Uma linda historia escoteira

Uma linda historia escoteira
Era uma vez...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Adoro pimenta Malagueta



Adoro pimenta Malagueta

Desculpe. Não quero ser repetitivo. Outro dia mesmo falei sobre isto. Não sei se compensa falar de novo. Um comichão diz para não continuar. Não posso parar. Sei que poucos vão dar atenção, mas e daí? Tenho que acreditar num futuro promissor ao escotismo. Que ele pode ajudar o nosso pais. Que não iremos precisar ficar correndo atrás de pseudo políticos que dizem ter sido escoteiros mas nada fazem pelo escotismo. Ora, ora. Desacreditar? Dizer que está tudo bem? Vejo aqui no facebook pessoas que perguntam se vai ter reunião sábado, que horário, se vai haver acampamento, se os chefes vão aparecer. E outros marcarem atividades por aqui, dizendo o que tem de levar. Afinal, existe ou não uma tropa Escoteira atuante? Claro, sem que são minoria tais tropas ou grupos.
 Outro dia soube que estão inventando uma máquina do tempo e vão me mandar de volta ao passado. “Beleza!” vou adorar isto. Afinal não dizem que vivo de recordações do passado? Mesmo sabendo que a palavra “Velhos Tempos” não é bem vinda para alguns. Se me permitem posso levar comigo os dirigentes escoteiros de hoje? Nem pensem nisto. Não vou fazer nada com eles. Impossível deixa-los no planeta Plutão (como dizem não ser planeta acho que eles ficaram bem lá – Brincadeira) Serão apenas “Voyeur”. Ei! Não é isto, nada que denigra a lei escoteira. Vou mostrar a eles como era o escotismo no passado e tentar dialogar que muito do que era se pode fazer no presente com excelentes resultados.
 Vamos passear em muitas cidades e olhe, a primeira coisa será o uniforme usado por nós. Que orgulho! Que honra! Sempre esperar os sábados para ficar em frente ao espelho vendo se tudo estava nos “trinques”. Farei questão de mostrar meu chapéu de abas largas que guardava no porta chapéu de madeira que meu tio me presenteou. Quem sabe eles vendo este uniforme parem de inventar?
E aquele que é responsável pelo novo uniforme, vou conversar muito com ele. Mas dizer a ele o que? Olhe meu amigo é o SENAI vai decidir uniforme? Camisa verde? Quá! (como diz o mineiro) e ainda diz que fizeram consultas aos milhares? Consulta? O Data Folha quando faz uma consulta fica 3 a 4 dias para falar com menos de 2.300 pessoas. E eles fizeram com 4.000?  Quá! Repito. Mas o SENAI fez mesmo esta pesquisa? Tem alguém lá que foi Escoteiro e tem alguma ideia das tradições escoteiras a respeito do uniforme?
Claro, ele vai tentar me convencer que ficará o caqui e alguns outros. Mas então para que outro? Para parecer com o modernismo usado pelos órgãos internacionais? Não servem de referencia os países onde se tem o maior número de membros escoteiros no mundo que se mantem com o mesmo uniforme e tradição e cresceram assustadoramente? Alguns exemplos. – Indonésia mais de oito milhões. Índia mais de quatro milhões. Filipinas mais de dois milhões. Tailândia mais de um milhão. Paquistão mais de quinhentos mil. E o Quênia, mais de trezentos mil. Voces já viram fotos que postei aqui. Orgulho no uniforme que usam.
Mas este tema do uniforme se tornou “chato” e até já fui admoestado por alguns aqui. E acreditem. Prometi a mim mesmo não escrever mais sobre este tema. (no meu blog não deixarei de publicar) sobre a Direção do Escotismo Brasileiro. Mas que enerva isto sim enerva. Um dirigente, contrata uma organização não Escoteira, (dizem que sem ônus para a UEB) com as melhores das intenções, diz ainda que fez pesquisa de mercado para o uniforme. Olhe pergunte para o Escoteiro lá do interior, ou da Escoteira que se acostumou com o seu cinza ou o seu caqui. Aposto que eles não foram consultados. E se foram? Como foi a pergunta? Induzida? Melhor falar das flores. Elas são lindas na primavera.
Melhor pegar esta máquina do tempo e partir sozinho. Voltar aos tempos de outrora, viver os meus sonhos com meu chapelão e poder sentir o vento no rosto. Armar minha barraca e esquecer o presente. Quem sabe parodiando Jornada na Estrelas irei para longe muito longe? - O espaço, a fronteira final. Você está a bordo da nave estelar Enterprise, vem conosco em mais uma missão, vamos explorar novos mundos, novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve. E vou com eles pelo espaço infinito. Deixando voces livre de mim e desta mania em insistir nas tradições, pois hoje o moderno substituiu o passado. Como disse o "Velho" "Chefe" indígena, enterrem este passado na curva do rio.
E sozinho sem humanos vou comendo minha Pimenta Malagueta escondido. Pois sei que aqui no facebook tem muitos deles de olho em mim. E se não tomar cuidado poderei não ter escolha do meu destino. Quem sabe podem me enviar para outra nave, aquela dos ruins do filme, os Borgs e ser abduzido para nunca mais voltar. Ficar aqui? Até já me convidaram para participar de dois grupos no facebook e já cancelaram a minha participação. Melhor partir. Já faz um tempão que não viajo na nave Enterprise. E vai ser uma viagem fantástica! Sem UEB, sem Região, sem distrito e sem...
Encerrando, posso levar comigo meu cãozinho de estimação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário