Conversa ao pé do fogo.
As danças da Jângal.
Dança de Bagheera.
Bagheera é a pantera negra que sabe trepar nas
árvores ou rastejar silenciosamente, sem ser vista, nas sombras da noite. Apesar
de ser feroz e terrível quando quer, tem um bom coração e foi ela quem ensinou
Mowgli a caçar. Na dança de Bagheera, todos os Lobinhos representam a pantera.
A Alcatéia está formada em Círculo de Parada, todos
se movimentam rastejando e olhando para a direita e para a esquerda, fingindo
procurar uma caça. Neste momento, estão deitados no chão. De repente, eles a
percebem (a caça), todos os Lobinhos ficam imóveis e fixam o centro do circulo,
onde imaginam que um veado está pastando.
Para não serem vistos, ficam de quatro, viram-se
para o centro e recuam lentamente alguns passos, para ficarem um pouco mais
longe e não espantarem o veado. Depois os Lobinhos continuam a rastejar
cuidadosamente em direção ao centro. Quando mais próximo do centro. Mais colado
no chão é o rastejo, e mais vagaroso. Estando bem próximo ficam imóveis
deitados, até o Chefe gritar “Agora!”, neste instante todos saltam para frente
gritando sobre um veado imaginário, apanham-no e estraçalham a caça.
Rapidamente recuam, carregando e mordendo imaginários pedaços de carne de
veado. Durante esta dança, os Lobinhos devem observar o guia e, no momento,
fazer a mesma coisa que ele fizer.
Dança da Morte de Shere-Khan
O último dia do arrogante tigre chegou, ao ser rudemente acordado quando
dormia no vale seco do Rio Waingunga. Shere-Khan, que após o grande repasto
estava pesado demais e incapaz de subir pelas ribanceiras do rio, foi pisoteado
pelo estouro da boiada dos selvagens búfalos e teve morte horrível.
A Alcatéia forma um círculo, e fazendo esquerda
volver anda em círculo cantando os seguintes versos com a música de “Frère
Jacques”:
Mowgli caçando, Mowgli caçando, Matou Shere-Khan, Matou
Shere-Khan,
Esfolou o come-gado, Esfolou o come-gado, Rá – Rá –
Rá (grito) Rá – Rá – Rá.
Porque Mowgli depois de ter morto Shere-Khan, tirou
seu couro, não obstante ter tido ainda uma discussão com o velho Buldeo, o
caçador, e ter pedido ao Akelá, que o mantivesse de encontro ao chão até
prometer abandonar o local e ir-se embora. Mowgli levou depois o couro de
Shere-Khan à Roca do Conselho.
Voltando à canção. Cada verso da canção representa
um passo e a canção é imediatamente repetida, com todos dando meia volta e
marchando em sentido contrário. O modo de representar é o seguinte:
1º verso – Mowgli está caçando – O Lobinho avança o pé direito com a mão direita
fazendo sombra aos olhos, na atitude de observando a redondeza.
2º verso – Mowgli está caçando – Faz o mesmo como pé e mão esquerda.
3º verso – Matou Shere-Khan – com a mão direita dá uma violenta punhalada em um
tigre imaginário.
4º verso – Matou Shere-Khan – repete com a mão esquerda
5º verso – Esfolou o come-gado – Com as duas mão, na altura do rosto, faz um
gesto imitando a ação de arrancar o couro.
6º verso – Esfolou o come-gado – repete o gesto.
7º verso – Rá – Rá – Rá – Dança em círculo para a direita agitando o braço
direito em cima da cabeça.
8º verso – Rá – Rá – Rá – repete os mesmos gestos para esquerda.
Para segunda parte da dança, os Lobinhos ficam de
quatro, voltados para o centro do círculo, com o guia do lado de fora.
Esta parte consiste em uma série de insultos ao
tigre morto, ditos pelo guia, que a Alcatéia responde com uma série de rosnadas
rastejando um pouco na direção do círculo.
Os insultos serão em número de quatro. Tanto os
insultos como os rosnados são feitos inicialmente, em voz baixa, mas aumentam
gradativamente demonstrando raiva e ódio. Os Lobinhos entre os grunhidos não se
movem. Os insultos são: Lungri; Comedor de sapos; Tigre manco queimado; Caçador
de crianças. No fim do quarto rosnado, a Alcatéia deve ter alcançado o Círculo
da Roca.
A terceira parte da dança começa com todos formando
um círculo acocorados, as mãos caídas, livres ao lado. O guia deve estar no
centro do círculo da Roca.
O guia fica de cócoras ao mesmo tempo e levanta as
mãos acima da cabeça, gritando lenta e dramaticamente:
“Shere-Khan está morto”: A Alcatéia estica também
os braços para cima na mesma posição e ritmados pelo guia inclinam braços
dizendo: “Morto – Morto – Morto”; aí, todos juntos dão um salto e gritam
“Hurra” com grande excitação, três vezes e, caem no chão como se estivessem
levado um tiro. Depois de permanecerem deitados, em mortal silêncio uns
segundos, um sinal é dado para se levantarem e está terminada a dança. A dança
não é tão complicada como parece cada parte deve ser treinada separadamente e
depois feitas todas as partes juntas.
Dança de Baloo
Vamos formar o “Circulo de Parada” e ensinar a
dança de Baloo, o urso.
Ele é o animal que segundo “O Livro da Jângal”
ensina a lei da Jângal a Mowgli. Ele é um velho, grande, gordo e bonachão.
Quando a ordem “Baloo” é dada, cada Lobinho faz direita volver e
acompanha o guia; marcha lenta e pausadamente como o urso, grave e convencido,
a barriga empinada para frente, os cotovelos afastados do corpo, para traz, o
queixo para cima, lançando para a direita e para esquerda olhares superiores e
arrogantes; andando, ele repete em voz alta a Lei dos Lobinhos para que todos
aprendam.
Quando o chefe de Lobinhos faz um sinal ou dá voz de “Alto”, todos param
imediatamente, viram-se para o centro do círculo, e, na posição de “Sentido”,
aguardam ordens.
Dança da Fome de Kaa
O guia representa a cabeça de Kaa e o resto da
Alcatéia faz fila um atrás do outro, cada um com as mãos no ombro do que vai a
frente e seguindo a cabeça onde quer que ela vá; movendo-se tão vagarosamente
quando seja possível e com o passo certo com o Lobinho que está na frente.
A “cabeça” (o da frente) desliza suavemente num
percurso em forma de oito até que volta ao contrário, formando uma figura que
os escoteiros chamam de “caracol”.
Durante todos estes movimentos, os Lobinhos devem
se manter silvando e andando deslizando os pés, sem o menor ruído, de modo que
o conjunto seja semelhante ao de uma serpente deslizando na relva. De tempos em
tempos um silvo mais forte, pois é deste modo que as serpentes chamam seus
amigos.
Quando Kaa enrolou-se e desenrolou-se, o guia
comanda: “Bandarlog”, a este grito a serpente fraciona-se, cada Lobinho corre
para um lado imitando macacos.
Um corre em uma direção certa como se fosse fazer
uma coisa urgente, mas para de repente para sentar-se e fica olhando o céu.
Um outro dança de quatro pés, rodando, rodando,
rodando, sem nenhum objetivo. Outros procuram segurar o próprio rabo. Outro
sobe em galhos imaginários e no meio disso senta-se e coça-se todo. Outro corre
rápido, formando um percurso em oito. Outro finge rastejar, cuidadosamente, em
direção a um inimigo, e volta a fazer cabriolas. Outro caminha com a cabeça
virada para trás olhando seus calcanhares, para, e arranha seu próprio corpo.
Outro caminha apressadamente como se tivesse coisa importante a fazer, mas após
alguns passos para, parece que esqueceu o que tinha a fazer, coça a cabeça, dá
meia-volta e segue em outra direção e recomeça a mesma coisa.
Enfim, fazem todas as asneiras que os macacos são
capazes de fazer, e nenhum deve tomar interesse pelo que está fazendo seu
vizinho. Todos devem manter-se ocupados durante o tempo todo, fazendo, em cada
vez, coisas estúpidas e diferentes.
Durante este período vocês devem dar continuidade
ao grito dos macacos. “Todos devem estar num estado de confusão fazendo tolices
sem objetivos e dando ao mesmo tempo o grito dos macacos: - Goorruque,
goorruque, Hau, Hau, Goorruque”.
De repente o guia grita: - “Kaa!”. Os macacos ficam
gelados de horror, pois eles conhecem muito bem o seu pior e terrível inimigo,
e ficam “grudados” nos seus lugares.
O Lobinho que representa a cabeça de Kaa fica em pé
com os braços estendidos para frente, horizontalmente, polegares cruzados,
cabeça baixa entre os braços e balançando seu corpo, lentamente, para frente e
para trás. Ele dá o silvo e todos os macacos, sem querer, dão um passo à
frente. Ele aponta para um deles. A assustadora vítima rasteja entre suas
pernas abertas e está “engolido”, indo então formar fila, atrás do guia, tal
qual como no início da dança. Mais ou menos uma dúzia de macacos tem o mesmo
destino, e um atrás do outro, forma de novo o corpo de Kaa; os outros, andando
lentamente, em volta dela, vão entrando em forma, na retaguarda da fila. Quando
todos entram novamente na formatura, a cobra move-se, vagarosamente, formando
um circulo e deita-se então, para dormir após a pesada refeição. Logo que a
cabeça de Kaa acabou de fazer o círculo fechado, cada Lobinho deve dar passos
bem curtos.
O último Lobinho da cauda. Deita-se devagar e faz
pressão no ombro do que está na frente, que faz o mesmo com o outro, e assim
sucessivamente, até que todo o corpo de Kaa esteja deitado, exceto os três
primeiros. Estes três, guiados pela cabeça de Kaa, balançam por um momento a
cabeça, olhando em torno e ao longe, antes de finalmente deitar-se com o resto.
Dança de Tabaqui
Para a Dança do Tabaqui a Alcatéia se divide em
duas partes iguais: uma constituída de Tabaquis, cujo chefe representa
Shere-Khan; a outra metade são os Lobos e Mowgli está com estes.
Os Tabaquis e Shere-Khan representam a sua parte
antes, enquanto os Lobos estão deitados, esperando, no fim da sala ou pátio.
Os chacais fazem círculos em volta de Shere-Khan
que passeia orgulhosamente no centro, tem aspecto fanfarrão e parece desafiar
céus e terra para virem lutar com ele. Volta e meia exclama: “Eu sou o
Shere-Khan, o Tigre Rei!”.
E os chacais movendo-se em volta dele murmuram:
“Chacal, Chacal.”.
De repente, um Tabaqui, destaca-se do círculo,
aproxima-se humildemente de Shere-Khan e inclina-se reverente, e, pelas costas
do tigre, faz-l
Que espécie de gente nojenta, não é?
Atenção! Os Lobos estão se movimentando. Avançam
rapidamente sobre os Tabaquis e cada um deles arrasta um destes covardes. Quando
termina o tumulto, devido à resistência dos Tabaquis, e os Lobos com seus
prisioneiros estão de novo deitados e quietos. Shere-Khan, que fica um pouco
nervoso durante o tumulto, olha em volta, vê que está sozinho e então murmura.
“Sou de fato muito mais forte do que pensava” e grita “Eu sou o Shere-Khan, o
Tigre Rei!”.
Ele espera ser ouvido e temido pelos habitantes da
Jângal. Talvez o povo da Jângal acredite nele, mas Mowgli atravessa o campo,
lentamente, olhando fixamente para o fanfarrão, com os braços estendidos e com
o dedo apontado para ele.
Shere-Khan não suporta o olhar dominador do homem.
Amedronta-se, torna-se humilde, e, apesar de continuar a rosnar dizendo que é o
Tigre Rei, cada vez mais humilde, agacha-se até ficar covardemente estirado aos
pés de Mowgli.
A dança termina, a Alcatéia reúne-se para formar o
Círculo de Parada. Esta dança, de certo modo é difícil, mas vale a pena
tentá-la, pois com Lobinhos espertos pode-se tornar muito real e excitante.
Outros poderão certamente torná-la desinteressante, fazendo brincadeiras e não
procurando representar os papeis.
Lobinhos, o sucesso ou o fracasso desta dança
depende de uma coisa: ou você mostra que despreza, de vez, os traidores e
covardes, ou você não se deu ao trabalho de pensar.
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