Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sábado, 25 de agosto de 2018

Recordações de uma época. O Pistoleiro do Rio das Velhas.



Recordações de uma época.
O Pistoleiro do Rio das Velhas.

Nota – Reminiscências de minha passagem como Gerente de uma Fazenda no Norte de Minas na década de cinquenta onde escoteirei como nunca.

- Não titubeei nenhuma vez. Proposta feita, proposta aceita. Afinal vivia a vida bela de um escoteiro, me considerava um campista nota dez. Conhecia pássaros, conhecia animais, sabia a água boa e a má, era bamba em previsão do tempo, tinha conhecimentos de orientação, faca, machadinha, pioneirías, porque não aceitar? Amigos disseram que era loucura, outros disseram me invejar. Telefonei para a Célia que passava férias em Vitória ES com os filhos na casa da sogra: - Osvaldo, se você acha que vai ser bom para nós não tenho nada a contradizer!

Admirador nato dos filmes de western de Hollywood, o sonho de ser um vaqueiro, vaquejar, campear, viver ao ar livre seria um desafio que não poderia recusar. Meus antigos chefes de Usina Siderúrgica desaconselharam, disseram que ali eu teria mais futuro. Trabalhava de parede e meia onde lingotes de aço de toneladas e toneladas passavam para serem produzidos os futuros tubos sem costura da famosa Mannesmann Alemã. Um calor intenso, um ar impregnado de minério de ferro e meu sonho de outras terras onde iria respirar a vida na natureza ao lado de dois rios famosos, (rio das Velhas e São Francisco) lá vou eu de mala e cuia para minha nova experiência de vida.

Ainda existia o trem noturno de Belo Horizonte para Pirapora. No trem me sentia um desbravador, um novo pioneiro a desbravar as lindas terras montanhosas de Minas Gerais. Ninguém a me esperar, um Taxi me levou até parte da entrada da fazenda fechada a cadeado. Avisado o antigo Gerente veio me receber. Um sorriso debochado daquela figura sem eira nem beira sem um chapéu de boiadeiro, sem perneiras, sem capota sem bota sem nada.

Dez mil cabeças de gado! Vai ter gado assim na China! Sabe diferenciar uma vaca de um boi? Eu ria... Quem não sabe? E a coisa começou. Cinco largas onde se manejava o gado, aprender a arriar a montar, a campear parecia coisa de Pata Tenra. Uma hora duas e a pobre “nádegas” pedindo para parar e sentar em uma bacia de água com sal. Mas tudo se aprende, tudo passa tudo se vive e tudo se torna história.

Quantas? Dezenas, cada uma mais interessante. Não vou contar que insisti com o Mané Chefe de um piquete dos vaqueiros que cuidavam da bezerrada recém-parida. Cinco dias para conhecer a divisa das terras da fazenda a cavalo. Foi de doer. Uma das histórias que não esqueço aconteceu numa junta de gado para cumprir o calendário de vacinação contra aftosa. Sentado na cerca de madeira da curralama dois (eram seis) Olhava a vaqueirada manusear uma vacada nelore que eram nascidos por inseminação artificial.

Eis que notei na estrada de entrada, alguém a cavalo. Eram dois. Um moreno forte e outro nada mais nada menos que um vaqueiro da região no seu colete e na sua pose simples de matuto mineiro. O moreno fazia questão de se apresentar como um perfeito vaqueiro, treinado e desconfiado dos donos da Fazenda São Vicente do qual eu era o Gerente. – Parou na entrada do curral. Não desceu. Disse em voz baixa e arrastada: Quem é o gerente?

- Olhei para ele que cuspiu de lado e respondi: - Sou eu! – Se apresentou: - Maneco da Fazenda das Flores do outro lado do Rio das Velhas. Soube que algumas de nossas reses saltaram o rio e vieram para cá! – Olhei para Totonho e ele só disse não balançando a cabeça. – Amigo, aqui não tem gado seu! – Ele me olhou como se me fuzilasse com os olhos. Foi então que notei o Colt 45 amarrado na perna direita. Ele na melhor pose desapeou do cavalo, calmamente, devagar sem tirar os olhos de mim que coitado só tinha um canivete no bolso.

Sua pose me lembrou de Jack Palance no filme Shane. (Os Brutos também amam). Quando ele (Jack Wilson) apeia do seu cavalo, de olho em Shane e ambos só têm vista para um e outro sem interferir nas demais personagens do filme. Shane é para mim um misto de sonho escoteiro e sonho de explorador. O filme Inspirado no romance de Jack Schaefer, foi rodado nas montanhas do Wyoming, como uma alegoria entre o Bem e o Mal: o “mocinho” é louro e veste roupas claras; o bandido é moreno e se veste de preto. O ator Alan Ladd teve, aqui, o melhor papel de sua carreira.

- Posso dar uma olhada na vacada? – Senti um desafio em sua voz. Com a mão direita em cima do cabo da 45 ele subiu a cerca, olhou nada viu nem agradeceu e partiu. Mané Vaqueiro chegou correndo na sua égua Chouriço. O que Topeira queria? Topeira? O Vaqueiro cheio de balangandãs! Dizem que tem muitas mortes nas costas. Sempre é contratado para recuperar gado roubado! Sorri. Então aqui ainda impera o faroeste? Olhei para minhas vestes, não parecia um perigoso gerente de fazenda. Resolvi mudar a indumentária.

Em Pirapora procurei seu Laerte um Seleiro famoso. – Encomendei: - Um par de perneiras, colete, chapéu de couro preto, cinto com fivela grande, um par de botas cano longo. Se ele era considerado um pistoleiro, se ele se achava ser Jack Wilson, porque eu não poderia ser Shane? Mas diversamente dos filmes, minha vida na fazenda teve lindas aventuras, mas nunca precisei de uma arma para me defender... Salvo... Risos comprei um 32 gastei 50 balas e não acertei a latinha nem uma vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário