Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

UM COMENTÁRIO SEM NEXO, SERÁ QUE PRECISARIA TER?



Um comentário sem nexo. Será que precisaria ter?

Não seria este o artigo para hoje, mas aconteceram tantas coisas.

Um dia cheguei ao Facebook. Vi vários grupos interessantes. Porque não fazer um? Escrever? Afinal não é o que gosto? Não me orgulho de ser um contador de histórias? Sei que não iria mudar o mundo, mas porque não ajudar? Assim o fiz. Escrevo. Muitos escrevem. Cada um posta o que acha válido. Está certo. Se não fosse um grupo aberto ter um para que? Tenho um defeito. Gosto de comentar postagens alheia. Sem ofender é claro. Muitos não gostam. Acham que estou entrando na seara alheia. Preciso parar com isso.

Alguns meses atrás eu entrava algumas horas no MSN. Agora dificilmente entro. Ficava conversando com amigos. Sim, acredito que eram amigos. Jovens mas amigos. Quase não vou lá mais. – Oi? Fala? Você é chefe? Risos. – E aí? Beleza? Teu grupo é onde? - Se você é chefe conta fala de ti? Oi chefia, na boa? – Você tá onde? Oi chefão! Tu és de onde? E aí malandro qual é a tua de chefia? Risos. Era assim. Meninos. Falando com um adulto. Mas vocês podem dizer – Não está errado. Hoje é assim a conversa dos jovens.

É mesmo? Interessante. Meus filhos ainda dizem senhor. Meus netos também. Falam com outros adultos com respeito. Outra escola? Mas o escotismo não é uma escola de cidadania? Disciplina? Afinal não aprendemos que o movimento pode ajudar em muitas situações e mostrar que o respeito aos mais velhos é importante? O que pensam os chefes desses rapazes? Das moças nem tanto. Tem outro tipo de linguajar. São mais educadas. Desculpe, não quero que pensem que chamo os rapazes de mal educados.

Aqui no face, vejo de vez em quando alguns jovens discordando do que digo. Está correto. Afinal não foi BP quem disse que não devemos seguir somente a ponta do nariz? E que não devemos ser um gansinho daquele que segue atrás? Mas não teria outra forma de falar? Não levo nada como ofensa. Nunca. Aceito sem reclamar. Até peço desculpas. Muitas vezes a discussão não leva a nada. Melhor calar. Ainda não posso dizer que sou um perfeito cristão. Amar a todo mundo é difícil. Mas um dia chego lá.

Vejo o escotismo de outra forma. Até hoje com 63 anos fazendo escotismo e 71 anos de idade, ainda tento ser amigo de todos. Ainda aceito que cada um tenha sua maneira de pensar. É democrático. Mas será que estamos caminhando na trilha do sucesso? Temos uma lei? Um dia escrevi um artigo. A Lei escoteira. Lei? Ora a lei.  Mas afinal não é nossa intenção dar aos jovens cidadania, respeito, ética, honra, e tantos outros atributos que não preciso enumerar aqui?

Acredito que estes jovens são minoria. Uma minoria da minoria. Têm muitos outros que estão aprendendo o verdadeiro “Espírito Escoteiro”. (será que esse espírito é compreendido de outra forma?) Bem eu acredito que o Espírito Escoteiro está unido com a Lei e a Promessa. Se for de outra forma, paciência.

Quem sabe no futuro estes jovens serão os “eleitos” para fazer do nosso movimento uma organização grande, perfeita, com a participação de boa parte da juventude brasileira, mudando a desonestidade e forjando caracteres de cidadãos honestos? Atributos que quase não vemos em alguns políticos e cidadãos que se dizem do “bem” hoje?

Fico orgulhoso quando vejo uma foto de um jovem ou de uma jovem bem uniformizado, mostrando que se orgulham do movimento a que pertencem. E aqui ou no Orkut, ou onde estejam navegando, falando coisas lindas, de suas patrulhas, da sua tropa, dos seus acampamentos, mostrando que respeitam e amam o movimento que um dia resolveram abraçar.

Minhas desculpas. Desculpas mesmo. Não existe aqui nenhuma ofensa a quem quer que seja. Se esse é o novo mundo, não podemos mudar. Tenho de aceitar. Mas sinceramente? É um mundo estranho para um “Velho" Escoteiro. Ainda bem que estou só fazendo horas extras aqui na terra e em breve irei para outras plagas do universo! Risos. Só não quero ir para o tal “Grande Acampamento” A velharia escoteira que está lá, eu chegando e dando sempre alerta? Iriam correr todos para... Melhor ficar por aqui. Se não muitos vão se ofender e não é isso que desejo. Risos. 

Sempre Alerta!        

Nenhum comentário:

Postar um comentário