Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tradições? Esqueçam, os tempos são outros!



Tradições? Esqueçam, os tempos são outros!

Didaticamente, definimos tradição tudo aquilo que foi incorporado ao estilo de vida de um grupo especifico de pessoas e que foi mantido e repetido através dos tempos conferindo-lhe um aspecto cultural. Entendemos a tradição como o conjunto de hábitos e tendências que procuram manter uma sociedade no equilíbrio das forças que lhe deram origem.
Sou frequentemente chamado de tradicionalista. Acho que sou mesmo. Talvez por ter entrado no movimento há muito tempo, quando ainda lobinho. Por ter passado por muitas e muitas situações no Movimento Escoteiro. Tenho dificuldades em aceitar mudanças que apesar de tudo, podem e devem acontecer. Desde que não vão de encontro às tradições e foram arduamente discutidas com todos os interessados. Quem são? Os escotistas de todos os Grupos Escoteiros do país e quem sabe com todos os jovens. Sei que não podemos ficar parados no tempo por isso aceito modificações. Modificações que podem gerar ganhos, apresentação e crescimento individual.
Mas fico pensando se valeu as mudanças de parte do método e nomenclaturas existentes no passado, do uniforme e de tantas outras coisas que julgava importante. Eu as considerava como uma tradição do nosso movimento. Era tão bom lembrar como eram e me soa estranho algumas expressões e assuntos que são discutidos hoje pelos nossos escotistas. Fico pensando naquele antigo escoteiro, que depois de muitos anos volta à sede para rever amigos e seu passado e encontra tudo mudado. É um estranho no ninho.  
Ainda me lembro com saudades de certos aspectos que de certa forma, nos identificava, pois nosso movimento era único a usar e ter em seu seio, nomes que também ajudavam a nos identificar. Apesar de não pretender reverter o passado, pois o que mudou não volta atrás (deveria voltar), não deixo de lamentar o que sinto a respeito. Através de amigos e leitura de normas da UEB fui tomando conhecimento de algumas alterações que foram feitas. Todos que assim o fizeram acreditaram que precisávamos mudar. Seria para melhor. E foi? Vejamos algumas mudanças:
 – Chefe do Grupo, Comissões Executivas, escoteiro noviço, segunda classe, primeira classe, eficiência I e II etc. especialidades, comissário distrital, comissário regional, escoteiro chefe, Cursos com siglas de CAB – Adestramento básico – CIM – insígnia de madeira – Diretores de cursos. Equipe Nacional de Adestramento. Adestramento. Esse é interessante. Sempre criticado. Nos treinamentos das nossas forças armadas ele é usado. No escotismo não. Agora é formação. Mais atual. Do uniforme nem comento mais. Espero que as mudanças sejam boas. Chega de ver situações difíceis de entender.  Agora vem outro aí. Atualíssimo! Todos vão gostar muito. Quem quiser saber melhor vá ao site da UEB e veja a ultima ata publicada. Mas a lista não para por aí, de conselhos, passamos para congressos, assembleias etc.; vejam bem, não estou criticando, só achei que para mim, isso nos identificava. O escotismo era conhecido pela sua tradição e era um orgulho saber que éramos únicos. Lembro que se conhecia um escoteiro pela fivela do cinto.
 Enfim, tem muito mudanças e acredito que fiquei um pouco desatualizado. Será que valeu a pena, será que isto trouxe uma situação melhor para o nosso movimento? Seja de crescimento e apresentação junto à sociedade brasileira? – Não sei não, tenho minhas dúvidas. Iniciaram as mudanças em fins de 80 e até hoje nosso efetivo não cresceu nada. Ficamos ali entre 60.000 a 70.000. As novas gerações irão aplaudir. Afinal é delas o escotismo de hoje. Mas olhem, um dia vou partir. Irei com saudades do meu chapéu. Do meu penacho, do meu distintivo de patrulha, da moeda da boa ação, do nó no lenço para a boa ação diária. Irei lembrar-me dos Conselhos, do garbo do uniforme, do orgulho quando se vestia olhando-se ao espelho se estava tudo em seus lugares.
Vou lembrar também da minha patrulha, do orgulho em ficarmos juntos por anos a fio, (isso existe hoje?) do nosso chefe, um sujeito cujo uniforme era um exemplo. Nunca vou esquecer as inspeções, mesmo com quatro cinco dias de acampamento. Vou rir quando me lembrar de uma noite, que ficamos até duas da manhã, num desafio interminável do Quebra-coco. (será que existe ainda?) Nunca vou esquecer que sabia na ponta da língua a Promessa, a Lei Escoteira e cantava o Ra-ta-plã, o Hino Nacional, o Hino da Bandeira sem erro. Ainda vou lembrar também do meu Chefe de Grupo, do Comissário Distrital, do Comissário Regional e da lembrança quando me disseram – Olhe lá! Aquele é o Escoteiro Chefe do Brasil. Morro de inveja do Escoteiro Chefe Inglês. Sempre presente. Abraçando lobinhos, escoteiros, a Rainha enfim todos o conhecem por fotos. Se seu congênere Brasileiro? Melhor não insistir. Estão lá, distantes, sempre procurados.
Tradições, uma palavra que mostra a força de uma organização. Será que estamos perdendo esta força? Estamos nos tornando um movimento comum? Será que foi melhor usar a nomenclatura que todos usam hoje? Não sei. Muitos não irão concordar comigo. Acredito que estamos sepultando nosso passado. Vamos esquecer nossa história. Nossa identidade será outra. Assimilada pelos novos e olhadas com saudades pelos antigos que irão desaparecer nas nuvens do futuro.
Um dirigente nacional já disse que nossa Promessa diz no final que devemos “Servir” a União dos Escoteiros do Brasil. Portanto devemos calar a boca, fechar os olhos e bater palmas por tudo que fazem. Estamos dormindo no tempo e acreditando que ventos novos irão soprar. Torço por isto. Podem amigos me chamar de ultrapassado. Voces agora lutam por um lugar ao sol do movimento Escoteiro e tem este direito. Mas por favor, respeitem o meu direito de discordar, de escrever o que penso, de achar que muitas de nossas tradições não deviam ter sido enterradas. E por favor, também, não me digam que temos um fórum próprio para mostrar nosso desagravo – Os Congressos e Assembleias. Você realmente acredita nisto?

"A tradição não é dada por direito de herança, e, se a quiser, é preciso muito trabalho para obtê-la." (T. S. Eliot).

Nenhum comentário:

Postar um comentário