Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

domingo, 20 de maio de 2012

Porque estão mudando?



Porque estão mudando?

Eu fico me perguntando sempre. Por quê? Porque mudam tanto? Satisfazer egos? Sentir-se realizados? Ver que construíram uma miragem? Claro que para eles é uma realidade. Tenho varias amizades com antigos como eu. Um deles um Escotista antigo que entrou jovem tentou por todos os meios explicar-me as mudanças. Um defensor ferrenho. Até o admirava e o admiro pela sua força em aceitar disciplinarmente os erros que cometiam. Será que ele realmente acreditava no que dizia? Não sei. Hoje vejo que ele aqui e ali está mudando seu modo de agir e pensar.
Primeiro mudaram aos Estatutos, O Regimento Interno. Aqui e ali alguns artigos do POR. (Princípios Organizações e Regras). Devem ter acreditado que seria para melhor. Claro de uma diretoria de três ou quatro e com um técnico chamado Escoteiro "Chefe" Escoteiro mudaram para uma equipe maior, assim as discussões e aprovações teriam um maior consenso. Mas que dificuldade para quem quiser galgar as escadas inatingíveis de uma Direção Nacional. Que os digam os que lá estão e não querem sair. Muitos estão lá há tantos anos que até perdi a conta. Lembro-me da coceirinha gostosa de um carrapatinho que não queria abandonar o aconchego da carne deliciosa de um Escoteirinho. Risos.
Agora mudam o uniforme. Parece conversa de comadres. Ninguém sabe ninguém viu, mas alguém confirma (e eu confirmei) que uma ata existe, um Congresso não consultado e mudaram sem dar satisfações a ele. Devem estar satisfeitos. Não perguntaram a Patrulha Pantera se querem o caqui. Não perguntaram a Patrulha Anhanguera se querem o cinza. Dizem que fizeram enquete. Não eram escoteiros os que fizeram. Dizem que foi em São Paulo. São Paulo agora dita à moda Escoteira.
Estão alegres. As mudanças não param por aí. Vem outras dizem. Agora estão a pesquisar sobre ideias para um novo POR. Uma pesquisa que ninguém sabe como vão ser decidido as alterações. Dizem também que agora estão tentando ouvir um maior número de pessoas. Querem até sugestões para democratizar mais o movimento. Não sei. Se for verdade parabéns. Como São Tomé é ver para crer.
O melhor é que dizem que estamos crescendo. 70.000 ou mais. Estados aumentando o efetivo e outros diminuindo. Não disseram por quê.
Escotismo, Escotismo. Nada contra. Meu desejo é vê-lo forte e reconhecido por toda a sociedade brasileira. Acreditar que nossa comunidade política e educacional nos respeite. Não digam que somos um movimento excessivamente infantil. Que olhem para nós e pensem que podemos ser um caminho para o sucesso junto à juventude de nosso país.
Mudar, sim mudar para o passado em muitas coisas. Nas tradições que nos levaram e suprimiram. Que se mantenha o moderno. Mas que deem oportunidade de voz e voto a todos adultos do movimento. 70.000 já tivemos a muitos e muitos anos atrás. Que estes 70.000 de agora não pare por aí como parou no tempo enquanto mudanças mil se fizeram sentir.
É meu desejo sincero e sem polemica.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário