Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. As esperanças não morrem jamais.



Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
As esperanças não morrem jamais.

Bình Lê Đình é meu amigo no Facebook. Assíduo nos meus contos sempre com uma palavra de carinho. Bình Lê Đình é natural de um país asiático. Não tenho certeza, mas acho que é o Vietnam. Tentei saber qual sua cidade, mas na sua página não constava. Bình Lê Đình é um escoteiro nato, orgulha de ser um Badeniano e tem princípios da melhor cidadania escoteira.

Porque escrevo tudo isso? Porque sou um velho orgulhoso do que sou e sempre mantive a fleuma que os meus chefes esperavam de mim ao vestir o uniforme. Sempre acreditei que devíamos ser um espelho para a juventude. Aprendi isso com meu Chefe e meu Balu. Não importava onde, mas sempre tínhamos de nos manter limpo, com boa apresentação. Desculpas não eram aceitas!

Pois bem, Bình Lê Đình vem publicando uma série de fotos de escoteiros e escoteiras a maioria asiáticos, mas também de outros países. Dá gosto ver as fotos. Garbo e apresentação com espírito escoteiro. Uniforme exemplar, transpirando orgulho e que deveria ser imitado.

Sou velho gagá para dizer isto. Muitos já se ajustaram com as mudanças. Os novos lideres impuseram suas escolhas sem consulta, e os novos acreditam que deva ser assim. Um Chefe dos novos comentou que não é o uniforme que faz o escoteiro. Deveriam acrescentar que é o escoteiro quem faz o uniforme. Estamos passando por uma fase de mudanças e os velhotes escoteiros como eu se sentem deslocados, fora de sintonia. Mas quem está certo?

Seria a tal liberdade de escolha? Novos tempos? Um lenço uma cueca ou uma calcinha e está devidamente apresentado como escoteiro? Desculpe a galhofa, mas se o lenço representa a nossa característica Badeniana para que as demais peças do uniforme? Vejo muitos com camisetas e lenço. Quantas mudanças, quantas voltas no mundo. Tem futuro? Não estarei aqui para contradizer.

Antes só podia colocar o lenço quem fizesse a promessa e estivesse devidamente uniformizado. E era cobrado com rigor. Hoje? Camisa fora da calça, meia de qualquer cor, chapéu a critério do Chefe, postura do lenço conforme escolha. Dizem que água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Quem sabe daqui a alguns anos a população vai dizer: São escoteiros. E lá vão eles um punhado de lenço no pescoço e sandália de dedo vestidos a escolha do freguês. Vá saber!

Já vi até alguns com o uniforme que chamo de tradicional e que alguns não concordam o caqui e com a camisa fora da calça. Vale tudo. Já vi chapéu de boiadeiro, chapéu texano. Chapéu australiano e outro dia um com um lenço amarrado na cabeça à moda indiana. Vale tudo.

Sei que muitos tem explicações a dar. Cada um tentando dar seu testemunho da maneira de vestir a vestimenta. Podem estar certo na interpretação, mas me desculpem. A comunidade não pensa assim. Sou testemunho de muitos que assistindo desfiles ficaram abismados com a apresentação. Se isto está certo continuaremos a ser os eternos desconhecidos do Escotismo no Brasil.

Parabéns Bình Lê Đình. Você está dando uma aula de postura, de garbo, de apresentação de valores... Ops! Peço desculpas aqueles que adotaram a vestimenta. Aplaudo os que estão bem trajados, ou melhor, uniformizados, dando exemplo e fazendo um marketing a altura da nossa apresentação escoteira. Quem sabe um dia nossos dirigentes vão ver que a sociedade como um todo não vê com bons olhos esta apresentação que alguns defendem. Aguardemos o futuro. Quem sabe vão aprender a consultar e pedir sugestões?

Ah! Nova safra, novos chefes! Velhos uniformes, novas vestimentas e novas escolhas... Velhos como eu e novos como Bình Lê Đình e alguns poucos Velhos Lobos ainda não se esqueceram de que a apresentação é nossa maior marca, é nosso maior marketing. Hoje somos eternos desconhecidos pela sociedade brasileira e quem sabe uns dias aqueles que hoje acreditam na modernidade, nesta liberdade de escolha vistam algum apresentável se orgulhando do seu uniforme ou vestimenta.

Parabéns Bình Lê Đình. Bom ver você dando exemplo a esta juventude e chefes em todo o mundo principalmente no meu país o Brasil que tanto precisa aprender e acreditar que o escotismo é uma forma de apresentação individual.

“Escoteiros”! Lobos! Seniores! Pioneiros! Chefes! Se preparem a inspeção já vai começar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário