Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Um novo mundo para viver.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Um novo mundo para viver.

Mundo ou meu país? Ele agora é democrático. Tem liberdade demais. Tudo aqui pode e os outros já não nos servem de exemplos. Aqui pode tudo. O jovem tem direitos que muitos países de primeiro mundo não têm. Se ele quiser morar na rua pode. Se ele quiser se drogar pode. O tal de ECA (estatutos da criança e do adolescente) permite direitos que diferente de outros aqui o adulto, a autoridade e os pais se disserem o contrário se vai preso, admoestado, e olhado pelos amigos e vizinhos com cara de mau. Aqui pode falar palavrão a vontade. Tente proibir e você vai se arrepender para o resto da vida.

E as crianças? Gritam de tudo em todo lugar, Viad... Porr... Filho da P... Caral... e isto agora é normal. Gritam em baladas, em jogos, no cinema e tem muitos que gritam em sua própria casa! Mas isso pode, porque não? Se mamãe e papai não corrigir quem vai corrigir? E se mamãe e papai também usarem dessas palavras chulas quem vai dizer o contrário? Quantas vezes vemos aqui postagens cheias de palavras obscenas escritas por adultos? Se você reclama recebe o troco: “vá se fod...”. Soube que tem um lugar preferido para os escoteiros dizerem o que pensam nos encontros nacionais. Ops! Sem desmerecer o Jamboree, acredito que lá todos serão anjos... Quem viver verá!

Outro dia vi na TV os jovens da Tailândia. Educados, prestativos, dando as mãos aos mais novos para atravessar a rua. E os que se salvaram na Caverna? Que calma, que disciplina, sem reclamações, aguardando sua hora. E no hospital? Putz! Que lugar limpo, bem conservado e eles saudando com educação. Nos países mais avançados ainda se briga pela educação dos jovens e a disciplina. Claro tem alguns que ainda mantém o manto da impunidade, mas são poucos. Aqui se um jovem mata, estupra rouba ele fica um ou dois anos na Fundação Casa ou algum parecido. O ECA está aí para ser obedecido.

ECA? A Escoteiros do Brasil dá mais importância ao ECA em cursos que em atividades técnicas. Insígnias recebem seu lenço sem entender nada de Sistema de Patrulhas, aprender fazendo e técnicas mateiras. Errado? Sei lá! Meu pai e minha mãe quando jovem me corrigiram fisicamente. Meu pai puxou minha orelha, minha mãe palmadas. Hoje? Eles iriam preso. E eu? Não sou ouvido? Não posso dizer que valeu? Pois é, o escoteiro pode tudo na mente dos dirigentes. E os pais? Alguns só entram para vigiar seus filhos se estão ou não recebendo uma boa educação escoteira.

A Própria EB exige tanto e nem dá bola para o escoteiro. Consulta as bases? Isso passou longe. Menino não fala, não comenta só os “meninos” de 17 a 23 anos que tem sua organização para falar. Mas eles falam? Acho que estamos carente de exemplos. Exemplos de chefes dignos mostrando aos seus escoteiros que a Lei e a Promessa não são para um dia só. Tem cada exemplo de assustar. Tem Chefe que faz questão de dizer que ele faz o que achar certo, não tem de dar satisfação a ninguém. Repete como se fosse papagaio que ele é o bom, se alguém quiser sair no tapa ele topa. Exemplo? Sei não.

Vamos ver se o Jamboree em Barretos tem exemplos para dar e vender. Muitos estão lá para se divertirem e aprenderem na escola de Baden-Powell. Quem sabe ele estará lá em espirito?

Bom campo e boa caçada são meus desejos a todos jamborianos.

Nota – Apenas uma crônica sobre o adolescente. Não são todos apenas alguns que por saberem ser imputáveis agem como se não tivessem nenhuma responsabilidade com ninguém. O palavrão corre solto e onde iremos parar no futuro? Que exemplo estamos dando para nossa juventude?

Nenhum comentário:

Postar um comentário