Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

BOAS AÇÕES, GRANDES RESULTADOS




Pequenas (Boas) Ações, Grandes Resultados!

(desculpem o plágio de grandes empresas pequenos negócios)

Sobre as boas ações

Não sei se hoje as boas ações são presentes nos programas escoteiros como no passado. Será que os chefes ainda lembram aos jovens sobre boas ações? O que os jovens dizem? Será que isto já é ultrapassado na vida da tropa ou da Alcateia? Mas só falar e comentar sem ir a fundo da questão?

Vejamos – No passado quando fazíamos a inspeção, perguntávamos a cada jovem a viva voz se ele tinha feito sua boa ação. Bastava ele dizer sim ou não. Na reunião de Patrulha ela decidia qual a melhor e mais marcante. Na inspeção final era comentada pelo Escoteiro que a fez. (confiávamos no Escoteiro e sempre lembrávamos que o escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que sua própria vida).

No cerimonial de bandeira, o Escoteiro com a melhor boa ação era ovacionado com uma palma escoteira.

Porque isto? Ora, se desejamos formar jovens para uma perfeita integração na sociedade, para que ele seja capaz tanto de participar como colaborar com todos, nada mais natural que desenvolver nele desde o início o hábito da boa ação.

Fico em dúvida se ainda fazem isso nas reuniões de tropa ou alcateia. Claro, sem esquecer também a boa ação coletiva da patrulha. Era estimulada sua realização pelo menos uma vez por mês. No passado isto era feito antes da reunião. A patrulha se reunia em local determinado (tinha planejado durante a semana o que fazer, quando e onde) e desenvolvia uma boa ação que era sempre admirada pelos adultos do bairro, e com isto angariando simpatias, fazendo com que ficássemos mais conhecidos e os escoteiros eram sempre comentados como exemplo.

 E a boa ação da tropa? A cada seis meses e a do Grupo Escoteiro anualmente. Muito? Risos. Não sei. Mas aqueles que participaram deram o valor ao que aprenderam e hoje vivem em comunidade ajudando e sendo ajudados. E sempre acreditei que era uma das melhores formas de fazer proselitismo e Marketing

Quem sabe, não tenho certeza, mas acho que hoje estamos sendo motivo de depreciação por parte de autoridades e da na imprensa, simplesmente porque não estamos presentes como deveríamos estar. Li em algum lugar que agora somos considerados no domínio da Educação, como atrasados e ineficazes. Isto não é verdade, mas como provar ou mostrar o contrário? Só com atividades escoteiras bem planejadas podemos atingir a meta que mudará tudo ao nosso respeito.

 A moeda da boa ação, o nó no lenço, ou no bolso, era motivo de orgulho para nós escoteiros. Ajudar a velhinha a atravessar a rua hoje é motivo de piadas, mas de grande orgulho para nós. Isto desapareceu? Não vale mais? Vocês podem responder. Se estão fazendo, se estão incutindo na mente dos seus jovens a importância da boa ação, então o caminho para o sucesso está sendo percorrido.

Boas ações, grandes resultados! Se ainda não está fazendo, convido a você para começar já. E depois vão ver que os resultados foram mais do que os esperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário