Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Porque você deve ser um Insígnia de Madeira.



Porque você deve ser um Insígnia de Madeira.

No escotismo todos nós passamos por momentos bons, e claro, alguns ruins. Este último à gente esquece logo, pois são tantos os bons que suprem as deficiências e as criticas que recebemos por tentar fazer o bem. Mas ainda bem que as boas ficam na memória para sempre e as outras são esquecidas e levadas pelo vento para longe.  Elas nunca mais vão nos importunar.
Lembro como se hoje fosse, um dos escotistas que mais admirei durante toda minha vida escoteira, apareceu assim de supetão em uma atividade distrital e me entregou minha primeira Insígnia de Madeira. Corria o ano de 1968. Faz tempo. Eu a esperava há quatro anos, pois só o meu caderno (parte II na época) se perdeu nos escaninhos da burocracia da UEB. (correios ruim, UEB recebia e enviava a um leitor em algum estado Brasileiro que após seus comentários o devolvia a UEB que o enviava novamente ao interessado) Eu em minha infância havia recebido uma educação Escoteira espartana. Séria. Técnica. E achava um absurdo à demora da entrega da IM.
Mas a males que vem para bem. Passei então a me preocupar mais com a burocracia nas diversas fases que passei na hierarquia escoteira. Mas vamos voltar ao tema do pequeno artigo. O Chefe Darcy Malta um dos maiores escotistas que convivi me disse o seguinte quando fez o ato da entrega do certificado, do colar e do lenço:
- Chefe Osvaldo, tenho o orgulho e a honra de lhe fazer a entrega da Insígnia de Madeira. O colar pesa. As contas mais ainda e o lenço vai distinguir você de outros tantos bons escotistas que estão a fazer o mesmo que você. Não pense que você vai mudar, vai ficar mais importante só porque agora tem um lenço que muitos ambicionam. Não pode pensar assim. Lembre-se Osvaldo que a Insígnia de Madeira somente está lhe concedendo um inicio na sua luta para formar melhor os jovens de sua tropa. Não é porque a tem que você passa a ser um instrutor diferenciado. E nem tão pouco lhe dá o direito de ambicionar ir mais longe. A IM só tem agora a importância para que a tropa que você colabora saiba que tem um Escotista melhor adestrado. Isto é o mínimo que se espera de um Escotista portador da IM.
- Continuou o Chefe Darcy Malta. - Quando você sentir que tem condições de ser um membro da equipe de formação (adestramento na época) para adultos, lembre-se se você é capaz. Se tens resultados positivos do seu trabalho em sua tropa. Se ela lhe deu condições para você dizer aos outros que façam assim porque você fez e deu certo. A experiência sua então poderá ser transmitida aos outros de maneira clara e insofismável. Eles os seus futuros alunos poderão dizer que você sabe o que diz e por isto se faz merecer de outros títulos que você um dia vai ter. Mas lembre-se meu amigo Osvaldo, seja humilde. Não seja arrogante. Você não é melhor que os outros. Não seja o antidoto do “chefão” que muitos detestam.
E ele nada mais disse. Colou-me o lenço, o colar e entregou o certificado. Pesou. E como pesou. Daí em diante eu sempre disse a todos os escotistas que compartilhei amizade, que lutem para ser também um IM. A tropa, a Alcatéia precisa de voces muito mais que uma liderança em equipes, distritos e regiões. E quando tiverem substitutos a altura e fizerem um retrospecto do que conseguiram em termos de resultados, quem sabe poderão ser convidados para iniciarem a senda em uma equipe de formação, ou em uma liderança distrital, regional ou nacional. Hoje se pudesse decidir novamente meu destino, estaria lá. Junto aos jovens.
Lutem para conseguir. Muitos ainda não conseguiram e nem por isto sabem menos que os que já possuem. No entanto ser Insígnia é uma qualidade e uma obrigação e isto dará um maior crédito a sua formação de Chefe Escoteiro.
Mas é importante que ao ser um Insígnia de Madeira, a luta passa a ser maior. Sair, abandonar as fileiras, desistir não faz parte de alguém que agora faz parte da equipe de Gilwell. O lenço pesa e a responsabilidade mais ainda. Um olhar meigo, carinhoso, amigo e fraternal fará de você um “Insígnia de Madeira” alguém que todos possam se orgulhar em ser amigo. E olhe muitos se esqueceram disto!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário