Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 3 de junho de 2012

Por quê? (sobre medalhas)



Por quê? (sobre medalhas)

 Dizem que marca mais. Dá maior importância ao homenageado, que é o lugar certo para ser reconhecida sua ortoga. Será mesmo? Podem concordar quem quiser, mas eu não concordo. Nunca em minha vida aceitei tal tipo de homenagem. Sem querer desmerecer a quem recebeu e vai receber, mas me desculpem. O lugar certo é junto aos seus amigos no Grupo Escoteiro. Junto a sua tropa, sua Alcatéia, pais enfim, não foi ali que cresceu e adquiriu as condições para a homenagem? Não existe melhor lugar.
De que estou falando? Claro que comento a entrega de condecorações, certificados, Insígnias de Madeira e tantos outros agradecimentos que dirigentes insistem em entregar como se fosse uma concessão sua ao agraciado em encontros regionais, nacionais, Congressos, Assembleias, distritos. Afinal quem o viu crescer? Eles os dirigentes ou seus amigos do Grupo Escoteiro? E olhe muitas vezes escondem para fazer surpresa! Osvaldo, me disseram, deixa de ser do contra. Eu do contra? Mas se acredito nisto não sou do contra. Direitos são direitos. Mas olhe quem recebe lutou por isto. Acho que a maioria. Deu sua vida e vai seguindo na trilha Escoteira fazendo o melhor.
O pior é que no meu modo de entender fica a impressão de que quem não participa destas solenidades nunca recebe o que lhe é de direito. (sem ofensas, mas já vi e conheço casos assim). Claro, não vamos generalizar. Existem exceções. Mas o que ouço de amigos o que vejo de fotos aqui no facebook ainda confirma o que estou dizendo. Claro é sempre uma alegria receber o que é direito. Mas não seria mais bonito se o Grupo Escoteiro fosse o local apropriado? Quem sabe se acham que a surpresa é válida, então se providencie para o agraciado não saber. E então, um belo dia, todos os presentes, quem sabe até a família do agraciado, pais, sócios uma “pá” de gente não seria uma bela festa! Uma alegria geral. Orgulho de todos com o agraciado. Sabem que ele dedicou uma vida ao grupo e o grupo agora assiste um pequeno reconhecimento!
Há muitos anos atrás dois fatos me aconteceram. Regional em um estado vi uma gaveta cheia de condecorações. Bons Serviços, Gratidão e até uma Cruz São Jorge ali estocadas. Todas esperando uma ocasião especial. De quem? Vi os certificados. Procurei o endereço dos grupos. Avisei a todos que iria levar e fui. Não entreguei nada. Deixei para um lobinho entregar e um Escoteiro. Que coisa! Nunca tinham visto nada assim. Até eu me emocionei. Depois foi em outro estado. Era o Diretor de Adestramento Regional hoje formador, e encontrei também em uma gaveta oitos insígnias estocadas. Três cidades. Fui a todas levar. Sempre um lobinho, um Escoteiro ou um Chefe entregando. Uma alegria sem fim. Mas ao contrário, vi em Assembleias alguém levantar uma questão de ordem, dizer do merecimento de um Escotista e todos votam a favor. Fulano deve ser agraciado com tal medalha. Já vi várias Tiradentes e uma vez um Tapir de Prata. No dia seguinte entregaram ali.  Certo isto? Você acha? Sem nenhum processo? E o Grupo Escoteiro? Fica na berlinda?
Eu não sei! Como diz o Cris. Risos. Para mim parece que se você não frequenta esses lugares da “Corte”, desculpe, dos órgãos nacionais, nunca vai receber nenhuma condecoração do mais alto valor. Se contente com uma de bons serviços (deste que seu grupo faça um bom processo) ou uma gratidão. Talvez Bronze, pois prata e ouro não vai ser fácil. Chega por hoje. Tenho um artigo sobre condecorações. Um dia o publico aqui. Dirigentes e membros que são muito ligados à direção nacional ou regional não irão gostar. Mas não se preocupem. Quando comecei a discordar de muitas coisas que via errado e dizia aos quatro ventos, pararam de me dar condecorações. Risos. Paciência. Agora é que não vão me dar nada. Sou um oposicionista (leal, honesto, com caráter e ética) e não sou registrado na UEB, mas sou UEB até morrer. Não dizem que uma vez Escoteiro sempre Escoteiro?
Mas meus amigos, voltando ao tema. Sou mesmo a favor que se entregue a quem de direito em seu Grupo Escoteiro. Que o distrital, os diretores e presidentes da região se façam presentes lá. Mas não tenho o dom da verdade e si alguém discordar de minhas palavras é um direito. Sei que nada vai mudar. Que façam como gostam. Mas não me tirem o direito de achar como gosto e como faria se fosse um alto membro da liderança nacional. Risos. Calma. Não sou candidato a nada. Sou candidatíssimo há passar uns dias em hospitais e quem sabe receber amigos lá do outro lado?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário