Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

O Chefe Escoteiro – por Lord Baden-Powell Of Gilwell. O menino. (parte II).



O Chefe Escoteiro – por Lord Baden-Powell Of Gilwell.
O menino. (parte II).

Prefácio: - Segunda e última parte do artigo de Baden-Powell publicado aqui no domingo onde ele comenta sobre o menino escoteiro e a responsabilidade dos chefes.

Lembre-se que o menino, ao entrar, quer começar a espiar imediatamente; assim não entorpecer seu entusiasmo por muito explicação preliminar em primeiro lugar. Conhecer seus desejos por jogos e práticas de escotismo, e incutir detalhes elementares pouco ao pouco depois, como você vai.

“Apesar dos professores e pais, os meninos permanecem leais ao seu próprio mundo". Eles obedecem a seu próprio código, embora seja um código bem diferente daquele que é ensinado a eles em casa e na sala de aula. Eles de bom grado sofrem martírio nas mãos de adultos incompreensíveis, em vez de ser falso para o seu próprio código.

“O código do professor, por exemplo, é a favor do silêncio e da segurança e decoro". O código dos meninos é diametralmente oposto. É a favor de ruído e risco e excitação.

“Diversão, luta e alimentação"! Estes são os três elementos indispensáveis do mundo do menino. Estes são básicos. Eles são o que os meninos são sinceros sobre; e eles não estão associados com professores nem livros escolares. “De acordo com a opinião pública em Boydom, sentar-se durante quatro horas por dia em uma escrivaninha dentro de casa é um desperdício de tempo e luz do dia". Alguém já conheceu um garoto - um menino normal e saudável, que implorou ao pai que lhe comprasse uma mesa? Ou alguém já conheceu um menino que estava correndo ao ar livre?

Vá e pleiteie com a mãe dele para poder sentar-se no desenho sala? "Certamente não". Um menino não é um animal de mesa. Ele não é um animal sentado. Nem ele é um pacifista nem um crente em segurança primeiro, nem um verme-livro, nem um filósofo. Lembre-se que o menino, ao entrar, quer começar a espiar imediatamente; assim não entorpecer seu entusiasmo por muita explicação preliminar em primeiro lugar. Conhecer seus desejos por jogos e práticas de escotismo, e incutir detalhes elementares pouco depois, como você vai.

“Ele é um menino - Deus o abençoe até a borda de diversão e luta e fome e audácia atrevida e barulho e observação e excitação". Se ele é não, ele é anormal. “Deixe a batalha continuar entre o código dos professores e o código de os meninos". Os meninos vão ganhar no futuro como fizeram no passado. Um pouco vai se render e ganhar as bolsas, mas a grande maioria vai persistir em rebelião e crescer para serem os homens mais capazes e mais nobres da nação.

“Não é verdade, por uma questão de história, que Edison, o inventor de mil patentes, foi enviado para casa por seu professor da escola com uma nota dizendo que ele era "muito estúpido para ser ensinado"? “Não é verdade que tanto Newton quanto Darwin, fundadores da ciência método, ambos foram considerados como blockheads por seus professores da escola"?

“Não existem centenas de tais casos, nos quais o duffer do A sala de aula tornou-se útil e eminente mais tarde na vida? E isso não prova que nossos métodos atuais falham em desenvolver as aptidões dos meninos? “Não é possível tratar meninos como meninos? Não podemos adaptar a gramática e história e geografia e aritmética para as exigências do menino de mundo? Não podemos interpretar nossa sabedoria adulta na linguagem da infância?

“Afinal, o menino não está certo em manter seu próprio código de justiça e conquista e aventura"? “Ele não está colocando ação antes de aprender, como deveria fazer"? Ele não é realmente um trabalhador pouco surpreendente, fazendo as coisas por conta própria, por falta de inteligente Liderança?

“Não seria muito mais direto ao ponto se os professores fossem, por um tempo, para se tornarem os alunos e para estudar a maravilhosa vida de menino que eles são no presente tentando em vão refrear e reprimir"? "Por que empurrar contra o fluxo, quando o fluxo, afinal, está sendo executado a direção certa"?

“Não é hora de adaptarmos nossos métodos fúteis e trazê-los para harmonia com os fatos"? Por que deveríamos persistir em dizer tristemente, "garotos serão meninos”, em vez de regozijar-se com a energia e coragem maravilhosas e iniciativa de infância? E qual tarefa pode ser mais nobre e mais agradável para um verdadeiro professor do que para guiar as forças selvagens da natureza menino alegremente ao longo em caminhos de serviço social?

Como Chefe Escoteiro, você vai encontrar desapontamentos e contratempos. Seja paciente. Mais pessoas arruínam seu trabalho e suas carreiras por falta de paciência. Você terá que suportar pacientemente com críticas irritantes e laços burocráticos, mas sua recompensa virá. A satisfação vem com o dever cumprido e ter desenvolvido nos meninos uma vida diferente. É uma recompensa que não pode ser estabelecida por escrito. O fato de ter trabalhado para evitar erros da nossa juventude, dá ao homem o conforto que ele fez algum por seu país, e isto por mais humilde que seja sua posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário