Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Conversa ao pé do fogo. Inspeção de chefes por monitores existem?



Conversa ao pé do fogo.
Inspeção de chefes por monitores existem?

Nota - Já pensou algum dia em ser inspecionado pelos seus Escoteiros? E pelos seus lobinhos? Impossível? Sei não. Eu já fui e adorei. Ver o rosto e a seriedade deles quando fazem isto vale muito para quem ama o escotismo como eu!

                    - Quando comento com chefes eles dão boas risadas – Pergunto sempre porque estão rindo. A resposta vem na hora: - Meu Chefe se eu fizesse isto meus jovens iriam acabar comigo! – - Eu nunca deixaria. – Eu disse. – Não tenho nenhum preconceito meu caro Chefe. Afinal quando fiz inspeção os tratei com a maior cortesia e respeito. Sei que vai haver reciprocidades. – Ele de novo: - Nunca fiz chefão e olhe não sei se terei coragem em fazer. Pensei comigo que ele não confiava em seus monitores e não era leal quando realizava uma inspeção.

                    – Já pensou um Chefe em um acampamento, ficar em frente a sua barraca esperando monitores que virão fazer a inspeção? Sorri baixinho. Para dizer a verdade nem sabia se ele fazia mesmo a Inspeção de Giwell em seus acampamentos. Expliquei para ele que a inspeção de Giwell são inspeções com características daquelas utilizada em Gilwell Park. Todos nós fazemos as inspeções nestes moldes. Minha mente voltou no tempo. Quantas vezes eu convidei monitores para fazer a inspeção em minha barraca e na minha tralha?

                     Lembro-me de certa vez tendo conversado com um formador famoso, DCIM sobre este tema e ele coçou a cabeça. – É Chefe, não sei se seria capaz. Até hoje não experimentei. - Você também? Eu pensei. Afinal devemos ou não confiar em nossos monitores? Qual o melhor exemplo para eles virem em meu campo e ver como está minha barraca, como está meu material individual, se dobrei bem as mantas, se minha roupa está bem dobrada? E porque não eles aprenderem que meu campo de chefia é a natureza e o que não for dali está fora de lugar? Lembro que foi divertido nas primeiras vezes. Eles me olhavam espantados. Eu claro estava em posição de alerta e quando chegaram fiquei em posição de sentido, dava meu sempre alerta e apresentava meu campo. Inventei um nome para meu campo na hora.

                     Eles sabiam que deviam ver meu material de higiene, se minhas pioneiras eram boas e firmes, e se minha barraca foi esticada novamente pela manhã. Se o chão em redor estava limpo, se tinha fossas de líquido e detrito e WC bem tapadas como se aprende no manual da higiene de campo.  Se as amarras e costuras estavam perfeitas. Se o vasilhame foi limpo conforme se espera de um Escoteiro. Se o material de sapa estava limpo e oleado. Foi divertido. Sempre de olho em mim, rodaram o campo viram tudo e no cerimonial um deles comentou: - Chefe seu campo está um brinco!

                        Olhe, dizem que não, mas eu também gosto de inspecionar os lobinhos. Sempre em matilhas. – Soube de um grupo que tem uma inspeção na sede todas as reuniões. Cada Patrulha é responsável durante uma semana por ela. Durante a semana as patrulhas limpam, varrem tiram a poeira de tudo, e é responsável pelo cerimonial da bandeira naquele dia. São chamadas patrulhas de serviço. Dizem que lá eles conseguiram excelentes resultados.

                     – Eu sempre gostei de uma boa inspeção não importa onde. Agora já vi chefes fazendo inspeções que não condiz com a Lei Escoteira. Não precisavam disto nas inspeções de Giwell, mas se divertiam. Achavam que isto os levava a serem respeitados e admirados. Nunca aceite isto, Chefes sujando o campo de patrulha só para dizer que não são tão bons! – Pense bem, isto é papel de um Chefe? Ele gosta disto? Gosta de ser desleal? O que ele espera com seu ato? Acho que a inspeção deve ser delicada e não ofender e nem ferir ninguém.

                 Acredito que o Chefe tem de ser honesto com sua tropa. Respeito para ser respeitado. Isto deve ser considerado como questão de honra. Se isso acontece porque não ser inspecionado pelos monitores? Quando a noite ficávamos horas trocando ideias nas Conversas ao pé do fogo este tema vinha em primeiro lugar. Gosto de trocar ideias e bater papo, e nas Conversas ao Pé do fogo, sem programa era sempre um lugar especial para contarmos “causos“ Histórias, quem sabe treinar uma palma escoteira, cantar uma nova canção e saborear as antigas.

                 Sempre gostei de boas inspeções na tropa. Respeitando é claro a individualidade de cada um. Comentando em separado com o Monitor como melhorar. Quando você faz uma inspeção de Giwell você sabe como está sua patrulha, se ela está crescendo e pode fazer um comparativo na formação de um Escoteiro e sua equipe.

                  Nos acampamentos antes das inspeções, impreterivelmente no horário (britânico) os chefes devem estar preparados para ter a mesma norma e não criar uma durante a inspeção. Sempre é bom encontrar patrulhas que nos dão boas surpresas tornando a inspeção agradável sem ter motivos para reclamações e revolta. Quem sabe muitas vezes erramos ao fazer exigências e não preparamos os monitores adequadamente? Nunca se abre mão de horários, uniformes dentro dos padrões do campo. Uniformes completos sim senhor!

                 Quando somos amigos de nossos monitores sabemos como eles são. A assimilação entre a hierarquia Chefe/Monitor deve ser honesta e franca. Lembro e até hoje dou risadas em um acampamento na Serra do Cipó quando fui inspecionado. Um Monitor fez questão de puxar minha camisa para dizer: - Está frouxa Chefe! Acho que ele tinha razão, mas depois comentei com ele que nunca fazemos isto em público e sim em particular. Se ela estava fora de lugar porque não conversar em particular? 

                  Devemos sempre ser exigente, pois caso contrário sempre haverá desculpas por não ter feito isso e aquilo. Se temos um uniforme devemos estar com ele em marchas de estrada, em acantonamentos, em atividades aventureiras e ou reunião de sede. Claro que durante as atividades de campo mais difíceis, aceita-se a camiseta. Mas sempre pensando que ali estão escoteiros e não jovens de uma agremiação qualquer. Dá gosto de ver jovens bem uniformizados. Seja em qualquer situação. Afinal temos tão pouco tempo para fazermos escotismo em um dia só na semana e vamos ficar apresentados de qualquer jeito?

                   Inspeções... São ótimas para aprendermos a ser Escoteiros. Uma vez um Chefe em um curso me disse: - Olhe não é só porque você vai para o campo que vai virar bicho. Lembre-se que ali você não é bicho, é um ser humano e está fazendo ali a extensão do seu lar. Procure se apresentar como tal! E é verdade. Aprendi que devemos sempre portar como Escoteiros seja no uniforme, ou não. Afinal somos Escoteiros e cumprimos com nossas normas ou escolhemos as normas que devemos cumprir?


Nenhum comentário:

Postar um comentário