Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A trilha Escoteira



A trilha Escoteira
A embriaguez da primavera!
“O homem ao homem”! É o desafio da Jângal!
Já parte aquele que foi nosso irmão.
Ouvi, então, julgai, ó vós, gente da Jângal.
Respondei: quem irá detê-lo então?

O homem ao homem! Ele soluça na Jângal!
O nosso irmão se aflige dos males supremos.
O homem ao homem!  Nós os amamos na Jângal!
Esta é o sua trilha e nós não mais o seguiremos.
DO LIVRO DA JÂNGAL DE RUDYARD KIPLING

            - Ao pular os três degraus que levava a varanda da casa do “Velho” Escoteiro, o sentido da audição ficou alerta e captou sem grandes surpresas uma tarde com a 3a Sinfonia de Beethovem (Primeiro Movimento - Alegro com Brio) e que fluía suavemente pela janela da Sala Grande. Vovó e o “Velho” estavam de mãos dadas, lado a lado, sentados na poltrona de couro preto, olhos semicerrados, como que transportados para os floridos jardins do “Nosso Lar”, inebriados com os doces aromas das flores que exalavam naquela outra dimensão do infinito. Como um velho cão de caça, entrei e sentei calmamente no meu banquinho de três pés sem fazer barulho fiquei ouvindo a doce melodia que tanto me encantava.
            O “Velho” pigarreou e me acordou de pronto. Sem delongas disse o que me levou ali nesta noite. A trilha. O conselho de chefes quase se engalfinhou quando o tema foi levantado. Uns acusavam os outros pela falta de adaptação e pouco tempo que os lobos ficavam na tropa posteriormente. O "Velho" me ouvia e à medida que piscava os olhos, esticava suas grisalhas sobrancelhas notava que o tema lhe interessava. Fechei o “assunto” sem dar meu ponto de vista. O “velho” sorriu e continuou calado. Também me mantive mudo. Nada como fazer o “velho“ falar, pensei.
– você me trouxe um tema interessante, disse o "Velho". Pode ser que não tenha dados concretos para lhe responder. Pelo que vejo e olhe falo em nome de poucas alcateias que visito também eles estão preocupados com a maneira como a trilha vem sendo desenvolvida. Muitos lobos abandonam em pouco tempo, talvez desmotivados pela recepção, por serem considerados patas tenras e outros que não foram lobinhos e da mesma idade tem sempre preferencia nas atividades de Patrulha.
Uma vez acompanhei uma reunião em uma Alcatéia e fiquei alegre com o que vi. Primeiro a Alcatéia não se prendia muito ao novo programa e sem abandoná-lo introduziu nele muitas atividades ao ar livre, tais como nós, sinais de pista, mapas, bussolas e barracas tudo sem a pretensão de substituir o programa ou o método de tropa Escoteira. Isto me agradou um pouco. Fugiam destas atividades desculpe em dizer, mas de faz de contas, tais como muitas canções, muitas danças, desenhos e brincadeiras muitos infantis. A Akelá me disse que eles sempre quando ela os procurava para saber o que achavam (sempre fez isto) diziam que agora estava bom. Antes o que faziam nada diferenciava da escola e por isto perdiam o interesse. Notei também que ela e seus assistentes se portavam como irmãos mais velhos e não substitutos de mães e avós com palavras melosas de meu lobinho, meu amor etc.
Ela também me garantiu que agora os lobinhos com primeira e segunda estrela eram olhados de outro modo pelos novatos. No último acampamento apesar de ter uma casa próximo para eventualidades, eles dormiram em barracas, tiveram inspeção, fizeram um café (três pais tinham uma cozinha separada) seguiram a pista de Shere Khan, fugiram dos bandarlogs subindo em árvores altas (bem protegidos com outras cordas) e o melhor, foram para a cidade dos homens em um comando Crow em cima de um córrego. Eles adoraram. Já me pediram para repetir a dose.
Agora estamos fazendo uma trilha bem combinada com o Chefe Escoteiro e o Monitor. Este o prepara para a promessa e ele aprende todas as etapas e provas necessárias. Quando fazemos a passagem, ele entra em uma barraca armada, troca o uniforme de lobinho pelo de Escoteiro, e recebido pela tropa e Patrulha faz a promessa como escoteiro. Claro, seu distintivo de cruzeiro do sul, pois brigo para todos atingirem esta etapa está pregado na camisa onde mostra suas qualidades quando lobinho. A Patrulha sente que agora tem mais um para ajudar e não para carregar.
A mística nunca é esquecida. Ela procura fazer tudo naturalmente sem enfeitar ou criar situações muito infantis que não agradam os lobinhos mais velhos. Dei boas risadas quando ela me disse que a alcatéia é um todo, mas que ela dá atenção especial aos primos. Faz reuniões em separado e até fez um acantonamento delicioso com eles. Soube inclusive que um assistente distrital viu e não gostou. Tentou mostrar a ela que aquele não era o caminho. Ela educadamente disse – Me mostre uma Alcatéia que você possa citar como exemplo, que não há desistências, que depois de passar para a tropa e ficam pelo menos dois anos então eu irei concordar com você. E foi mais alem. Veja a nossa alcateia, tem 24 lobinhos. O mais novato tem seis meses. Temos já oito com o cruzeiro do sul e vários sendo preparados na trilha Escoteira. Estou pronta a mudar se tiver mesmo alguma Alcatéia que possa me dar subsídios maiores.
Não tinha. Ele ficou de pensar e voltar depois. (não deve ter voltado) Dei uma boa olhada na Alcatéia. Gostei do que vi. Na tropa eles tinham um dia para uma atividade entre as patrulhas e matilhas pelo menos a cada dois meses, bem programadas com antecedência. Muitos dos novos escoteiros que foram lobinhos são sempre autorizados a ficar com a Alcatéia uma vez por mês. É interessante quando você assiste tal integração, uma fraternidade lobo/Escoteiro como via ali. Não tinha nada mais a dizer. Alí eles tinham encontrado o caminho para o sucesso.
Fiquei pensando no que o "Velho" me disse. Eu já tinha lido o livro de Kipling o Livro a jângal. Para mim um dos livros mais interessantes que tinha lido. Tem tantas coisas interessantes que qualquer alcatéia tem plenas condições de desenvolver bons programas de reuniões. Vovó observava o “Velho” e servia nosso café.  Fechei os olhos. Parecia que eu estava lá no alto de uma montanha e avistava uma Alcatéia, via lobinhos e via uma tropa de Escoteiros escalando montanhas. Um escoteiro apertava a mão de um lobinho como a dizer:

 -"O amanhã é nosso. Somos do mesmo sangue, tu e eu... Boa caçada!”.
“As estrelas desmaiam, concluiu o Lobo Gris, de olhos erguidos para o céu”. Onde me aninharei amanhã? Porque dora em diante os caminhos são novos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário