Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Mensagens de Baden-Powell. Pensamentos de BP sobre a religião.



Mensagens de Baden-Powell.
Pensamentos de BP sobre a religião.

Prólogo: - Um dia me perguntaram qual a religião de BP. Vejamos: Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, era filho do Reverendo H.G Baden-Powell, Ministro da Igreja Anglicana. Portanto, ele era anglicano, aliás, como a maioria das famílias aristocratas da Inglaterra eram.

Orações.
- É hábito excelente pedirmos também pelos outros. Por exemplo, ao ver partir um comboio, peçamos a Deus por todos os que nele viajam. O rapaz deve aprender a rezar e não a recitar orações. Outra sugestão que lhe dou é que desenvolva o hábito de agradecer a Deus, ou rezar em ação de graças, em todo e qualquer momento por qualquer pontinha de felicidade que possa ter sentido, como, por exemplo, um dia agradável, um bom jogo, etc. (e não simplesmente por uma boa refeição).

- Deste modo, a oração e a comunhão com Deus tornam-se um hábito de vida em vez de uma formalidade reservada a ocasiões bem determinadas e feita com palavras caras de que o rapaz só compreende uma parte. Deixemos que as orações nasçam do coração, e não que sejam ditas de cor.

- Os princípios fundamentais em que pessoalmente prefiro basear as orações são os de estas serem curtas, exprimidas em linguagem simples, e tendo por base uma ou duas ideias: - agradecer a Deus pelas bênçãos ou alegrias recebidas; - pedir proteção moral, força ou conselhos para fazer algo por Deus, em contrapartida. Uma cerimônia religiosa própria de Escoteiros deve ter tanto efeito nos rapazes como qualquer cerimônia realizada na igreja, desde que, ao realizá-la nos lembremos de que os rapazes não são homens adultos, e avancemos ao ritmo dos mais novos e mais incultos de entre os presentes.

- Não confundamos tédio com reverência, nem nos convençamos de que gera religiosidade. Deve o Chefe ouvir quando sentir que os jovens estão em duvidas quanto às inclinações ou ao seu caráter. Pode em grande parte conhecê-los escutando. Em geral, quando o Chefe tem falta de ideias, não imponha aos Escoteiros atividades que, em sua opinião, estes devam apreciar; deve, antes, descobrir, ouvindo-os ou interrogando-os, que atividades mais os atraem, e verificar até que ponto as pode pôr em prática.

- se forem de molde a beneficiar o rapaz. Perguntai ao rapaz. Esta sempre foi à fórmula mais conhecida para lidar com qualquer vulgar dilema da vida quotidiana. Da mesma forma, quando estiverdes em dúvida quanto à melhor maneira de lidar com o rapaz e educá-lo, poupareis tempo, preocupações e trabalho de reflexão e de observação se, em vez de estudardes volumes de Psicologia, consultardes a maior autoridade na matéria - o próprio rapaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário