Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 21 de outubro de 2017

Anotações de Baden-Powell – Número 2. Apenas basta sorrir!


Anotações de Baden-Powell – Número 2.
Apenas basta sorrir!

“Quando tudo vai mal e parece inclinado,
    A tornar-se pior e mais turvo a seguir,
   Não dê coices, nem grite e não fique afobado;
        Apenas basta sorrir.

           Quando alguém, a você, quer passar para trás.
              E tomar mais que a parte que lhe competir,
                Seja firme, gentil e paciente rapaz:
                  Apenas basta sorrir.
             
                     Mas se um dia você ficar “cheio“ demais
                       (certas vezes você ficará abafado)
                           Não podendo sorrir, não se irrite jamais
                              “Apenas fique calado”.
                  Do Livro o Caminho para o Sucesso. Baden Powell.

Boa disposição.
- A falta de riso significa falta de saúde. Deves rir tanto quanto puderes que te faz bem; por isso, sempre que puderes dar uma boa gargalhada ria à vontade. E faz rir os outros também quando puderes, visto que lhes faz bem. Se estiveres a sofrer, ou em apuros, faz por rir da tua dor ou das tuas preocupações; se te lembrares disto, e te obrigares a rir, vais ver que te faz realmente bem. Uma dificuldade deixa logo de ser uma dificuldade assim que te rires dela e a enfrentares.

- A vida do Escoteiro torna-o tão jovial que ele está sempre a sorrir. “Um sorriso leva duas vezes mais longe do que uma careta”. Uma palmada amigável nas costas é um estímulo mais poderoso do que uma picada de alfinete. Se olhares para um verdadeiro lobo, vê-lo-ás sempre de focinho franzido, como se estivesse a sorrir. Então, o lobinho também deve andar sempre sorridente. Mesmo que não te apeteça sorrir - e por vezes até podes ter vontade de chorar - lembra-te de que os lobinhos nunca choram. Com efeito, os Lobinhos sorriem sempre, e quando têm problemas ou estão com dores, quando estão em apuros ou em perigo, sorriem sempre e aguentam.

Nos Lobinhos, o sorriso do escoteiro deve ser um riso aberto. O riso neutraliza a maior parte dos defeitos das crianças e promove a alegre camaradagem e a abertura de espírito. O rapaz que muito ri pouco mente. Uma Escoteira anda sempre a sorrir e a cantar, dando alegria aos outros e a si mesma, especialmente em tempos de perigo, pois mesmo então nunca deixa de fazê-lo.
«Ri enquanto trabalhas» (lema sugerido para as Escoteiras)

Em geral, existe sempre um lado divertido até mesmo nas piores alturas. O bom humor é tão contagioso como o sarampo. Uma boa dose de riso é um banho para o cérebro. Com carácter e um sorriso, o rapaz vencerá os males que se lhe deparem no caminho. Há muito tempo, descobri por experiência própria quanta verdade existe no ditado; «Um sorriso e uma bengala ajudar-te-ão a atravessar todas as dificuldades que há no mundo»; e quando ganhei mais experiência, percebi que normalmente até se pode deixar a bengala em casa.

Se um rapaz se habitua a mostrar um semblante alegre quando vai pela rua, já faz muito. (Não nos esqueçamos de que ele adquire este hábito graças ao exemplo do seu Chefe). A sua atitude ilumina e torna mais felizes muitos dos que passam por ele, comparada com as deprimentes centenas de caras tristonhas com que também se cruzam. A alegria e a tristeza são tão contagiosa uma como a outra.
«Um sorriso é a chave secreta que abre muitos corações».

As Escoteiras nunca resmungam perante as dificuldades, nem refilam umas com as outras, nem se põem de má cara quando ficam de fora. Acho que nós, os Escoteiros, podíamos acrescentar mais uma às sete virtudes cristãs - concretamente, a boa disposição. Há uma divisa que afirma: “Sê bom, e serás feliz”. A minha versão é: “Sê bem disposto, e serás feliz”.

Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.

Nota de rodapé: - Hoje dia de reunião poucos irão ler agora a magnifica interpretação de Baden-Powell sobre a alegria e o riso. Sei que quando saírem da reunião na primeira oportunidade irão ler. Vale a pena. BP foi um homem além do seu tempo. Em tudo que fez e criou. “Sê bem disposto, faça uma boa ação e serás feliz”.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário