o natal está aí, é a época perfeita para abraçar muito!


“Já me vou, mas antes pergunto: - Posso abraçar você”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário