O Chefe Escoteiro – por Lord Baden-Powell Of Gilwell.
O menino. (parte II).
Prefácio:
- Segunda e última parte do artigo de Baden-Powell publicado aqui no domingo
onde ele comenta sobre o menino escoteiro e a responsabilidade dos chefes.
Lembre-se
que o menino, ao entrar, quer começar a espiar imediatamente; assim não
entorpecer seu entusiasmo por muito explicação preliminar em primeiro lugar.
Conhecer seus desejos por jogos e práticas de escotismo, e incutir detalhes
elementares pouco ao pouco depois, como você vai.
“Apesar
dos professores e pais, os meninos permanecem leais ao seu próprio mundo".
Eles obedecem a seu próprio código, embora seja um código bem diferente daquele
que é ensinado a eles em casa e na sala de aula. Eles de bom grado sofrem martírio
nas mãos de adultos incompreensíveis, em vez de ser falso para o seu próprio
código.
“O
código do professor, por exemplo, é a favor do silêncio e da segurança e decoro".
O código dos meninos é diametralmente oposto. É a favor de ruído e risco e
excitação.
“Diversão,
luta e alimentação"! Estes são os três elementos indispensáveis do mundo
do menino. Estes são básicos. Eles são o que os meninos são sinceros sobre; e
eles não estão associados com professores nem livros escolares. “De acordo com
a opinião pública em Boydom, sentar-se durante quatro horas por dia em uma
escrivaninha dentro de casa é um desperdício de tempo e luz do dia".
Alguém já conheceu um garoto - um menino normal e saudável, que implorou ao pai
que lhe comprasse uma mesa? Ou alguém já conheceu um menino que estava correndo
ao ar livre?
Vá e
pleiteie com a mãe dele para poder sentar-se no desenho sala? "Certamente
não". Um menino não é um animal de mesa. Ele não é um animal sentado. Nem
ele é um pacifista nem um crente em segurança primeiro, nem um verme-livro, nem
um filósofo. Lembre-se que o menino, ao entrar, quer começar a espiar
imediatamente; assim não entorpecer seu entusiasmo por muita explicação
preliminar em primeiro lugar. Conhecer seus desejos por jogos e práticas de
escotismo, e incutir detalhes elementares pouco depois, como você vai.
“Ele
é um menino - Deus o abençoe até a borda de diversão e luta e fome e audácia
atrevida e barulho e observação e excitação". Se ele é não, ele é anormal.
“Deixe a batalha continuar entre o código dos professores e o código de os
meninos". Os meninos vão ganhar no futuro como fizeram no passado. Um
pouco vai se render e ganhar as bolsas, mas a grande maioria vai persistir em
rebelião e crescer para serem os homens mais capazes e mais nobres da nação.
“Não
é verdade, por uma questão de história, que Edison, o inventor de mil patentes,
foi enviado para casa por seu professor da escola com uma nota dizendo que ele era
"muito estúpido para ser ensinado"? “Não é verdade que tanto Newton
quanto Darwin, fundadores da ciência método, ambos foram considerados como
blockheads por seus professores da escola"?
“Não
existem centenas de tais casos, nos quais o duffer do A sala de aula tornou-se
útil e eminente mais tarde na vida? E isso não prova que nossos métodos atuais
falham em desenvolver as aptidões dos meninos? “Não é possível tratar meninos
como meninos? Não podemos adaptar a gramática e história e geografia e
aritmética para as exigências do menino de mundo? Não podemos interpretar nossa
sabedoria adulta na linguagem da infância?
“Afinal,
o menino não está certo em manter seu próprio código de justiça e conquista e
aventura"? “Ele não está colocando ação antes de aprender, como deveria
fazer"? Ele não é realmente um trabalhador pouco surpreendente, fazendo as
coisas por conta própria, por falta de inteligente Liderança?
“Não
seria muito mais direto ao ponto se os professores fossem, por um tempo, para
se tornarem os alunos e para estudar a maravilhosa vida de menino que eles são no
presente tentando em vão refrear e reprimir"? "Por que empurrar
contra o fluxo, quando o fluxo, afinal, está sendo executado a direção certa"?
“Não
é hora de adaptarmos nossos métodos fúteis e trazê-los para harmonia com os
fatos"? Por que deveríamos persistir em dizer tristemente, "garotos serão
meninos”, em vez de regozijar-se com a energia e coragem maravilhosas e iniciativa
de infância? E qual tarefa pode ser mais nobre e mais agradável para um
verdadeiro professor do que para guiar as forças selvagens da natureza menino
alegremente ao longo em caminhos de serviço social?
Como
Chefe Escoteiro, você vai encontrar desapontamentos e contratempos. Seja
paciente. Mais pessoas arruínam seu trabalho e suas carreiras por falta de paciência.
Você terá que suportar pacientemente com críticas irritantes e laços
burocráticos, mas sua recompensa virá. A satisfação vem com o dever cumprido e ter
desenvolvido nos meninos uma vida diferente. É uma recompensa que não pode ser estabelecida
por escrito. O fato de ter trabalhado para evitar erros da nossa juventude, dá
ao homem o conforto que ele fez algum por seu país, e isto por mais humilde que
seja sua posição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário