Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 9 de junho de 2012

O Fogo de Conselho.



O Fogo de Conselho.

Interessante. O Escotismo eu acredito é o único movimento de jovens que tem um programa tão diversificado, tão grandioso, que marca qualquer um que dele participa e consegue viver de todas suas etapas maravilhosas. E uma vida cheia de aventuras e de sonhos reais, realizados em grandes acampamentos, excursões, escaladas, travessias, pioneirias, bivaques, grandes confraternizações de jovens onde o sorriso e a fraternidade é marca registrada. E estas ficam marcadas na mente e no coração de cada um para sempre. Como dizem simplesmente, são coisas de escoteiras e escoteiros. Só eles sabem o que significa, pois viveram ou estão vivendo tudo isto.
Mas dentre todas existe uma, esta sim ninguém esquece. É magnifico quando se participa do primeiro e os demais vão se acumulando nas coisas mais belas que um Escoteiro ou Escoteira poderão viver. Alí seus sonhos são marcados na mente e no coração. O FOGO DE CONSELHO. Só quem participou sabe que foi conquistado momentaneamente e para sempre pelas chamas que se desmancham no ar! Ver as fagulhas que vão languidamente subindo aos céus, sentir o calor que vai aos poucos entumecendo o seu corpo é algum extraordinário.  E então, e então surge uma canção, surge alguém a contar histórias, a brincar de teatro, aparece alguém com uma flauta ou um violão e vozes lindas que antes eram roucas a correr pelo acampamento agora são acordes maravilhosos ali presentes numa doce saudação a mente sadia de um jovem Escoteiro ou uma jovem Escoteira.
Um filme seria pouco para mostrar tudo isto. Só estando lá. Desde o começo. A busca da lenha, o lenheiro preparado, a montagem do fogo, o orgulho de dar um passo atrás e ver a lenha empilhada em estrela, caipira ou pirâmide não importa. E quando chega a hora, os irmãos de campo enrolado em suas mantas coloridas, vão chegando e se assentando, alguns normalmente outros a moda índia, esperando que alguém diga as palavras mágicas:
– “Que os ventos do norte, que os ventos do sul, que os ventos do oeste tragam agora os espíritos dos ventos que irão soprar para sempre no coração de todos aqui presentes”! - E alguém acende o fogo que vai aos poucos aumentando as chamas, onde era escuro agora se vê rostos sonhadores, a perscrutar no consciente do seu próprio eu, a perguntar a si mesmo – Que coisa maravilhosa! Que vontade de chorar de alegria! Que vontade de explodir de contentamento e pensar que seus familiares poderiam estar ali para que pudesse abraçá-los e compartilhar tão grande alegria!
É difícil explicar. Só mesmo quem esteve lá. Não importa qual fogo, seja aquele na clareira de uma floresta encantada, seja aquele na sede, seja aquele na praça da cidade, seja aquele onde centenas ou milhares de amigos e irmãos escoteiros estiveram presentes. Todos não acreditam que poderia existir uma atividade tão grandiosa e agora estão firme a dizer a sí próprios: - Não posso ficar sem isto! Serei Escoteiro até o fim de minha vida! Agora posso dizer que sou feliz e que o escotismo está marcado para sempre no meu modo de ser e de viver.
E quando chega ao final, com as chamas diminuindo, com o calor agora feito somente da vibração de todos por terem estado ali, começam a dar as mãos, ainda quentes e uns dizem para os outros - À direita em cima da esquerda, dedos entrelaçados e começa uma canção. Não é uma simples canção. É uma melodia sublime, cheia de amor, que diz que nunca mais vamos nos separar. Que nossas mentes estarão ligadas para sempre em um contato transcendental e nunca mais haverá um adeus, pois este será sempre um até logo! E alguém canta mais alto dizendo que em breve, muito breve ao redor destas chamas maravilhosas iremos um dia nos tornar a ver.
Ninguém aguenta ninguém consegue permanecer indiferente. As lagrimas aparecem. A garganta fica seca, a voz parece que não vai sair. Está engasgada! Meu Deus! Que coisa maravilhosa! Sim tudo é maravilhoso em um Fogo de Conselho. Ainda bem que sou Escoteiro. Ainda bem que tive o privilegio em estar em centenas, ainda bem que chorei muito, pois posso dizer assim como todos voces que estiveram em um – Serei Escoteiro para sempre! Ele está marcado no meu coração e não vai desaparecer nunca! Nunca perderei as esperanças, pois o senhor que nos protege e sempre nos vai abençoar, aqui voltaremos um dia, pois este calor vai de novo nos juntar!

 - Não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus!
- Bem cedo junto ao fogo, tornaremos a nos ver...

Fogo de Conselho. Um espetáculo inesquecível. Onde você se conhece melhor. Passar aquela noite em claro, ao lado dos seus irmãos e, quem sabe, do seu amor, somente observando as estrelas passarem, deitado no chão, com a cabeça no colo de alguém - e sendo também travesseiro pra alguém. Se sentindo em família, mas, ao mesmo tempo, absorto em seus pensamentos e sabendo que finalmente encontrou a felicidade!

É eu acho que ando precisando de uma fogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário