Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 12 de fevereiro de 2012

VOCÊ JÁ TEVE ESTE TIPO DE PROBLEMA?



Você já teve este tipo de problema?

Era um acampamento de cinco dias. Após a cerimônia de bandeira e a entrega das bandeirolas de eficiência do dia, Conrado pediu a Jerônimo que logo após o tempo livre do almoço o procurasse. Jerônimo era o monitor da Tigre. Um ano que tinha sido eleito. Quatro patrulhas acampadas. Todas com sete membros. Mas desde a chegada a patrulha Tigre estava se distanciando das outras.

Jerônimo chegou ressabiado. Deixou Valério o sub no comando. Laurindo o cozinheiro sabia o que ia fazer para o almoço. Procurou o chefe Conrado. Sempre Alerta chefe! Monitor da Tigre se apresentando. Sempre Alerta Jerônimo! Sente-se. Jerônimo sentou no banco em frente à barraca do chefe. Eles tinham seu campo separado. Faziam suas mesas, seus toldos e a própria comida no seu fogão suspenso. Eram três, mas sempre cozinhavam para eles.

Meu amigo, sua patrulha estava ficando para trás. Desde que chegamos nem o terceiro lugar. Alguma coisa que eu não saiba? Jerônimo abaixou a cabeça. Olha chefe, o senhor me conhece. Não gosto de reclamar. Tentei tudo com o Mario Julio. Até comentei mês passado com o senhor. É um bom escoteiro. Entusiasmado. Lê tudo que aparece de escotismo. Mas está apático. Não presta atenção. Neste acampamento quase não ajudou a patrulha. Fica olhando os pássaros, tentando saber o que dizem. Pega seu caderninho e anota. Agora deu para correr atrás das borboletas. Disse que quer saber onde dormem.

Entendi Jerônimo. Acho que esta deve ser a causa. Porque não pensa em alguma coisa? Já pensei chefe. Conversei, falei disse se ele queria outra função que não escriba e nada. Vamos fazer uma coisa, posso sugerir? Disse o chefe Conrado. Claro que sim chefe. Bem, faremos o seguinte, hoje tarde tinha um jogo de ataque e defesa. Meio forte. Vou mudar. Faremos um sobre a “busca da Borboleta Encantada”. A patrulha que conseguir desenhar e descrever o maior número de borboletas e saber imitar pelo menos cinco pássaros será a campeã.

Não precisamos dizer quem ganhou. A Tigre empatou com as demais. Não ganhou a eficiência geral no ultimo dia, mas não fez feio. Muitas vezes temos as soluções simples para um problema complexo. Basta pensar e ver como será o resultado. Se for o que se pretende ponha em Prática. Apitar, formar, jogar e palestrar é fácil, o chefe escoteiro tem de ir muito mais além. Assim como os monitores devem conduzir sua própria patrulha, o chefe também conduz seus monitores e sua tropa.

“Conduza com o próprio remo a sua canoa”
Baden Powell 

Nenhum comentário:

Postar um comentário