Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 27 de maio de 2012

Posso lhe falar francamente?



Posso lhe falar francamente?

Desculpe, sei que aqui não é o melhor lugar. Mas não tenho outro. Gostaria de falar com você jovem Sênior e jovem Guia. Só voces dois. Os outros não precisam. Ele já tem suas vidas formadas e minhas palavras serão como o vento a soprar a noite no deserto dos sonhos. Para ser sincero nem sei se devia falar. Dizem que se conselho fosse bom seria vendido e não gratuito. Nosso amigo Baden Powell já disse certa vez que um homem passou por tudo na vida quando chega aos sessenta anos e os jovens não acreditam no que eles falam. Claro, dão-se conselhos, mas não se dá a sabedoria de aproveitá-los. Acho que foi um poeta quem disse isto.
É uma idade alegre, uma idade onde as preocupações se iniciam, onde a vida e o mundo são olhados de outra forma. Considero uma idade difícil de ultrapassar. Não tão fácil como a passagem do lobinho, mas agora uma passagem muito mais séria. Voces vão encontrar em seus caminhos, em cada esquina muitas trilhas para escolher. Os sinais de pistas que aprendemos como escoteiros ficaram para trás. Agora é um novo sinal de pista. Muito mais difícil. Fazer a escolha certa é uma arte que aqueles bons escoteiros saberão enfrentar. Isto faz parte da vida e nós possuímos um livre arbítrio para decidirmos qual caminho ou trilha vamos seguir. É difícil escolher a certa. Depois de escolhida não dá para voltar atrás. Podemos sim escolher outra e quem sabe iremos acertar desta vez? Escolhas difíceis.
Em cada etapa vencida neste caminho irá ver em cada esquina pessoas a oferecer a ociosidade, a alegria fácil a ter tudo sem fazer nada. É um mundo colorido que não existe a não ser no imaginário. Como dizem por aí – Não existe almoço grátis! Risos. O primeiro cigarro, o primeiro copo de uma gostosa bebida onde o mundo ficará divertido e as nuances que lhe acompanham deixarão de existir. Alguns mais afoitos lhes dirão que tem muito mais. Um cigarrinho estranho aqui, outro ali, e tudo vai chegando como uma avalanche que não foi decidida de uma vez, mas paulatinamente. Tudo na vida tem de ter um começo. Se quiseres fazer um trabalho tem de começar. Se quiseres ser alguém tem de haver um começo na escola até chegar à faculdade. Fácil. Começar é fácil. Quando a trilha foi bem escolhida tudo bem, mas se a escolha foi outra como disse antes é difícil voltar atrás.
Quando alguém lhe oferecer um caminho cheio de estrelas brilhantes, cuidado. Pode ser um caminho sem volta. Um cigarro hoje, outro amanhã e você dizendo, nada que preocupa. Posso deixar quando quiser. Engano. Não vai ser assim. O mesmo com o copo da bebida gostosa, do cigarrinho feito à mão e de tantas outras armadilhas que vai encontrar pelo caminho. Se você participa do movimento é mais fácil. Seus amigos também serão escoteiros. Amigos! São tantos que confiamos e pode ser que um deles irão nos decepcionar.
Conselhos, ah! Conselhos. Você ri. Os recebe todos os dias de seus pais. Bah! Não é assim que dizem? Mas como gosto de me espelhar em frases eu digo o mesmo, quem não escuta conselho, escuta coitado! Arrepender depois pode ser um sofrimento que vai machucar, vai doer lá dentro da mente, do coração. Não aceite o primeiro cigarro, não aceite o primeiro copo. Não aceite o primeiro cigarrinho feito à mão. Eles podem levar voces a caminhos nunca imaginados e nunca sonhados por escoteiros e escoteiras com formação digna.
Temos exemplos mil por todo caminho que passamos. Alguns que venceram e vão vencer sempre. Sabem o que querem e fazem de suas vidas o caminho do sucesso. São aqueles que adoram a natureza, colocam uma mochila e saem por aí. Deitam na relva e olham estrelas brilhantes no céu. Riem-se entre si com piadas alegres e recordam da alimentação queimada que fizeram. Levantam cedo e apreciam o nascer do sol. Vivem uma vida saudável para ver novamente o por do sol em uma tarde linda e gostosa. Por isto meu caro Sênior e minha cara Guia não sei se falei para o vento. Espero que minhas palavras não ficaram aqui inutilmente. Até é possível que voces já não precisam delas. Meu conselho não se se foi em vão. Acredito que já sabem separar o real do imaginário e o estão dispensando. Bom isto. Fico alegre. Graças a Deus que são dignos de sua promessa e mantem viva na mente a chama da Lei Escoteira. Parabéns jovem Sênior. Parabém jovem guia! Estou muito orgulhoso de voces!

Nenhum comentário:

Postar um comentário