Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 19 de agosto de 2018

O acampamento. Comentários de Lord Baden-Powell. Baseado no livro “Rastro do fundador”.



O acampamento.
Comentários de Lord Baden-Powell.
Baseado no livro “Rastro do fundador”.

Nota - Quando cheguei à arena, em Budapeste, no meio duma intensa chuvarada, fui mais uma vez aclamado como “Baden Meister” (campeão). Expliquei então aos rapazes que tinha trazido à chuva comigo de propósito, para melhor poder julgar as suas qualidades, uma vez que esperava que eles não fossem Escoteiros só de bom tempo. AMBIÇÃO A ambição de fazer o bem é a única que vale.

 O acampamento é a grande atração que chama o rapaz para o Escotismo e oferece o melhor ensejo para ensiná-lo a confiar em si próprio e a desenvolver o espírito de iniciativa, além de lhe dar saúde e robustez. Um acampamento é um lugar espaçoso, mas não há nele lugar para um indivíduo só: aquele que não quer desempenhar a parte que lhe cabe-nos muitos trabalhos que sempre há para fazer. Não há lugar para o fingido nem para o resmungão. O Pata-Tenra queixa-se da “dura vida do acampamento”, mas o Escoteiro que conhece as regras do jogo bem sabe que a vida em campo está longe de ser dura.

O objetivo de um acampamento é (a) ir ao encontro do desejo que o rapaz tem de gozar a vida ao ar livre dos Escoteiros, e (b) pô-lo completamente nas mãos do seu Chefe durante um período definido, para formação individual do caráter e do espírito de iniciativa, e desenvolvimento físico e moral.

Todo o Escoteiro sabe que quando levanta o acampamento só há duas coisas que deve deixar atrás de si: 1. Nada; 2. Os seus agradecimentos - a Deus pelos bons momentos que viveu, e ao proprietário do terreno por tê-lo deixado fazer uso dele. Se o acampamento for utilizado como um mero pretexto para a inação e o amolecimento, quase que mais vale não acampar. Só quando estamos acampados é que podemos verdadeiramente aprender a estudar a Natureza como deve ser, pois é ali que nos encontramos frente a frente com a Natureza em todas as horas do dia ou da noite.

O acampamento ideal, para mim, é aquele em que todos andam alegres e ocupados, em que as Patrulhas se mantêm intactas em todas as circunstâncias, e todos os Guias de Patrulha e todos os Escoteiros sentem verdadeiro orgulho no seu acampamento e nas suas construções. Sempre que acampares ou partires em expedição, lembra-te que muito se espera dos Escoteiros. Precisamos manter o bom nome do Movimento.

O acampamento, essencial para os Escoteiros, não o é para os Lobinhos, e com estes é de longe melhor nem sequer tentar acampar, a menos que se possa contar com todos os meios e se tenha a experiência necessária. Um bom acampamento pode ter efeitos benéficos e duradouros sobre os Lobinhos. Um acampamento mau será uma vergonha permanente para o Chefe, a Alcateia, e provavelmente para todo o Movimento. Mais vale educar os rapazes por métodos talvez menos atraentes e mais lentos do que de correr este risco.

O acampamento é a melhor oportunidade para estudar os Lobinhos, pois em poucos dias aprendereis mais a seu respeito do que em muitos meses de reuniões normais, e podereis exercer sobre eles, no domínio do caráter, do asseio e da saúde, uma influência tal que crie neles hábitos duradouros. Na vida de acampamento aprendemos a passar sem uma porção de coisas que achamos necessárias quando vivemos em casas, e descobrimos que conseguimos fazer sozinhos muitas coisa que pensávamos não ser capazes de fazer.

É difícil haver um único artigo da Lei do Escoteiro que não seja cumprido melhor, depois de teres acampado e de o teres posto em prática no acampamento. Não deixemos que os nossos acampamentos se convertam nos piqueniques aborrecidos e indolentes que seriam se organizados ao estilo militar. O que nós queremos é a arte da exploração e da vida na natureza, e é isso que os rapazes mais desejam. Que o tenham, e em força. Enquanto os Grupos e as Patrulhas não estiverem acostumados a acampar, ainda não começaram a ser Escoteiros.

O acampamento é o jardim celestial do rapaz, e a oportunidade do Chefe. E, além disso, é Escotismo. Há um aspecto que eu gostaria de insistir junto de todos aqueles que assumem a responsabilidade de um acampamento; esse aspecto tem a ver com a minha velha divisa “vistas largas”, e consiste em compreender que, por muito elevado que seja o grau de perfeição a que possa ser levado, o campismo não é o fim último do Escotismo. É apenas uma das etapas - embora a mais cheia de potencialidades - em direção ao nosso objetivo de formar cidadãos felizes, saudáveis e úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário