Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CARTA PREGO



CARTA PREGO

(Uma instrução para a Patrulha, escrita e envelopada, com datas e horários pré-estabelecidos fixados no envelope e explicitada em carta aos responsáveis. Cofia-se que a matilha ou Patrulha irá cumprir as determinações).

Feito este preambulo acima, acredito que todos sabem e muitos conhecem. Inclusive sua importância na formação da patrulha, na sua liberdade de ação e na sua emancipação da chefia. Digo emancipação no sentido de não ter os chefes sempre como observadores diretos e estarem desde agora, rumo ao livre arbítrio, que irão exercer quando adultos. Também já as usei quando chefe de alcatéia, claro bem diferente que para os escoteiros e seniores, mas com bons resultados.

Muitos fazem Carta Prego durante as reuniões, para formação, adestramento e desenvolvimento de alguma atividade conforme o programa elaborado. Aqui iremos comentar como se desenvolveria uma Carta Prego fora da sede, desde o início até que a Patrulha estivesse em condições de realizar uma grande atividade aventureira.

      Toda ela deve ser desenvolvida com atividades fora da sede escoteira ou imediações (máximo de dois quarteirões) – pode ser em uma reunião de tropa, em alguns minutos e até de horas. Vá aos poucos expandindo o território, até chegar a um bairro distante e finalmente um acampamento de fim de semana.  – Neste caso o tempo é maior.

Algumas sugestões iniciais:

Comece sugerindo aos monitores (em reunião de monitores ou na Corte de Honra), como é e o que seria a Carta Prego. Importante dizer que a postura dos escoteiros quando ausentes da vista do chefe e da importância na observação daqueles que estarão a sua volta. Da responsabilidade da patrulha, da ordem, da disciplina etc.

      Quando sentir que a Patrulha está bem preparada, combinar com um Grupo Escoteiro amigo e faça uma como destino visitarem o mesmo. Com o tempo, se houver local apropriado e fácil locomoção fazer um acampamento de fim de semana. Neste caso é necessário ver se o Monitor é capaz, se a Patrulha é unida, se as ordens dadas são obedecidas. A Carta Prego neste caso deve ser desmembrada em várias. Ex. uma para a ida, outra para a atividade da manhã. Outra para a tarde e assim sucessivamente.

Como cada cidade tem sua característica diferente, cabe aos chefes da sessão verificar como, quando e onde. Todos os cuidados necessários devem ser tomados. Algumas preocupações com a carta prego:

- Nenhuma Carta Prego com saída da sede deve ser feita sem uma reunião da Patrulha na semana, para separar o material (lista fornecida pelo chefe ao monitor) e saber quais os gastos necessários. O destino, programa, hora de retorno etc. não será comentado verbalmente. Tudo isso estará incluso no envelope que o chefe entregou ao monitor, onde se encontrarão horários, e importante. Patrulhas incompletas devem considerar a carta prego cancelada.  Esses detalhes devem ser definidos em Corte de Honra.

      O mais importante na carta prego são os escoteiros fazendo proselitismo. Portanto devem ser bem adestrados na sua apresentação, no garbo e na boa ordem. Escoteiros bens uniformizados são motivo de orgulho para a organização. O público vai estar presente e pode ter uma boa ou má impressão do escotismo.

Com a Alcatéia, pode-se fazer com as matilhas, em volta da sede ou abrangendo mais quarteirões, tendo em cada ponto, um Escotista ou pais, que só irão intervir em caso de emergência ou necessidade. Não deve ensinar ou mesmo mostrar o rumo após a saída da sede. Para se tornar uma melhor aventura para os lobinhos, os pais são excelentes instrutores e observadores. É importante que os lobinhos (as) achem que estão sempre dirigindo a si mesmos.

A Carta Prego pode abranger uma reunião de tropa ou alcatéia, um sábado ou domingo completo, ou um fim de semana.

Para lobinhos deve ser bem simples, curto, sem muitas explicações, tais como: Abra à carta as x horas. Leiam e cumpram as determinações. Exemplo simples de uma: - Vá até a rua tal... Lá verás um Escoteiro que mora próximo. (não sabemos o numero), conversem com ele, descubram a casa dele. Conversem com seus pais. Façam um relatório de tudo, inclusive contando como agiram no caminho, tópicos que acharam interessante ou alegre.

É só uma ideia. Cabe aos monitores, a Corte de Honra e a alcateia definirem os programas prováveis. Mas o chefe e seus assistentes são quem irão  programar e preparar. Lembrando sempre que o elogio no final da atividade é muito importante. Erros vão existir. Afinal não é assim que se aprende a fazer fazendo?

Como sugestão, leiam no blog  http://historiasescoteiras.blogspot.com o conto O TESOURO DO CONDOR. Um grande jogo todo ele feito com uma carta prego. Mas neste caso, foram patrulhas muito bem adestradas.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante a matéria, o nosso grupo escoteiros beija flor SC/60º ainda é novo e precisamos de dicas qualquer coisa eu acesso o blog de novo...

    ResponderExcluir