Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Conversa ao Pé do fogo. A Promessa...



Conversa ao Pé do fogo.
A Promessa...

Prefácio: - “Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possível para: - Cumprir o meu dever para com Deus e a Minha Pátria. Ajudar o Próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a Lei do Escoteiro”!

              Lá estava ele, o Chefe Nolasco naquele curso Escoteiro que nunca esqueci a dizer o que entendia como promessa escoteira. Copiei. Anotei. Não tirei uma vírgula sequer. Ele disse:

                     Caros chefes, a promessa é uma força, uma direção que você dá ao seu esforço. E o esforço lhe conduzirá de esforço em esforço, através da vida até a meta que você se propôs.

A promessa é uma força.
                Quando você a tiver apresentada, você não será melhor, mas mais forte. E se em algum dia lhe acontecer de não saber bem se uma coisa pode ou não ser feita, você se lembrará de que, em uma noite, perante um fogo tranquilo, na hora nas quais as luzes se atenuam e os barulhos diminuem, no meio de companheiros que tinham o seu mesmo ideal, você prometeu de servir a Deus, e então não mais hesitará. Saberá se aquela coisa poderá ou não ser feita.

A promessa é uma força.
              Nem sempre você estará tão bem disposto quanto hoje. Você nem sempre terá esta alegria transbordante e esta calma serenidade, porque na vida há tempestade, grande cansaço, desprazeres dos jovens e tristezas provenientes dos adultos, improvisadas incertezas. Então, talvez, uma triste manhã de um triste dia você se dirá: “Mas porque tudo isso?”.

              E, você se lembrará de que, em uma noite, perante um fogo tranquilo, na hora nas quais as luzes se atenuam e os barulhos diminuem, no meio de companheiros que tinham o seu mesmo ideal, você prometeu de servir a Deus e a Pátria. Não mais dirá “Mas porque tudo isso?”, mas visto que você só tem uma palavra, porque a sua alma é simples e reta, porque você não pode servir a dois senhores, nem obedecer a duas leis que se opõem você se manterá fiel a sua Promessa, servirá a Deus, ajudará ao próximo e obedecerá a Lei.

A promessa é uma força.
            Outros a mencionaram antes de você. Mas é sempre a mesma coisa, a mesma disciplina a qual você se impõe voluntariamente, a mesma obediência, e o mesmo serviço que se escolhe livremente. Livremente você chegou até nós. Assim como livremente caminhou nas nossas fileiras. Conhece os escoteiros assim como lhes conhece a deles a Lei, o ideal: você então sabe que deve ser um jovem simples e forte, ativo e alegre. Você sabe que deverá ser um homem simples e forte, ativo e sereno.

Você sabe tudo quanto acima e deseja que assim seja. Então, perante este fogo tranquilo venha pronunciar a sua Promessa:

- “Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possivel para: - Cumprir o meu dever para com Deus e a Minha Pátria. Ajudar o Próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a Lei do Escoteiro”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário