Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

terça-feira, 3 de julho de 2012

Jav e Jov, dois escoteiros da pesada.



Jav e Jov, dois escoteiros da pesada.

                Jav e Jov eram irmãos. Gêmeos. Isto mesmo. Irmãos gêmeos. Sua mãe fazia questão que vestissem iguais e tivessem penteados iguais. Quem via o Jav não sabia se era o Jov e quem via o Jov não sabia quem era o Jav. Risos. Cresceram assim. Muito unidos. Unha e carne como se diz.  Aos quatro anos aprenderam a se divertir. Quem é você? Sou o Jav e você? Sou o Jov. Nem a mãe deles sabia direito quem era um e outro. Não tinham marcas que os identificassem. Resolveram infernizar a vida de todos. Começou na escola. Agora com cinco anos. Jov puxou o cabelo de Melita. Melita gritou. Jov se escondeu. Jav estava em outra sala. Onde está o Jov? Gritou a professora – Aqui professorai sou o Jov disse. E o Jav onde anda? Já tinha dado tempo para o Jav subir em um pé de jaca e dar boas risadas.
                O tempo foi passando, Jov e Jav aprontando. – Moço me dá um sorvete de baunilha e chocolate. O sorveteiro conversando com uma moça preparou um e deu ao Jav e o Jov que estava atrás dele tomou a frente enquanto o Jav correu e se escondeu. O sorveteiro parou de conversar e disse – um real – O que? Você não me deu nenhum sorvete. Dá-me um sorvete de chocolate só. O sorveteiro não entendeu. Não dava tempo para ele tomar o sorvete e no chão não tinha sinal que tinha caído. Eles fizeram sete anos. Os pais não sabiam mais o que fazer para acabar com suas diabruras. Na escola já tinham sido expulsos de duas. Agora estavam em uma particular. Mais exigente. Quem é você? Sou o Jav. O inspetor de disciplina tenta marcar o Jav olhando fixo. E você? Sou o Jov. Nada. Difícil de marcar. Mandou chamar a mãe. Se deixar eu carimbo a cada um. Mando fazer um carimbo do Jov e outro do Jav. A mãe deixou. Jav e Jov fizeram um carimbo igual. Carimbavam-se como Jav e Jov. O Inspetor ficou louco!
                 O Colégio tinha um psicólogo. Ele pediu para ver um de cada vez. Falou com Jov. Depois mandou sair e entrar o jav. Os dois juntos se misturaram. O Jov entrou de novo. Você então é o Jav? Perguntou? Sim. Respondeu o Jov. Não adiantava. Os dois não tinham jeito. Mas aprenderam a lidar com os dois. Se for assim que queriam que assim fosse. O diretor disse – Vou chamar voces de Jovejav. Não importa quem seja. Na mesma sala. Sentados juntos e devem andar juntos. E riu com gosto. Eles não gostaram. Não dava para aprontar.
                 Um dia sua mãe viu um lobinho passando em frente sua casa. Porque não colocar os filhos no Escoteiro? Pensou. E assim o fizeram. O Chefe não entendeu nada. Achou os dois iguais e vestindo a mesma roupa. Não seria fácil diferenciá-los. A Akelá Francisca quando os viu riu para si e disse – Sejam bem vindos. Eles riram. Um manancial para aprontar pensaram. Jov ficou na matilha Amarela, Jav na verde. Todo sábado um ia para a matilha do outro. Foi fácil fazer outros distintivos de matilha. Conheceram todos das duas matilhas. Ritinha desconfiou. Ela tinha um sexto sentido. Chefe, quem está aqui é o Jav e não o Jov! E agora? Você é o Jav? Sou o Jov. Danou-se. Chamou o Diretor Técnico. Acho que estão brincando com a gente. O Diretor Técnico gritou! Já para a sede. Os dois foram. Mas fazer o que?
                 Eles ficaram nos escoteiros por muitos anos. Não conseguiram mais enganar a todos. Ritinha ficou responsável. Ela sabia quem era o Jav e quem era o Jov. O escotismo mudou muito Jav e Jov.  Havia uma lei, uma promessa. Jav e Jov fizeram no mesmo dia. Uma dúvida. Prometer? Assim vai acabar nossa diversão. Não teve jeito. Quando Jav viu o Jov prometer, não podia ficar atrás. Cresceram. Ambos se formaram em medicina. Todos os dois escolheram cardiologia. Porque não sei. Em um hospital público enquanto Jav ia ao cinema Jov dava plantão. Depois Jov voltava e Jav ia. O pior aconteceu. Jov conheceu uma bela moça. Apaixonou. Jav queria ficar ao lado dela. Brigaram. Ficaram cinco anos sem conversar. Jov casou. Jav solteiro. Jov um dia acidentou-se. Enquanto recuperava Jav ficava com a esposa a conversar. Ela sabia que ele era o Jav. Gostava dele. Gostava dos dois. De Jov e Jav.
                 Jav apaixonou por Mercedes, esposa do Jov. Resolveu ir para longe. Manaus. Jov chorou com a partida de Jav. Foi melhor assim. Viveram por muitos anos afastados um do outro. Jav envelheceu mais que o Jov.  Ambos morreram no mesmo dia. Foram enterrados juntos. O epitáfio dizia: - Aqui jaz Jov e aqui ao seu lado Jav. Bem ninguém sabia se era isto mesmo. E assim termina a historia de Jav e Jov. Dois gêmeos escoteiros da pesada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário