Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ei você! Quer fazer uma viagem ao passado? Conhecer como era o escotismo?



Ei você! Quer fazer uma viagem ao passado?
Conhecer como era o escotismo?

Não sei se foi você. Acho que não. Foi alguém que me perguntou como era o escotismo no passado. Não soube responder na hora. A cabeça do "Velho" Escoteiro já não anda a toda. Mas vamos lá. Encilhe seu cavalo, escolha uma “sela” macia, olhe, veja se ela foi engraxada varias vezes. Se não o couro pode estar ressequido e quem sabe partir e você pode cair. Mas estou dizendo isso para que? Você é experiente. Já fez muitos cursos. Teve um assessor dos melhores que lhe mostrou o caminho para o sucesso.
Mas vamos lá. A cavalo será mais fácil. Iremos pegar aquela trilha ali na mata do Saci. Não conhece? Era onde acampávamos muito. Não espere grande coisa. Mas quem sabe estaremos lá. Alí está o nosso campo de patrulha. Duas barracas de duas lonas cada uma, cabem bem dois escoteiros, mas dormimos em três. O que? No chão duro? Claro, veja ela está forrada de capim e por cima folhas de bananeira. Não precisamos de muita maciez para dormir. Temos de fazer uma pequena valeta em volta. De uns vinte centímetros para evitar água de chuva na barraca à noite. Aquilo? Estamos construindo uma barraca suspensa e lá na virada da trilha é o WC. Bonito não? Não gostou da mesa? Mas é rústica, cabe toda a patrulha sentada. E veja o conforto, tem até lugar para colocar os pés. Água no campo? Claro, de bambu. Trouxemos da cascata próxima.
Alí perto daquela árvore você vai ver o fogão suspenso. Bonito não? E o cozinheiro e o aguadeiro que resolveram fazer um forno por baixo? Claro, eles fizeram. Já comemos bolinhos de queijo que o danado produziu. Ali está a fossa de detrito e liquido. Muito bem cuidadas para não deixar mosquitos aproximarem-se. Tem tampa! Observe! Abrimos com os pés. Risos. Não entendeu as roupas penduradas? Uma das nossas manias. Todas às tardes lavamos o corpo e as roupas. Elas são esticadas entre dois galhos para quando secarem ficarem parcialmente passadas. Está rindo? Mas sempre foi assim no passado.
E veja, ali está o lenheiro, o aguadeiro, e o cepo onde colocamos as ferramentas de corte. O cozinheiro fez até um armário com galhos secos para colocar as canecas e os pratos. Veja a perfeição do garfeiro. Boa não? E ali naquela cabaninha é a nossa intendência. Tudo lá fica muito bem acondicionado. O que? Onde estão todos? Fomos explorar uma caverna lá no morro da Onça Parda.  Dizem que lá tem ouro. Risos. Não sei. Mas vamos voltar à tardinha. Não a pressa. Nosso acampamento conforme está vendo não tem "Chefe". Claro, ele nos adestrou muito e aqui na Patrulha o mais novo tem dois anos de atividade sem contar o tempo de lobinho.
Tudo bem, se voltar comigo aqui no mês que vem, a tropa toda vai estar presente. Então vai ver o “salseiro”. É um corre de meninos para lá e para cá. Os jogos são formidáveis. Fizemos um o ano passado que demorou dois dias. Risos. Não acredita? Bem, vamos continuar nossa visita ao passado Escoteiro. Agora vamos à sede. Olhe não esqueça lá no campo no passado andávamos sempre com o uniforme Escoteiro. E impecavelmente bem trajados. Afinal ele não foi feito para isto? De brim amigo. Considerado um pano indestrutível!
Chegamos. Aqui é nossa sede. Humilde, muito simples. Lá dentro só cabem os materiais das patrulhas e da alcateia. Tudo muito bem cuidado. Cada Patrulha tem um baú. Aquele ali olhe bem nos lados tem alça para levarmos com bastões. Todas as patrulhas tem a carrocinha, mas como não cabem aqui na sede, alguém na Patrulha se prontificou a guardar em sua casa. Alí ao lado é a sala do "Chefe" do Grupo. Pequena, é só para ele receber os pais. Claro, nesta época ainda não tínhamos o tal congresso, assembleia ou Conselho de grupo. Veja, estamos em 1950. Claro, muitos anos depois que o escotismo veio para o Brasil, mas aqui no interior ainda somos “matutos”.
Aquele ali é o "Chefe" veja ele conversa com os monitores e o outro lá do outro lado é o "Chefe" assistente. Está com as patrulhas fazendo um jogo. Hoje só três patrulhas. Uma foi acampar. Você viu. Risos. Agora preste atenção, veja o garbo no uniforme e veja o "Chefe" Escoteiro. Ele é impecável. Penacho verde no chapéu atrás do tope? Sim, identifica o "Chefe" de tropa Escoteira. Se fosse "Chefe" de lobinhos era penacho amarelo e se fosse Sênior era marrom. Verde e amarelo? Claro, é o "Chefe" de grupo. Se aparecer alguém com penacho azul pode crer que é um dirigente distrital ou regional, mas aqui? Nunca aparecem. Sim? As Jarreteiras? Só os chefes usam quando nas solenidades.
Alí estão os lobinhos, uma turma sorridente. Claro veja que eles são “craques” para formar. Olha os primos. Exigentes não? Levam a sério formatura. Veja o garbo! A Akelá que você está vendo veste uniforme de brim azul. Nada do filme o Diabo veste Prada. Risos.  Ela tem um chapeuzinho azul. Um amor de pessoa. Diferente a reunião de lobinhos? Não se preocupe. A Akelá não fez curso. Aprendeu com a Akelá antiga. O grande uivo ainda é meio esquisito. Os lobinhos o consideram como uma mística séria e não brincam em serviço. Estão preparando um acampamento para sábado que vem. Vão a pé. Seis quilômetros. Levarão tudo na mochila, duas Patrulha emprestaram a eles suas carrocinhas.
Sabe, os distintivos de matilha e de Patrulha são feitos por eles mesmos. O lenço e o uniforme também. Sempre tem uma mãe que ajuda e é costureira. Temos sim a mensalidade. Dois reais. Pago pelo lobinho ou Escoteiro que ganhou com o próprio suor. E olhe, é ponto de honra pagar. Bem, tem muito mais, mas fica para uma próxima vez. Vou te apresentar a nossa Patrulha, O Monitor, o sub., o almoxarife, o intendente, o cozinheiro o aguadeiro, o socorrista e quem sabe o escriba. Ele escreve lindas atas. Se você ler uma vai conhecer tudo da Patrulha. Seus acampamentos, excursões, quem já pertenceu a ela, seus distintivos... Bem, por hoje chega, fica para uma próxima sua nova visita. Vamos devolver os cavalos e no outro dia, viremos de trem, ok? Sei que vai gostar. Até outro dia meu amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário