Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 11 de março de 2012

Lembranças do meu amigo, o "Velho" Escoteiro.



Lembranças do meu amigo, o "Velho" Escoteiro.

- Levar-se muito a sério enquanto jovem (e adulto também) é o primeiro passo para tornar-se um “PEDANTE”.
Um pouco de bom humor poderá tirá-lo deste perigo e também de muitas ocasiões desagradáveis.
- Aquele que se elogia é geralmente aquele que necessita de ajuda;
- Um cidadão equilibrado vale meia dúzia de extravagantes;
- Muitos querem seus direitos, antes de os terem merecido.
                                 Baden Powell (BP)

Divirto-me quando escrevo sobre o "Velho" Escoteiro. Acreditem, ele existiu. Não tanto assim como descrevo, mas eu o adorava. Um grande "Chefe". Hoje não está mais conosco. Lembro-me de um dia no Mineirão, CruzeiroxAtletico. Levei o "Velho". Só estando lá para ver tudo ao vivo e a cores.

"Se tens vento e depois água, deixa andar que não faz mágoa!” - Mas se tens água e depois vento, põe-te em guarda e toma tento! "Vermelho ao sol pôr, delicia do pastor”!”- “Orvalho de madrugada, faz cantar a passarada” - Nuvens baixas, cor de cobre, é temporal que se descobre “- São tantas lembranças na mente que só esquece quem não aprendeu”“. - dizia o "Velho".

                            Hei "Velho" - disse - Se esqueceu de que estamos em um estádio, em uma arquibancada assistindo a um jogo de futebol? - Aonde quer chegar? Viemos aqui para assistir uma partida de futebol e não para filosofar sobre o escotismo.
                            - O "Velho" não tinha hora nem lugar para resmungar ou relembrar. Desde que tínhamos chegado, fomos xingados, devido ao seu horroroso cachimbo e a fumaça que insistia em ir de narina a narina dos torcedores próximos a nós. O Estádio estava lotado. Era um jogo de final de campeonato, e eu torcedor fanático pôr um dos times não podia perder. O "Velho", que eu não sabia para qual time tinha preferência, se convidou a ir comigo. Quem sou eu para dizer não?

                            - Olhe só para a cara de cada um - continuava o "Velho" - Torcem sentados, numa boa, enquanto 22 jogadores e um juiz correm o tempo todo. E vem você me dizer que isso é esporte. Pode ser para quem está no campo, mas para nós escoteiros não. Ou participamos todos, ou melhor, não fazer nada. Veja bem, continuou, já pensou 1.000 bolas no campo e todo mundo que está aqui no campo chutando? E riu com gosto!

                            Não discuti com o "Velho". O jogo estava empatado em 1x1, e os nervos dos torcedores estavam à flor da pele e prontos para explodir. Em dado momento, devido a uma jogada perigosa, se fez enorme silencio no estádio, pois um jogador importante de um dos times tinha se machucado. Havia duvida se ele voltaria ou não.

                            Nesse momento, o "Velho" levantou e virando para os torcedores, ficou em posição de sentido e fez a saudação escoteira gritando a plenos pulmões: - SEMPRE ALERTA! - Foi à conta. O estádio veio abaixo. A gozação foi tremenda. Tivemos que procurar outro local para ficarmos mais a vontade.

                            Na volta fiquei pensando se nos meus 80 anos seriam como ele. Ao chegar a frente à casa do "Velho", e ele descer sem agradecer, voltei para a minha e no caminho não tive duvidas que queria ser como ele. Não importava as excentricidades que para mim eram virtudes. Se o Escotismo era o que ele gostava, porque não vivê-lo plenamente? Esqueci-me de completar - meu time perdeu de 5x1!

Esqueci de dizer. O "Velho" Escoteiro teimou e teimou e foi de uniforme com chapelão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário