Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 23 de junho de 2018

Os amigos de Lord Baden-Powell. Frederick Russell Burnham.


Os amigos de Lord Baden-Powell.
Frederick Russell Burnham.

Frederick Russell BurnhamDSO, nasceu em Tivoli, MinnesotaEstados Unidos, dentro do território sioux, a 11 de maio de 1861 e morreu em Three Rivers, California, a 15 de setembro de 1947. Foi um explorador militar estadunidense, ou norte-americano, um Major e o Chefe dos Scouts sob ordens de Lord Roberts durante a Segunda Guerra Boer, e um grande viajante. Ficou conhecido pelos serviços prestados no exército colonial britânico e por ter ensinado woodcraft (escotismo) a Robert Baden-Powell, sendo está uma das influências mais notaveis do fundador do escotismo. Burnham começou na atividade aos 14 anos e foi um perito rastreador de índios no Velho Oeste. A amizade entre os dois resultou anos depois na formulação didática do escotismo.

Após a pacificação do Velho Oeste, em 1893, Burnham partiu para África do Sul para lutar nas guerras coloniais britânicas e lá conheceu Baden-Powell. Tal como Burnham, Baden-Powell era um batedor militar. Depois de servirem juntos na Campanha dos Matabeles em 1896, Baden-Powell começou uma amizade e tornou-se um amigo eterno e admirador de Burnham. Foi nesta guerra que Burnham introduziu Baden-Powell ao ponto de ebulição a maneira do Oeste americano e do woodcraft, e foi aquí que ele usou seu chapéu Stetson e Lenço escoteiro pela primeira vez. No seu livro Correndo Riscos (Taking Chances), de 1944, descreve aquele primeiro encontro quando ele e Baden-Powell exploraram as Colinas de Matobo. Descreve também um pouco conhecido e interessante acontecimento histórico, com a dedicação do Monte Baden-Powell nas Sierras, em 1931. A dedicação do Monte Burnham nas Sierras foi em 1951.

 Uma das batalhas mais notáveis a Primeira Guerra de Matabele foi o Shangani Patrol em dezembro de 1893 na qual um grupo de 34 soldados da Companhia Britânica foi emboscado por mais de 3.000 guerreiros. Um dos três sobreviventes do grupo foi Burnham. Os membros da patrulha, particularmente Major Allan Wilson e Captain Henry Borrow, foram elevados após ao status de heróis nacionais, representando o empenho diante de insuperáveis dificuldades. O aniversário da batalha tornou-se feriado na Rodésia dois anos depois. Um filme de guerra retratando o evento, Shangani Patrol, foi produzido em 1970.

Lovat Scouts
Foi durante a Segunda Guerra Boer(1899-1902) que a necessidade de ter unidades mais especializadas ou forças especialies se tornou mais aparente. Unidades de batedores tais como os Lovat Scouts (Os Escoteiros Lovat), um regimento das Terras Altas da Escócia especializado em táticas militares. Lovat Scouts foi criado em 1900 composto de unidades escocesas formadas por Joseph Simon Fraser, o 14º Lord Lovat, um lorde britânico, e a unidade foi comandada pelo Major Frederick Russell Burnham.

Quando a guerra acabou, os escoteiros Lovat foram desmantelados, mas se reuniram novamente apenas um ano mais tarde, desta vez em dois regimentos. Ambos viram muita ação durante a Primeira Guerra Mundial. Por esta altura, eles já haviam se estabelecido como alguns dos melhores olheiros do mundo, mas também começaram a se especializar como snipers (ou atiradores de elite, como eram chamados na época). Eventualmente, isso levou à formação, em 1916, da primeira unidade de franco-atiradora da história do exército britânico. O aparelho em si não durou muito tempo, uma vez que foi considerado muito pequeno para funcionar efetivamente como uma entidade independente.

Monte Burnham
Monte Burnham é uma homenagem ao Major Burnham é um pico localizado na Serra de San Gabriel, no estado americano da Califórnia, próximo da cidade de Wrightwood. O nome atual foi oficializado em 1951, durante uma cerimônia comemorativa. Como símbolo da amizade, desde 1936 a montanha ao lado é chamada Monte Baden-Powell. Major Burnham foi quem decidou homenagear Robert Baden-Powell, dando ao monte o nome dele. Entre os dois havia uma grande amizade e Baden-Powell era um grande admirador de Burnham.

Nota – Baden-Powell deve muito aos seus amigos que o ajudaram a dar forma ao movimento Escoteiro. Ele nunca escondeu isso de ninguém e Frederick Russell Burnham foi um deles que lhe mostrou os caminhos de como praticar o escotismo na sua forma aventureira. Sua vida foi sempre cheia de supresas e Burnham até seus ultimos dias nunca esqueceu o amigo Lord Robert Baden-Powell.

2 comentários:

  1. Vanessa Lucena Gomes4 de agosto de 2023 às 18:40

    Excelente. Deus o tenha em excelente lugar chefe Osvaldo.

    ResponderExcluir