Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

UMA MEDALHA PARA DONA SARITA SILVA



Uma medalha para Dona Sarita Silva

Dona Sarita Silva. Cabelos brancos, morena, ou clara não sei bem, um sorriso no rosto, algumas rugas, olhos profundos, nem alta nem baixa, um vigor de dar inveja a muitos no Grupo Escoteiro. Claro, estou falando de uma senhora que não é Escotista. Nunca foi. Ela é uma das pioneiras no grupo. Como apareceu poucos se lembram. Mas está lá. Firme como uma rocha.

Apareceu assim do nada, sorrindo, dizendo que veio ajudar. Ela limpa a sede, corre ao lado dos chefes, sempre perguntando – Tem algum que possa fazer? E quando o grupo vai fazer alguma festividade, visando melhorar as finanças do grupo? Lá esta Dona Sarita Silva. Um baluarte. Uma força. Muitos não sabem a importância no grupo de Dona Sarita Silva. Afinal ela não veste o uniforme. Nunca fez um curso na vida. Todos acham que ela é a faxineira!

Nas atividades extra sede, tais como acantonamentos dos lobinhos, Dona Sarita Silva sempre está presente. Quando na volta de acampamentos por motivo de força maior (chuva etc.) ela vai até a sede com as patrulhas ajudar na limpeza. Se o grupo precisa fazer um cafezinho para visitantes, claro é Dona Sarita Silva que faz tudo. Sem esquecer as feijoadas e milhares de outras coisas. Dificilmente ela dá ideias. Não é para isso que está ali. Seu lema é Servir!  

Ela acho eu, é uma senhora humilde, que está junto a nós todos os sábados e a noite também se precisarmos dela. Para dizer a verdade não tem hora nem dia que ela recuse um pedido nosso. Inclusive seu valor é tanto que nem a colocam no registro do grupo. Registrar para que? Alguns de nós nem sabe onde ela mora. Muitos desconhecem que ela não tem filhos no grupo. Pode até ter tido, mas deve ter sido há muito tempo atrás.

Interessante que Dona Sarita Silva é uma das primeiras a chegar. Quando chega depois da hora nos procura e pede desculpas. Desculpas? Isso mesmo. Muitas vezes ninguém se lembra dela, até o dia que ela não aparece. Ai sim. Onde está Dona Sarita Silva? Podem alguns perguntar. Muitas vezes não a convidam para o cerimonial de bandeira. Afinal ela não é chefe. Não tem nada a fazer ali.

Um dia alguém se lembrou do seu trabalho. Pediu e insistiu para que ela recebesse uma medalha de gratidão. Foi um custo. Os dirigentes que decidem disseram: - Quem é Sarita? É escoteira? O que faz? Tem ficha modelo 120? A Diretoria do Grupo Sabe disso? Tem Ata registrada do pedido? Tem processo bem feito? Caramba! Quase desistiu. Mas insistiu e a medalha veio. Dona Sarita Silva não sabia. Quando a convidaram para a ferradura ela quase desmaiou de emoção. Mas eu não sou escoteira! Disse.

E então alguém do grupo reconheceu o trabalho de Dona Sarita Silva. A medalha foi entregue com pompa. Ela chora, sorri, não sabe o que dizer. Uma simplória a Dona Sarita Silva. Nunca pensou que poderia ser recompensada assim. Uma medalha escoteira? Claro ela iria mostrar a todas suas amigas, ao Padre, ao Pastor, a todos que ela dedica amizade. Durante muito tempo ela deita e sonha com a medalha. Não deixa de voltar ao grupo sempre. Seu trabalho continua. Um dia ela fica doente. Poucos do grupo lembram-se de visitar. Alguns vão. Ela sorri. Não reclama nunca.

Essa Dona Sarita Silva não é exclusiva deste Grupo Escoteiro. Existem em muitas espalhadas por esse Brasil. Pode ser no seu. Quem sabe ela está aí junto a vocês e ainda não descobriram Dona Sarita Silva? Mas é importante não descobrir só quando ela adoecer, não for mais ao seu grupo. E se Deus a chamar junto de si, não vão chorar tardiamente. Não vão dizer – Lembra-se de Dona Sarita Silva? Que falta ela está fazendo. Porque não soubemos agradecer a ela em vida? Nunca lhe dei um abraço, nunca disse – Olhe a Senhora é importante. Mais importante que todos nós...

Uma vez um “Velho” chefe me disse – amigo, sabe quem é o mais importante em seu grupo? – O anônimo. O que faz a faxina. Não se esqueça dele nunca. Um dia li que o que diferencia o Presidente do faxineiro é a responsabilidade que cada um tem na empresa. O Presidente tem a responsabilidade de fazer toda a empresa funcionar e o faxineiro manter sua sala e os ambientes limpos. Se não faz, a sala fica suja prejudicando seu trabalho. Assim caso seu serviço não seja bem feito, a empresa poderá sofrer grandes perdas. Na estrutura em rede, ninguém é mais importante que ninguém.

Assim não esqueça, verifique se não tem uma Dona Sarita Silva em seu grupo Escoteiro! Ou quem sabe o “Seu” Pedro França, aquele humilde que ninguém vê. Faça isso já! E se possível briguem para ela ou ele receber uma recompensa e nada melhor que uma medalha de Gratidão. Nada de bronze e prata, tem de ser a de Ouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário